Hospital Regional de Santarém na luta contra o Câncer

Hospital Regional
Hospital Regional

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realiza durante todo este mês de abril uma vasta programação interna e externa. A programação é uma iniciativa da equipe multiprofissional do HRBA e será destinada a todos os usuários, acompanhantes e colaboradores do hospital. A primeira campanha deste ano tem como foco principal a saúde do homem e visa realizar esclarecimentos sobre alguns mitos que durante anos afastaram os homens dos consultórios médicos.

A abertura da programação aconteceu no dia 8 de abril, segunda-feira, quando foi realizada a distribuição de material educativo aos pacientes e usuários do hospital. “O Grupo de Humanização do Hospital Regional segue um cronograma que é repassado pelo Ministério da Saúde. Seguindo esse cronograma, nós buscamos juntar duas datas importantes que é o 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o 8 de abril, o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, para chamar a atenção quanto a necessidade da prevenção das doenças, principalmente o câncer”, disse a Psicóloga Gabriela Fortes, Coordenadora do Grupo de Humanização do HRBA.

No dia 9, terça-feira, a programação teve continuidade com palestras ministradas pela enfermeira Hatalvany Gimenes, que incentivou, principalmente os homens, a buscarem informações e acompanhamento médico como formas de prevenção. “Os cuidados com a saúde não devem ter idade. Mas, para os homens a partir de 40 anos a recomendação é que eles procurem o posto de saúde para fazer uma consulta com o clínico geral ou com o urologista, e se ele faz parte do grupo de risco, fazer o preventivo anual”, falou a enfermeira ao mencionar a necessidade dos exames para detecção precoce do câncer da próstata.

A Coordenadora da Radiologia do HRBA, Karine Niess, falou sobre a importância da realização da campanha em todos as áreas do HRBA. “A campanha nasceu da busca continua de sempre proporcionar o melhor para os nossos usuários. As palestras abriram um novo ciclo de prevenção contra os diversos tipos de câncer. Este mês estamos abordando o câncer de próstata e já realizamos diversas palestras com o intuito de orientar e conscientizar os usuários que se encontravam nas dependências do HRBA”, disse Karine.

Além desta programação, o HRBA realizará neste mês de abril outras ações como a “Caravana da Esperança” e a “Força Masculina”, no próximo dia 26, sexta-feira, na Comunidade da Boa Esperança. Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, essas ações são fundamentais para despertar na população um comportamento voltado para a prevenção. “ O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, a prevenção é sempre o melhor caminho. Com o câncer não é diferente. Uma população informada e que mantém hábitos saudáveis é, com certeza, uma população mais saudável. Em 2013, teremos uma fasta programação de atividades externas, em que levaremos a nossa equipe especialidade para atuar junto às Comunidades, principalmente, as mais distantes e que têm maior dificuldade de acesso aos nossos serviços”, concluiu Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

3 comentários em “Hospital Regional de Santarém na luta contra o Câncer

  • 16 de abril de 2013 em 11:17
    Permalink

    E mais, não se pode deixar de celebrar o excelente atendimento humanizado de Dra. kalysta Borges (Médica OncoHematologista).

    Resposta
  • 16 de abril de 2013 em 11:05
    Permalink

    Parabéns a toda a equipe do Serviço de Oncologia do HRBA pela iniciativa e principalmente as mulheres pela determinação: Gabriela Fortes (Grupo de Humanização), Hatalvany Gimenes (Enfermeira da Radioterapia) e Karine Niess (Tecnóloga da Radioterapia).

    Resposta
  • 16 de abril de 2013 em 10:42
    Permalink

    Parabéns ao hospital regional pela iniciativa. os casos de câncer estão aumentando e prevenção é sempre o melhor a ser feito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *