Coluna Impacto

foto 01Buraco da Bertolini

Um buraco (foto) construído por funcionários da Empresa de Transportes Bertolini há cerca de dois anos, próximo ao leito do Igarapé do Irurá, atrás da Serra da Matinha, nos arredores do Jardim Zoológico de Santarém (ZooFit), continua soterrando o leito do manancial. O projeto de construção da obra da Empresa Bertolini, assinado por um engenheiro ambiental, virou motivo de preocupação dos moradores das proximidades, que cobram fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

 

IPTU

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Finanças, prorrogou o prazo para pagamento da 1ª cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o dia 19 de abril. A prorrogação deve-se ao fato de muitos contribuintes não terem comparecido no período estipulado para alterar ou atualizar os dados dos imóveis.

 

Rurópolis

A Sessão da Câmara Municipal de Rurópolis,  que deveria acontecer segunda-feira, 1º de abril, não deu quórum mais uma vez! Acontece que os vereadores da base aliada ao governo não compareceram, fazendo com que o presidente da Casa, Jonas Lourenço, usasse do Art. 95 do Regimento Interno da Câmara, que na ausência da maioria dos vereadores, permite que em 30 minutos os líderes de partidos possam fazer uso da palavra. O vereador Jonas Lourenço lamentou a ausência dois demais vereadores, pois sem os mesmo não é possível a votação de requerimentos e outras matérias de interesse da sociedade. Na sessão estavam presentes os vereadores Anderson Guimarães (PP), Jonas Lourenço e Jade Schommer (PT), Luiz Medeiros e Sérgio Ribeiro (PMDB) e Claudete Zanotto (PTB). Mais uma vez, o que se viu foi a decepção estampada na face da maioria dos cidadãos que ali estavam para acompanhar os serviços do Legislativo, mas boa parte dos edis parece que já esqueceu das caminhadas em busca dos votos e das tantas promessas em defender os direitos do povo. Qual será agora a explicação?

 

Foco de dengue

Uma denúncia mostrada por moradores do bairro Santa Clara, em Santarém, em redes sociais, revela o abandono de um terreno, situado na Avenida Marechal Rondon, entre Turiano Meira e Dom Amando, no centro da cidade. Mato e água parada dentro do imóvel viraram alvo de preocupação dos moradores. Quem passa pelo local, observa que o mato já chega a altura do muro, avistando-se aos fundos, onde também o acesso para a rua foi prejudicado. Para o outro lado da avenida, de acordo com os moradores, o mato também é alto e obstrui os canais de expulsamento do esgoto, causando focos de água parada. A vizinhança alega que não consegue falar com o proprietário, apesar de várias tentativas. Enquanto não ocorre a limpeza do imóvel, a vizinhança afirma que sofre com a enorme quantidade de insetos, além de correr o risco de contrair dengue, leptospirose e outras doenças que podem advir do descaso.

 

Máfia

O vereador Paulo Gasolina usou a tribuna do Poder Legislativo para mostrar mais uma vez sua preocupação com a realização dos procedimentos na saúde pública, principalmente às denúncias realizadas sobre os problemas no TFD. Ele alega que é importante que a comissão de saúde possa acompanhar diretamente a situação onde pessoas de má fé utilizam o benefício retirando de quem precisa, para troca ilegal de atendimentos mais rápidos efetuados por médicos. Paulo Gasolina avisa que a Polícia está sendo  informada sobre os envolvidos nesta máfia, que está atuando em Santarém e região. Ele diz que não tem medo de representar o povo e de realizar denúncias sobre os casos irregulares que acontecem em Santarém.

 

Em alta

Louvável a iniciativa do vereador Ronan Liberal Jr. que pediu a implantação de mapas e placas indicativas em português, espanhol e inglês, nos pontos turísticos e prédios públicos de Santarém, de modo a orientar os cidadãos, bem como, aqueles que estão em visita à cidade. Outro fato a elogiar a atuação do Vereador, é que ele está solicitando a recuperação da Rua 24 de Outubro, do perímetro que corresponde da Av. Cuiabá até o Iate Clube, esse trecho se encontra intransitável; bem como da Travessa Madre Imaculada, entre Borges Leal e Álvaro Adolfo. Ronan também está tomando frente em uma campanha para arborizar as ruas, praças e jardins de Santarém.

Retoques

foto 02A coluna parabeniza a elegante senhora Maria Feijão (foto), que estará trocando de idade no próximo dia 10 e festejará a data junto de familiares e amigos. * O Navega Pará está parado. Parece que o programa criado no governo de Ana Júlia não está sendo levado a sério pelo governo Jatene. O sinal do Navega Pará na Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade, está desativado. Os eleitores estão querendo saber por que o programa não está funcionando nessa área? * Moradores do bairro Nova República interditaram a Avenida Tancredo Neves, na terça-feira, em protesto pela falta de condições de tráfego. No local, a Cosanpa abriu uma vala para consertar um cano que estava vazando, o que deixou a rua sem condições de tráfego. * Vereador Dayan Serique repudiou a não inclusão das comunidades da RESEX TAPAJÓS/ARAPIUNS na programação do Programa “Luz para Todos” no ano de 2013 e 2014, o que é uma afronta a toda aquela população que sonha com dias melhores e com qualidade de vida que a energia permanente trará.

Um comentário em “Coluna Impacto

  • 24 de abril de 2013 em 22:33
    Permalink

    Gostaria de saber informae7f5es da cmisose3o. Meu vencimento bruto e9 um, mas com os descontos de INSS e IR. O valor que sere1 avaliado e9 o valor bruto, sem os descontos, ou o sale1rio real?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *