Prefeitura e Caixa Econômica firmam parceria

Prefeito assina acordo com a CEF
Prefeito assina acordo com a CEF

Prefeitura de Santarém e Caixa Econômica Federal (CEF) firmaram na quarta-feira, 10, acordo de cooperação técnica, objetivando a implementação de ações de assistência técnica. As ações desenvolvidas no âmbito do contrato estão voltadas para o aperfeiçoamento da gestão pública municipal com foco em: gestão de projetos, contratos e convênios, gestão da política de habitação de interesse social, gestão orçamentária, tributária e fiscal e consórcios públicos.

O prefeito Alexandre Von também assinou acordo para acesso do município de Santarém ao Portal Estados e Municípios da CEF. O Acordo objetiva a disponibilização de acesso aos cursos do ambiente virtual da Universidade CAIXA, Portal Estados e Municípios, visando a capacitação dos técnicos e gestores públicos.

APRESENTADOS OS DIRETORES DOS INSTITUTOS MUNICIPAIS

A engenheira química, Rosemary Fonseca, e o economista e professor universitário assumiram a direção dos Institutos de Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Tecnologia, respectivamente. A apresentação foi feita na noite de ontem, pelo prefeito Alexandre Von, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). Os dois Institutos são ligados à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE).

O IDS  tem a missão de coordenar e executar projetos, programas e ações para o desenvolvimento econômico do município. O IGT visa capacitar permanentemente o servidor público municipal, fomentar a inovação tecnológica e apoiar a execução de planos de desenvolvimento municipal e construir, com as demais unidades do sistema administrativo, o planejamento estratégico da gestão municipal. “Os dois institutos integrados a SEMDE trabalharão especificamente para promover o equilíbrio sócio econômico e ambiental, fomentando a ciência e tecnologia no sistema municipal”, explicou o secretário Valdir Matias Jr.

O prefeito Alexandre Von também anunciou o Termo de Cooperação entre e o governo, através da SEMDE, com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O Termo visa realizar projetos de natureza técnico cientifica, para o aumento da produção de renda, através das atividades produtivas locais sustentáveis.

 SECRETÁRIA VISITA CRAS DE ALTER DO CHÃO 

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuila Wanghon, visitou o novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), implantado na vila balneária de Alter-do-Chão. Na ocasião a secretária verificou que os serviços do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Convivência do Idoso, Cadastro no CRAS e CADÚnico já estão funcionando no local atendendo Alter do Chão e comunidades próximas.

MUDANÇA NO LOCAL DE ENTREVISTA PARA SELEÇÃO PÚBLICA DO PROJOVEM ADOLESCENTE

A entrevista referente ao edital nº 01/2013 para seleção pública – ProJovem Adolescente será realizada no Centro de Referência Maria do Pará/Unidade de Santarém, localizado na Rua Magnólia, S/N – Aeroporto Velho, próximo a SEMTRAS. As entrevistas serão realizadas de 10 a 12 de abril, de 08h às 13h.

PROCON ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO VIRTUAL

O Procon de Santarém inicia na segunda-feira, 15, até o dia 26/04, as  inscrições para mais um ciclo do Curso Virtual para o Jovem Consumidor,  idealizado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) em parceria com a Fundação Procon/São Paulo. O curso online é gratuito. O objetivo é informar jovens sobre as relações de consumo, para que se tornem consumidores mais conscientes.

Embora direcionado para o público jovem, o curso está disponível para consumidores de todas as idades. As aulas iniciam em 14 de junho e terminam no dia 02 de agosto. O curso ministrará temas ligados à saúde, educação, internet, consumo sustentável e outros assuntos de interesse dos jovens. Para se inscrever o consumidor deve se dirigir ao Procon, na Avenida Borges Leal, 2558-altos, Aparecida, para preencher a ficha de inscrição. Maiores informações pelo telefone: 3523-8274.

PROGRAMA EDUCIMAT PROMOVE ENCONTRO COM EDUCADORES

O Programa de Educação de Ciências e Matemática (Educimat), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, realizará nos dias 11 e 12, um encontro com educadores da área urbana. A reunião tem como objetivo estimular a formação continuada dos professores que atuam nos anos iniciais nas turmas do 5º ano e proporcionar a elaboração de atividades que contribuam para a prática educativa. O encontro será na Escola Ezeriel Mônico de Matos, de 19h às 22h.

VAGA LUME SANTARÉM ABRE INSCRIÇÕES PARA INTERCÂMBIO DE ADOLESCENTES

Encerram na próxima sexta-feira, 12, as inscrições de adolescentes da comunidade São Braz, no eixo forte, que tenham interesse em participar da Rede Vaga Lume 2013. O programa Rede Vaga Lume é uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável, realizada através de intercâmbio de conhecimentos, experiência e aprendizados sobre cultura e meio ambiente.

Para participar da Rede 2013, os alunos do 5º ao 9º ano do turno matutino, com idade entre 11 e 13 anos, com autorização dos pais, deverão procurar a biblioteca da escola para fazer a pré-inscrição de seleção. Na sexta-feira, 12, na biblioteca Vaga Lume da Escola de São Braz, será realizada uma oficina e nesta ocasião será divulgado o resultado da seleção.

SEMSA FARÁ ACOMPANHAMENTO DE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria de Saúde realiza acompanhamento dos atendidos pelo Programa Bolsa Família. A SEMSA, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa Saúde na Família (PSF), tem como papel acompanhar o desenvolvimento dos beneficiários no que se refere à efetivação das condições de permanência no programa como vacinação, PCCU, pré-natal, peso e medição de altura. Pais e responsáveis que não realizarem os procedimentos podem perder o benefício. Atualmente em Santarém estão cadastradas 26.532 famílias no Bolsa Família.

O programa social é destinado às pessoas em situação de pobreza ou pobreza extrema, com renda de até R$ 140,00 reais mensais por membro da família. O valor repassado aos assistidos deve ser aplicado no acesso aos direitos sociais básicos – saúde, alimentação, educação e assistência social.

Para realizar os procedimentos, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde do Bairro, ou procurar os agentes do Programa de Saúde da Família, apresentando documentos como RG, comprovante de residência, cartões de vacinação, cartão do Bolsa Família e Cartão do SUS.

REALIZAÇÃO DO CURSO GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS EM TURISMO

O Sebrae confirmou a realização do rcurso no período de 22 a 26 de abril, nas dependências da entidade, de 8h30 às 11h30. A articulação e mobilização foram realizadas pela SEMTUR, o que viabiliza a realização em tempo recorde. Esse é o primeiro dos cursos do PeqTur. 

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *