Mototaxistas apresentam demandas à Prefeitura de Santarém

Prefeito Alexandre Von fala aos mototaxistas
Prefeito Alexandre Von fala aos mototaxistas

O prefeito Alexandre Von e parte da equipe de governo reuniram-se na quinta-feira, 04, com 300 mototaxistas para debater uma série de reivindicações propostas pela categoria. Entre as principais demandas estão o combate ao transporte clandestino, transferência de permissão, reajuste da tarifa e isenção de impostos (ICMS e IPVA). O governo vai montar uma agenda de trabalho para discutir com os profissionais cada pleito. O prefeito Alexandre Von adiantou que vai trabalhar em parceria com outras instituições e confirmou uma reunião para o próximo dia 11 com a direção do DETRAN, órgãos de segurança pública, Câmara de Vereadores e Sindicato.

O combate ao transporte irregular – os chamados clandestinos – foi um tema recorrente durante a reunião. O presidente do Sindicato, José Raimundo Bastos da Silva, afirmou que os mototaxistas permissionários sofrem uma concorrência desleal. O prefeito Alexandre Von informou que é compromisso do governo minimizar os efeitos do transporte irregular. Von admitiu que é necessário fomentar campanhas para informar e conscientizar a população sobre a importância de não utilizar outros meios de transporte, senão os legalizados. “E para isso os veículos de comunicação são fundamentais”, completou.

Sobre o reajuste da tarifa, proposto pela categoria, a secretária de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida, informou que não existe nada definido. Segundo a secretária, as discussões em torno do tema serão feitas pelo Conselho Municipal de Transportes, que debaterá temas de interesse coletivo e não apenas reajustes de tarifas. A primeira reunião está agendada para o próximo dia 10.

Alexandre Von considerou importante, também, a participação do Ministério Público. O prefeito considerou a questão de transferência de permissões – em caso de morte ou desistência do permissionário, um tema que não deve ser discutido, apenas entre Governo e Sindicato. Segundo Von é necessário haver uma consulta prévia para que posteriormente o assunto possa ser discutido na Câmara de Vereadores.

“O nosso governo vai agir coletivamente, em parceria com outros órgãos, outras instituições. Estamos construindo uma agenda de trabalho, que foi um compromisso assumido em campanha. Esta agenda não é para uma semana, mas para os quatro anos de governo. Vamos buscar avançar para que a categoria tenha melhores condições de trabalho e que todos sejam respeitados”, disse o prefeito.

REATIVADO O CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (CMDRS)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) foi reativado em Santarém, sendo eleito presidente o Secretário de Agricultura e incentivo a produção familiar do município, Rosivaldo Colares. Fazem parte do Conselho entidades do poder público (SEMAP, SEMMA, SEMSA, SEMED, SEMPLAN, SECRETÁRIO DE GABINETE, IDS) e entidades da sociedade civil organizada (STTR, SIRSAN, Z-20, FEAGLE, APRUSAN, ACES, TAPAJOARA).

O CMDRS foi criado pela Lei nº 18.059/ 2007 e tem como principais objetivos: participar na definição das políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento rural, o abastecimento alimentar e a defesa do meio ambiente; promover a conjugação de esforços, a integração de ações e a utilização racional dos recursos públicos e privados em busca de objetivos comuns; incentivar o melhoramento da qualidade de vida dos habitantes da zona rural; participar da elaboração, acompanhar a execução e avaliar os resultados dos planos, programas e projetos destinados ao setor rural, em especial do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. (PMDRS).

ESCOLAS PASSAM POR NOVA ETAPA DA CAMPANHA DE HANSENÍASE E VERMINOSES

Alunos das escolas das redes Municipal e Estadual de ensino passam pela etapa de apresentação de “Cartão-espelho” que informam a presença ou não de manchas na pele, bem como a entrega do “Termo de Consentimento Negativo” relacionado à administração de medicação ao tratamento de verminoses. As ações ocorrem nas instituições de ensino até o dia 20 de abril.

A etapa faz parte da campanha “Hanseníase e verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”. A mobilização ocorre em Santarém desde o dia 22 de março nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e escolas municipais e estaduais. A ação de saúde e educação quer promover práticas saudáveis para prevenir os possíveis casos de hanseníase e verminoses em estudantes de 5 a 14 anos de idade.

No primeiro momento foram realizadas em cada escola palestras de sensibilização quanto a importância da campanha, além da distribuição dos documentos denominados “Cartão-espelho” e o “Termo de Consentimento Negativo”. Caso os pais ou responsáveis não estejam de acordo com a administração do medicamento, o Termo deverá ser preenchido, assinado e entregue na escola.

SEMDE apresenta projetos para capitação de recursos

O governo municipal habilita projetos para a captação de recursos através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE) por meio do Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT).

Segundo o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o IGT vinculado a SEMDE é responsável pela elaboração de projetos de gestão do governo municipal com foco na capitação de recursos junto ao Governo Federal para investimentos no município.

De acordo com secretário, a prefeitura apresentou projetos junto ao Ministério das Cidades destinados ao asfaltamento da área urbana do município no valor de R$ 45 milhões e junto ao Ministério de Pesca e Agricultura (MPA) para atender a Secretaria de Agricultura e Incentivo a Produção Familiar (SEMAP).

O IGT é coordenado pelo advogado Marcelo Spínola Salgado e funciona anexo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS).

SEMJEL PROMOVE CICLO DE PALESTRAS PARA JUVENTUDE

A partir da próxima semana, a Semjel (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) através da Divisão da Juventude e Inclusão Social, intensificará o trabalho de sensibilização dos jovens santarenos com relação ao perigo e os malefícios do uso de drogas.

As palestras serão realizadas em escolas públicas das redes municipal e estadual nas zonas urbana e rural de Santarém. Devem ser atendidos jovens do ensino médio e EJA na faixa etária de 14 a 29 anos.

A primeira contemplada com a palestra que é vinculada aos programas “Juventude Papo Kbça” e “Crack, é possível vencer” será a escola Profa. Rosineide Fonseca, no bairro Diamantino. A palestra será ministrada na segunda-feira, 08, às 19h.

No dia 10, será a vez da escola Princesa Izabel, no bairro da Nova República, receber o ciclo de palestras a partir das 19h.

As palestras serão realizadas em parceria com a Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e CAPS AD.

AULÃO DE GINÁSTICA E CAPOEIRA NO BOSQUE VERA PAZ

O programa Vidativa da Divisão de Lazer da Semjel (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer), promoveu na sexta-feira, às 17h30, aulão de ginástica e capoeira no Bosque da Vera Paz, na orla de Santarém.

A atividade, segundo o secretário Erasmo Maia, titular da Semjel, é dar funcionalidade ao bosque, como será feito a partir da próxima semana na Orla em frente à praça da Matriz e na Praça Tiradentes.

A comunidade em geral poderá participar da aula de ginástica. Para o aulão de capoeira, são esperados os grupos que praticam essa modalidade.

SEMMA PROMOVE LANÇAMENTO DO Fundo de Investimento em Participações em Empresas Sustentáveis na Amazônia

Será realizado na próxima terça-feira, 09, o lançamento do “Fundo de Investimento em Participações em Empresas Sustentáveis na Amazônia, o “FIP Amazônia”. Será o primeiro fundo privado de investimentos em empresas da “Economia Verde” na Amazônia,direcionado a investir em negócios que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O FIP Amazônia realizará investimentos via a aquisição de participações societárias em companhias de setores sustentáveis como: produção primária sustentável (frutas regionais, dendê, fibras, gomas, resinas); indústria de alimentos, fibras, cosméticos, óleos/essências, têxteis, gomas, borracha e biotecnologia; piscicultura; produtos florestais madeireiros e não madeireiros; ecoturismo; serviços e tecnologias ambientais; reciclagem e tratamento de resíduos; energia renovável; e infraestrutura logística.

A iniciativa de criação do FIP Amazônia tem relação direta com o ambiente de investimentos verdes de alto valor agregado. O FIP Amazônia proporcionará o início de um ambiente de negócios no qual os empreendedores não mais terão como principais opções de alavancagem financeira apenas os instrumentos de contração de dívidas e/ou financiamentos, mas também os de venda de participação societária a investidores, os quais partilharão dos riscos e lucros do empreendimento com o objetivo de organizar e acelerar o crescimento dos projetos de forma sustentável.

A cerimônia de lançamento fundo será realizada, terça-feira, 09, na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE EMPRESARIAL de SANTARÉM – ACES, às 18h.

COMDEC CONVOCA COMUNIDADES DE VÁRZEA PARA REUNIÃO

A partir de terça-feira, 09, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) começará a reunir com representantes de comunidades da região de várzea do município de Santarém para tratar de assuntos relacionados à enchente deste ano.

“Embora não esteja chovendo todos os dias no município e a cheia esteja dentro do nível esperado, é preciso monitorar as comunidades e saber quais as necessidades mais urgentes para que a administração municipal possa encaminhar para os órgãos competentes e na medida do possível, atender as demandas”, explica Darlison Maia, coordenador municipal da Defesa Civil.

No dia 09, a partir das 9h, haverá reunião na sede da Comdec com representantes das comunidades da região do Tapará: Boa Vista, Barreira, Palhão, Saracura, Santana, Santa Maria, Costa do Tapará, Correio, Tapará Grande, Pixuna, Tapará Miri e Igarapé da Praia.

No dia 11, também a partir das 9h, será a vez das comunidades da região do Aritapera: Costa do Aritapera, Carapanatuba, Ilha de São Miguel, Centro do Aritapera, Boca de Cima, Santa Terezinha, Enseada, Mato Alto, Ponta do Surubiu-Açu, Centro do Surubiu-Açu, Praia do Surubiu-Açu, Cabeça D’Onça e Água Preta.

5ª AÇÃO DE COMBATE À DENGUE COMEÇA SEGUNDA-FEIRA

A 5ª ação da Campanha “Santarém Contra a Dengue”, será realizada na segunda-feira, 08, às 07h30, ao lado da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Nova República.

Fazem parte do pólo 6 os bairros: Cambuquira, Floresta, Ipanema, Matinha, Nova República, São Francisco e Vitória Régia.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *