UFOPA isenta estudantes de taxa antes de Lei Federal

 

UFOPA Campus Tapajós..
UFOPA Campus Tapajós..

Criada em 2009, com um modelo acadêmico inovador baseado na interdisciplinaridade, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede em Santarém (Oeste do Pará), isenta todos os alunos de taxa de inscrição, inclusive os que não se enquadram nos requisitos da Lei 12.799, de 11 de abril de 2013, que isenta de taxas alunos com renda per capita igual ou inferior a 2,5 salários mínimos e os que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública de ensino.

Desde sua criação, a UFOPA já realizou três processos seletivos e em nenhum deles cobrou qualquer tipo de taxa de inscrição ou matrícula. Em 2011, foram 17.598 candidatos inscritos. Em 2012, 16.725, e em 2013, 16.610. As inscrições são feitas, gratuita e exclusivamente, via Internet, através da página eletrônica www.ufopa.edu.brA seleção se dá por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) indicada pelo candidato no ato da inscrição. Em 2013 foram ofertados 33 cursos, sendo um novo: o de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Anualmente a UFOPA oferta 1.150 vagas para a Formação Interdisciplinar 1, etapa inicial da Universidade, com duração de 1 semestre cursado por todos os aprovados. As vagas distribuem-se entre os turnos matutino, vespertino e noturno. A opção pelo curso de graduação ocorrerá durante o percurso acadêmico do candidato aprovado, tendo em vista a progressão nos ciclos de estudos conforme o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA).

Sistema de Cotas

Em 2013, a universidade reservou 576 vagas (ou seja, 50%) para o sistema de ingresso por cotas sociais, conforme a Lei Nº 12.711, de 16 de agosto de 2012, e a Portaria Nº 18, de 11 de outubro de 2012. Vale destacar ainda que as instituições poderiam implementar a nova lei federal, na sua totalidade, em até 4 anos, mas a UFOPA optou por adotá-la integralmente já no Processo Seletivo 2013, em virtude das especificidades apresentadas pelos candidatos que ingressam na universidade, sendo a maior parte oriunda de escolas públicas.

Processo seletivo Especial

A UFOPA também adota o Processo Seletivo Especial (PSE), que institui seleção diferenciada para candidatos indígenas. São ofertadas mais 65 vagas para os candidatos indígenas aprovados para a etapa inicial, Formação Interdisciplinar I. A opção pelo curso de graduação ocorre durante o percurso acadêmico, tendo em vista a progressão nos ciclos de estudos, conforme o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA), a exemplo do Processo Seletivo Regular.

Projeto de empreendedorismo social da UFOPA integra a rede Enactus

Neste domingo, dia 14, alunos da UFOPA irão apresentar o projeto aos catadores do lixão do Perema

Com o objetivo de contribuir para a redução do quadro de vulnerabilidade social, ambiental e de saúde pública dos catadores de lixo do Perema, o projeto ReGar Amazônia, criado por Caio Moura, Cássia Pereira, Samara Jambers e Diane Cardoso, alunos do 4º semestre do curso de Economia, agora faz parte das ações do Enactus, uma comunidade internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes, acadêmicos e líderes de negócios comprometidos com ações empreendedoras com vistas a melhoria da qualidade de vida de comunidade em situação de risco social.

Sob a orientação da Profa. Dra. Raimunda Monteiro, a primeira ação do ReGar Amazônia junto à comunidade do Perema acontece neste domingo, dia 14, às 9h. Na ocasião, as ações previstas no projeto serão apresentadas à comunidade. De acordo com Caio Moura, ao todo o projeto prevê a realização de seis grandes ações: Projeto Cooperativa ReGar Amazônia; Projeto Indústria ReGar; Projeto Coleta Seletiva ReGar (Projeto de Lei voltado para a venda de Sacola Sustentável); Projeto de educação ambiental para consumidores; Usina de Instrução e Cooperativa de Costureiras. “A ideia é transferir conhecimento que possibilite a implantação da cooperativa ReGar Amazônia; assim, queremos dar assistência e infraestrutura por meio do empreendedorismo social, estimulando o lado empreendedor dessas pessoas, aumentando a renda deles. Atualmente, no Perema, existem famílias que vivem com uma renda de R$60,00 ao mês”, justifica.

TEAM UFOPA – Com a parceria da comunidade internacional, os alunos do ReGar Amazônia formam o Team UFOPA no Enactus. O grupo da UFOPA é a segunda equipe do norte do país a participar das ações do seleto grupo de líderes empresarias internacionais.

Para saber mais sobre o projeto ReGar Amazônia, acesse o blogue do Time UFOPA Enactus: http://www.timeufopaenactus.blogspot.com.br/p/projeto-industria-regar.html.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *