Soltura oficial de Quelônios devolve mais de 3 mil filhotes à natureza

As famílias da comunidade Miri Centro, em Juruti, oeste do Pará, reassumiram seu compromisso como parceiras da natureza devolvendo no último mês 3.175 filhotes de tracajás e pitiús ao seu habitat natural. A ação faz parte do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), que busca recuperar as populações das espécies na região. A iniciativa, junto com a Educação Ambiental Permanente, as Tecnologias de Sustentabilidade e o Projeto Clubinho da Tartaruga, compõe o Programa de Manejo Integrado de Quelônios (PMIQ), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com 26 (vinte e seis) comunidades locais, a Prefeitura de Juruti e a Alcoa, apoiados pela Fundação de Tecnologia e Geoprocessamento (Funtec).

Soltura Oficial Quelonios
Soltura Oficial Quelonios

Existente há cinco anos, o Programa engaja mais de 1.250 famílias, beneficiando 7.579 pessoas com práticas de cuidado e conservação da fauna amazônica. O esforço do trabalho em 2012 propiciou a soltura de mais de 40.000 filhotes (veja o quadro abaixo) e a meta para este ano é manejar 100 mil tartarugas, tracajás e pitiús aos rios e lagos da região.

Os quelônios foram soltos à beira do lago Miri, como o ápice de todo o trabalho desenvolvido em esforço conjunto com a população local. Na ocasião, crianças e jovens apresentaram números artísticos sobre educação ambiental para lembrar a importância de estabelecer uma relação de equilíbrio com a natureza. Para o Prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, a execução integrada estimula a o desenvolvimento do município. “Com esse programa, a participação popular e o apoio de todos os parceiros, acredito que nós vamos conseguir reverter a ameaça de extinção da espécie em pouco tempo. Além disso, é fundamental envolvermos a escola nesse processo. Ela vai orientar desce cedo as crianças e a juventude para que no futuro elas possam sensibilizar seus pais, avós e irmãos, semeando a conscientização”, afirmou.

Quem acompanha o projeto desde o princípio se orgulha dos resultados alcançados. “É muito gratificante fazer parte desse trabalho e ver o reconhecimento do nosso esforço por amigos de outras comunidades. É um trabalho difícil, mas também um grande feito”, conta Marunei Guerreiro, coordenador do trabalho de manejo na comunidade Miri Centro.
Segundo a gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, Juana Galvão ressalta, a ação concretiza um processo que envolve desde o treinamento sobre tecnologias de manejo, até atividades efetivas de educação ambiental. “Acompanhar de perto o engajamento da comunidade e os resultados dessas ações nos faz acreditar na força desta parceria e no valor deste programa de conservação”, ressalta.

Para Dionísio Pimentel, da Funtec, e coordenador de manejo e integração comunitária do PQA em Juruti, o fortalecimento das parcerias garantirá o sucesso de outras iniciativas semelhantes. “Além do apoio da Prefeitura Municipal de Juruti, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, a cooperação da Alcoa tem contribuído bastante este programa e o próprio Clubinho da Tartaruga tenham continuidade. Isso comprova o compromisso dos nossos parceiros com a causa ambiental”, afirma Dionísio.

Balanço de Solturas de Quelônios – 2012

COMUNIDADE

No. de FILHOTES

Curumucuri

Stª Terezinha

2423

Araçá Preto

1200

Miri Centro

3145

Nova Galileia

189

Jauari

367

Monte Moriá

405

Novo Horizonte

712

Raifran

3

Nossa Senhora da Conceição

257

Parintinzinho

2463

São Benedito/Ilha do Chaves

2078

Ilha do Valha-me Deus

385

Ilha do Macaiani 

2182

São Sebastião Corocoró

4527

São Sebastião (Santa Rita Centro)

2889

Firmino Guimarães
Sal Açu

2860

Recreio

93

Bom Jesus

113

Stª Cruz

1804

Santana

10725

Mureruteua

670

Vila Amaral

218

Nossa Senhora do Carmo

315

Piedade

310

26 COMUNIDADES

40333

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

Fonte: RG 15/O Impacto e Juliana Gatto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *