Tumulto e esfaqueamento na Penitenciária de Cucurunã

Detentos chegam ao PSM
Detentos chegam ao PSM

Fuga e muita confusão no dia domingo na Penitenciária de Cucurunã. Foi mais um dia daqueles e, informações de fontes precisas são de que a rebelião começou logo pela manhã, quando uma briga dentro do presídio, no momento que abriram os portões para as visitas, o detento de Ronerildo de Jesus Fernandes (Roni), condenado por roubo e outros crimes e foi condenado há 08 anos de prisão, fugiu da Penitenciária aproveitando o descuido dos agentes e depois de uma confusão generalizada  entre alguns presos. 

Pela parte da tarde mais confusão envolvendo detentos. Há informações de quem um preso ainda não identificado esfaqueou o condenado conhecido por “Galinha Preta”, fato que gerou muita briga e confusão. O Grupamento Tático da Policia Militar foi acionado para o local  que depois de algum tempo contornou a situação, levando “Galinha Preta”  para ser atendido no PSM.

Nossa reportagem foi acionada pelo telefone sobre uma possível rebelião na Penitenciaria. Chegando ao local tentamos contato com alguns policiais, mas sem êxito. Minutos depois conversamos com um militar do Grupamento Tático, que nos confirmou que na verdade não era uma rebelião e sim briga interna de detentos.

Tentamos contato com um dos integrantes da SUSIPE, o agente grosso e muito mal educado não quis nos dar informações sobre o caso. Informamos ao agente que a notícia já tinha sido divulgada na rádio e em outros meios de comunicação. Imediatamente o servidor sem formação alguma nos falou que em tom de deboche: “Se já saiu a notícia, porque você está me perguntando?”. Para completar a onda de desrespeito com a imprensa, o elemento “Galinha Preta” tentou sair das mãos dos agentes para nos agredir.

NÃO QUER CALAR: Há alguns meses atrás o então diretor da Penitenciária, Coronel Walter Santos, foi afastado do cargo acusado de ser o culpado das fugas e de outras atrocidades que estavam acontecendo no presídio. Porém, depois de seu afastamento a bagunça está pior. Alguma coisa errada está acontecendo de anormal dentro da Penitenciária de Cucurunã. 

NÃO QUER CALAR II: Detentos se esfaqueando dentro do presídio, outra falta de vergonha. Como é que entram facas e outros objetos dentro do Presídio? Segundo informações precisas, os detentos no domingo teriam consumido drogas. Fato lamentável essa questão da falta de segurança do Presídio de Cucurunã, que já é motivo de piada para a população.

COMISSÃO DE JUSTIÇA DA CÂMARA: Já está na hora da Comissão de Justiça da Câmara entrar em ação e fazer uma visita na Penitenciária para apurar essas irregularidades, para que seja colocado em pratos limpos tudo que está acontecendo nos bastidores desse Presídio, como facilitação de fugas, entrada de celulares, armas e drogas. Segundo informações, existe comercialização de drogas dentro do Presídio, fato que o Ministério Público e todas as autoridades têm que começar a apurar.

Fonte: RG 15/O Impacto e Elias Junior

6 comentários em “Tumulto e esfaqueamento na Penitenciária de Cucurunã

  • 17 de abril de 2013 em 12:14
    Permalink

    Resumindo… você não tem argumentos (respostas evasivas), só um EGO tão grande quanto a sua \”língua\”.

    Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 12:09
    Permalink

    Resumindo… você não tem argumentos só um EGO tão grande quanto sua língua.

    Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 09:41
    Permalink

    Calar a bôca? JAMAIS! Não sou anônima, tenho coragem de me identificar e não tenho mêdo de ninguém. Minha vida é um livro aberto, sou cidadã de bem, honesta, trabalho para viver de forma digna, e respondo pelos meus atos. \”Deus é o meu refúgio e a minha proteção. Que me poderá fazr o homem?\”.

    Resposta
  • 16 de abril de 2013 em 22:10
    Permalink

    \”Mas os que estão lá dentro, são pisotedos, humilhados, maltratados…\”
    Ruth você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada, espero que ninguém de sua familia seja vítima desses anjinhos (estupradores, assaltantes, assassinos entre outro).
    Aproveite que você é tão puritana e vá lá no Tático, faça uma doação de maçã, iogurte, bolacha recheada e não esqueça dos celulares e de alguns papelotes, para os policiais distribuirem a esseS anjos quando tiver rebelião por lá. DÁ LICENÇA NÉ…

    Resposta
  • 16 de abril de 2013 em 11:28
    Permalink

    Essa penitenciária é um BARRIL DE PÓLVORA! Tá pra explodir! Tem que mudar é tudo, não só lá dentro, como aqui fora. Lá dentro estão os \”pé rapado\”. Aqui fora estão os policiais que comandam assaltos, formam quadrilhas, enriqucem ilicitamente, entre outros. A poucos dias foi manchete na imprensa Santarena a situação de um policial militar \”supostamente envolvido em assaltos\”. Hum…Policial não assalta…Ele é pago para nos proporcionar segurança. Será? Qual é a diferença de um \”bandido\”, como falam, que está em uma penitenciária por ter cometido algum crime para um policial que também comete crimes? Para mim, nenhuma. Mas os que estão lá dentro, são pisotedos, humilhados, maltratados. E quando saem, estão piores… E os que usam \”farda\”? Os poderosos? Ficam no quartel, quem sabe em condições de privilégio, totalmente diferente dos que estão em uma penitenciária. Estão vendo, como tem que mudar TUDO? Ouvi um relato da esposa de um detento: \”O tático entrou lá, colocou eles nús em fileira. Jogou spray de pimenta nos olhos dos mesmos, cantavam uma música de deboche e ainda mandavam eles correrem…Eles corriam, mas de dores…Tropeçavam uns nos outros e se machucavam.\” Enfim, qdo ela foi visitar o seu esposo o encontrou todo \”roxo\”. Segundo a mesma, o juiz(não relatou o nome), teve conhecimento do fato e seu esposo juntamente com outros vieram \”dias depois\” fazer exame de corpo de delito. Eu perguntei, pq vc não denuncia para a imprensa? Ponha a boca no trombone, pq eu confio na imprensa. Respondeu:\” Hum…se eu denunciar, vão é matar o meu marido lá\”. Tem que mudar, ou não?

    Resposta
  • 15 de abril de 2013 em 10:07
    Permalink

    As pessoas dizem: \”trocou seis por meia duzia\”
    na penitenciária é assim \”trocaram seis por tres\” ou seja diminui. É uma sombra a pessoa do substituto do Cel. Walter e qualquer um que vier vai ser a mesma coisa, se não trocarem o vice e por um pagam todos, infelizmente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *