UFOPA promove II Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio

Alberto Arruda
Alberto Arruda

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza, nos dias 17, 18, e 19 de abril de 2013, o II Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM). O programa, voltado para a melhoria da educação básica, já atendeu mais de 200 alunos dos municípios de Santarém e de Oriximiná, nos últimos dois anos. A palestra de abertura, que acontece no dia 17, às 19h30, será proferida pelo Prof. Dr. Alberto Arruda da Universidade Federal do Pará (UFPA) e terá como tema: “Além dos Muros: como fazer o conhecimento científico chegar à comunidade”.

No dia 18, de 8h às 12h, no segundo dia do seminário, como forma de buscar a integração entre a educação básica e a educação superior, a programação do seminário acontece nas escolas atendidas pelo programa. Ao todo, cerca de 30 trabalhos serão apresentados neste dia.

Já no dia 19, a partir das 8h15, acontecem as atividades da I Gincana da UFOPA, coordenadas pelo Prof. Dr. Luiz Percival Leme Brito, o seminário terá a palestra “Educação Básica e Educação Superior – integrando saberes”, proferida pela Prof. Dra. Suely Mascarenhas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Histórico – Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o PIBIC-EM da UFOPA está inserido em cinco escolas de Santarém e em duas escolas de Oriximiná. De acordo com a Profa. Ediene Pena, diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA, o programa e o seminário vêm consolidando a política nacional, e também a da universidade, que é a de integrar a educação básica e a educação superior. “Neste ano, os trabalhos serão apresentados nas escolas para que os alunos, professores e diretores dessas escolas conheçam os resultados das pesquisas desenvolvidas em parceria com a universidade”.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *