RÁDIO

RÁDIO

Passados 90 anos da estréia da primeira emissora do país, veículo de comunicação continua com o diferencial de atingir mais pessoas sem distinção de classe social. Em São Gabriel da Cachoeira, onde só é possível chegar de avião ou após uma viagem de barco que dura até 4 dias, boa parte dos 38 mil habitantes conta apenas com o rádio como fonte de informação. A cidade do noroeste do Brasil fica a 900 quilômetros de Manaus, a capital do Amazonas, e faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela. No outro extremo do País, em São Paulo, o rádio também é o único veículo que leva notícias em tempo real para mais de 180 mil pessoas encarceradas em prisões no Estado. Esses dois exemplos tão diferentes reforçam a importância das transmissões de rádio, mesmo 90 anos após a fundação da primeira emissora no Brasil.

 

RÁDIO II

As tecnologias da informação garantem ao País um sistema de comunicação que inclui televisão digital que reproduz imagens muito parecidas à realidade, 94 milhões de brasileiros conectados à internet, 263 milhões de linhas de celulares e mais de 4 mil jornais impressos. Os avanços, entretanto, ainda não superaram as principais características do rádio. Entre elas, a possibilidade de transmitir informações no momento em que ocorrem, o baixo custo, a simplicidade da linguagem e a mobilidade, o que permite que os ouvintes acompanhem a programação enquanto fazem outras atividades, como comer, trabalhar, caminhar, lavar roupas ou dirigir.

 

ABORTO

Conselho Federal de Medicina enviará ao Senado documento em que defende o direito de a mulher abortar até o 3º. mês de gestação. Na última semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) rompeu o silêncio sobre um dos temas considerados mais polêmicos na nossa sociedade: o aborto. O órgão passou a defender oficialmente a liberação da interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação (3º mês). E não foi apenas o CFM, mas os 27 conselhos regionais de medicina, que deliberaram, por maioria, posicionamento das entidades compostas por 400 mil médicos em todo o País.

 

ABORTO II

“É importante frisar que não se decidiu serem os Conselhos de Medicina favoráveis ao aborto, mas, sim, à autonomia da mulher e do médico. Neste sentido, as entidades médicas concordam com a proposta ainda em análise no âmbito do Congresso Nacional”, disse o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila. O médico refere-se à reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/2012), que quer ampliar as situações previstas para o aborto legal. Hoje, ele é apenas aceito em casos de violência contra a mulher, fetos sem cérebro ou risco de morte à mãe.

 

PREVENÇÃO

Além da vacina, a higiene é fundamental para evitar a gripe. A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no próximo dia 15 e vai até o dia 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 31 milhões de pessoas. Estão incluídos no grupo prioritário da vacinação doentes crônicos com problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental, entre outras doenças, e mulheres com até 45 dias após o parto. Também integram o grupo crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos e profissionais de saúde. Serão distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado.

 

VIDA LONGA

Garantir a ingestão de peixes aumenta a longevidade em pelo menos dois anos. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard. Segundo a pesquisa, a longevidade aumenta, em média, 2,2 anos nas pessoas idosas que apresentam níveis mais altos de ácidos graxos, como ômega 3, encontrados em frutos do mar. De acordo com os cientistas, o risco de morte devido a problemas no coração foi reduzido em um terço. Para a pesquisa foram analisados dados de 2,7 mil idosos coletados ao longo de 16 anos, incluindo exames de sangue e outros testes, além de entrevistas regulares sobre a dieta. A conclusão foi que peixes ajudam a fornecer a substância, importante para o desenvolvimento cerebral e para manter saudável a região, assim como o sistema cardiovascular e outras células.

 

CRÉDITO

Agricultores familiares e produtores rurais que tiveram perdas devido a enchentes ou enxurradas na Região Norte têm novo prazo para contratar linhas especiais de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Segundo resolução do Banco Central, publicada no Diário Oficial da União, os interessados têm até 31 de maio para solicitar o financiamento “desde que tenham manifestado formalmente à instituição financeira interesse na contratação dessa linha de crédito até 28/12/2012”.

 

AIDS

Junto com um grupo de artistas engajados em causas sociais, Sabrina Sato foi escolhida pelo fotógrafo Fernando Torquatto para apoiar a amfAR (The Foundation for AIDS Research) – fundação internacional de pesquisa contra a Aids. A japa irá participar de um baile de gala, nesta sexta-feira (5), em São Paulo, na casa do empresário Dinho Diniz, para comemorar o sucesso da campanha, que conta com a estrela de Hollywood Sharon Stone como diretora global de Angariação de Fundos do projeto. Xuxa Meneghel, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Izabel Goulart, Lea T. e Letícia Birkheuer, entre outros, também resolveram abraçar a causa social.

MOTINHAS

Ministro Lewandowski negou ao deputado-pastor Marco Feliciano (PSC-SP) – o polêmico presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados adiamento do depoimento que ele terá de prestar ao ministro, nesta sexta-feira, na condição de réu, acusado de estelionato na ação penal (AP 612). XX Na ação penal, o deputado federal é acusado de ter recebido R$ 13,3 mil para realizar dois cultos religiosos no Rio Grande do Sul, aos quais não compareceu. Feliciano pretendia adiar o interrogatório porque, nesta sexta-feira (05), teria de participar de uma reunião religiosa em Igarapé-Miri, no Pará. XX O acórdão (resumo da decisão) sobre a nova eleição no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, deve ser publicado nesta sexta-feira (5). A informação foi dada em audiência pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha. Disputa será acirrada entre Mário Filho (PSD) e Antonio Armando (PSDB). XX Belém ficou em 7º lugar no ranking das capitais brasileiras com mais armas de fogo no Brasil. Atrás de seis microrregiões do nordeste, a cidade aparece em primeiro lugar entre as microrregiões do Norte. Em 2010, a taxa de homicídio na Região Metropolitana chegou a 78,9 para cada 100 mil habitantes. XX O Pará vai ser declarado um estado livre da febre aftosa a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê que no próximo mês, além do Pará, sete estados da região Nordeste concluam a erradicação da febre. XX Uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está colocando em polvorosa um dos mercados mais lucrativos e fechados do país: o de serviços cartorários. Tribunais de Justiça do Distrito Federal e de 13 estados, incluindo o Pará, serão obrigados a realizar concurso público para preencher vagas que, hoje, estão ocupadas de forma provisória. XX Pelo menos 38 pessoas no sul e sudeste do Estado amanhecem o dia com a real sensação que pode ser o último. São pessoas marcadas para morrer, de acordo com a lista de ameaçados de morte feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) a partir de levantamentos realizados nos municípios paraenses.  Das 38 pessoas diretamente ameaçadas de serem assassinadas no sul e sudeste do Pará, onze são mulheres. XX Primeiro final de semana do mês, como ninguém é de ferro vamos comemorar neste sábado na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, juntamente com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa e Bela Dalila. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *