Botos são achados mortos no Araguaia

Boto Assassinado
Boto Assassinado

O Ministério Público Estadual em Conceição do Araguaia, sudeste do Estado, investiga a matança de botos no rio Araguaia. A chacina dos animais veio à tona depois que um morador das proximidades do rio avistou um exemplar da espécie boiando e comunicou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Uma equipe de fiscais, juntamente com agentes do Ibama e Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar confirmou cinco animais mortos. Os botos foram assassinados com requintes de crueldade, com tiros de arma de fogo, tipo espingarda 22.

Os fiscais ambientais constataram que não foram retirados órgãos dos bichos, descartando assim a hipótese de extermínio para a comercialização de órgãos. A mais provável motivação seria a de que os bichos foram mortos por pescadores incomodados. A espécie se alimenta de peixes, e muitas vezes captura aqueles que ficam encarcerados nas redes de pesca.

Os botos abatidos foram achados em frente à Orla da Capelinha, comunidade do município, já em avançado estado de decomposição. Os exemplares encontrados são da espécie boto-branco, mais comum nos rios da Amazônia. O maior deles mede 2m 30 cm.

Segundo Wyllis Luz, fiscal ambiental do Ministério Público, o caso está sendo investigado e os responsáveis vão responder por crime ambiental.

Fonte: DOL

2 comentários em “Botos são achados mortos no Araguaia

  • 17 de abril de 2013 em 14:49
    Permalink

    Eu duvido que os responsaveis pela matança sejam identificados e condenados.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *