OAB e Vereadores impedidos de vistoriar Penitenciária de Cucurunã

Dr. Ubirajara Bentes Filho, advogados e vereadores Ronan Liberal e Ana Elvira
Dr. Ubirajara Bentes Filho, advogados e vereadores Ronan Liberal e Ana Elvira

Uma falta de respeito sem tamanho e uma afronta às autoridades santarenas, foi o que aconteceu na manhã de terça-feira (16) na Penitenciária de Cucurunã, quando uma comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Santarém, representada pelos vereadores Ronan Liberal Jr (PMDB) e Ana Elvira de Mendonça Alho (PT), acompanhados pelo Presidente da OAB/Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes de Souza Filho, juntamente com a assessora da presidência e membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Santarém, foram até a Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, para uma visita que já tinha sido agendada com o atual Diretor da Casa Penal,Andreson de Sousa Palheta.

Segundo relatos do presidente da OAB, o Diretor da Casa Penal os recebeu na sala do setor de educação da penitenciária. Na ocasião, o presidente da OAB solicitou ao Diretor da Casa Penal informações sobre situações denunciadas em visita anterior, em que relatava falta de atendimento médico a detentos, e também sobre um esfaqueamento de um preso no último final de semana. Em resposta o Diretor do Presídio falou que está à frente da Casa Penal apenas há 40 dias e que já está sendo alvo da imprensa santarena, por uma série de denúncias.

Em uma coletiva à imprensa concedida pelo presidente da OAB, Dr. Ubirajara Bentes Filho e pelos vereadores que foram até o Presídio, o presidente da OAB falou que mesmo conversando com o Diretor por mais de uma hora, infelizmente tanto a Câmara Municipal quanto a OAB foram impedidas de fazer uma verificação mais próxima, como de ter acesso aos presos para ouvi-los pessoalmente.

Dr. Ubirajara Bentes falou que medidas já estão sendo tomadas no intuito de acabar com essa falta de respeito. Ele acrescentou que a OAB é um órgão público federal e está a serviço da cidadania. “Temos que fiscalizar juntamente com a Câmara Municipal todas essas mazelas que estão sendo denunciadas desde o mês de janeiro deste ano. Nós não vamos ficar calados e já passamos essa questão para o presidente da Ordem no Estado, Dr. Jarbas Vasconcelos, que vai conversar com o Coronel André  Cunha, que é o Diretor do Sistema Penal, para acabar com esse tipo de procedimento”, declarou Dr. Ubirajara Filho.

O presidente da OAB ainda acrescentou que esse tipo de procedimento do Estado, de querer esconder o que se passa para a sociedade, viola a lei. Ele citou a Lei Federal que garante os procedimentos da OAB, que está sendo tolhida por uma portaria não se sabe de quem é.

Vale ressaltar que o Diretor da Casa Penal, Andreson de Sousa Palheta, alegou que as representações não poderiam entrar no Presídio pelo fato de uma portaria que estava em vigor e que proibia a entrada no local de qualquer pessoa que não fosse da Susipe. Portaria essa que o Diretor não apresentou aos visitantes, mas, segundo o presidente da OAB, a proibição foi uma forma de retaliação a respeito das denúncias formuladas pela Ordem dos Advogados do Brasil, contra a Casa Penal.

A vereadora Ana Elvira disse que esse caso foi inusitado. Ela falou que nunca esperava que isso fosse acontecer de vetarem a entrada dos vereadores naquela Casa Penal. “Nós somos vereadores, somos fiscais do povo de Santarém e temos a obrigação e direito de adentrar nas dependências da Penitenciária. Vai ser enviado um requerimento com urgência para que um médico vá até o Presídio atender os doentes que estão necessitando cuidados médicos, bem como um advogado, haja vista que eles estão sem assistência jurídica”, disse a Vereadora.

IMPRENSA TAMBÉM FOI BARRADA: A direção da Casa Penal, do Presídio de Insegurança Pública de Cucurunã, também demonstrou sua prepotência em maquiar e esconder a situação caótica em que se encontra aquele Presídio, não permitindo também a entrada de integrantes da imprensa que ali estavam e que foram até o local acompanhar as comissões da OAB e da Câmara, no intuito de informar para a população o que se passa naquela casa penal. Fica aqui nosso repúdio contra o Diretor da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura. O mais sensato em uma situação dessas seria que o senhor Diretor da casa Penal, Andreson de Sousa Palheta, pegasse a sua bagagem colocasse ela nas costas e pedisse para sair da direção da Casa.

 

Fonte: RG 15/O Impacto, com informações de Elias Junior

17 comentários em “OAB e Vereadores impedidos de vistoriar Penitenciária de Cucurunã

  • 18 de abril de 2013 em 22:34
    Permalink

    Com se observa nessa entrevista, o pessoal está mais pra demagogia e aparecer bem na foto pra mídia com o apoio deste jornal do que qualquer outra coisa. Depois a OAB não é um ente público, sendo mais uma entidade elitista que quer mostrar serviço. A diretor tem pouco tempo que assumiu a penitenciária e já começa a ser perseguido por algumas decisões que não são do agrado daqueles que foram mal acostumados a querer dar pitaco no trabalho dos outros. Deixem o homem trabalhar primeiro para depois ser cobrado.

    Resposta
    • 19 de abril de 2013 em 09:52
      Permalink

      Seria bom , Siva, que vc desse uma lida na Constituição Federal para falar do básico do básico sobre o tema central da matéria acima.Vc sabe qual é o pilar do sistema que vige no Brasil,sistema democrático de direito? O que representa a OBA para no Brasil? Vc sabe qual o peso de um simples parecer sobre um órgão ou entidade para um Juiz e para a população? Vc sabe que a OAB pode pode muito bem ao cumprir seu dever, pode mover uma ação por IMPOBRIDADE ADMINISTRATIVA e fazer um prefeito ou governador de estado ter seu mandato cassado? Funcionári público então que esteja agindo de forma arbitrária ou ilegal vira pó! Se informe sobre esses DETALHES básicos pra evitar falar asneira e assim continuaramos o debate . Ok.

      Resposta
  • 18 de abril de 2013 em 15:49
    Permalink

    Mesmo que sejam os peores bandodos do mundo,mas proibir profissionais e vereadores isso é uma bandalheira grande .Quero dizer que esse governo que tira escola de tempo integral que não sabe de nada e tem a cidade mais escura do Pará cidade cheia de buraco saúde na UTI è PSDB que não gostam de pobres

    Resposta
    • 18 de abril de 2013 em 17:54
      Permalink

      Helinelson paranatinga meu caro o Von do PSDB recebeu a cidade de Santarém desse jeito das mãos da Sra. Maria do Carmo do PT, teu partido que sei . Agora o Von PSDB e aliados tem que trabalhar muito pra tirar Santarém da vala.
      Quanto ao diretor do presídio do Cucurunã ele vai ter que explicar direito o pq de ter barrado a fiscalização dos advogados, vereadores e a entrada da imprensa naquele local. Quem vai dizer se houve ou não arbitrariedade/ilegalidade é um juiz de direito.
      Muita coisa sinistra tem ocorrido naquela penitenciária nos ultimos anos e atualmente esse novo Presidente da OAB, Dr. Ubirajara, está atuando, fazendo o trabalho dele .

      Resposta
  • 18 de abril de 2013 em 15:38
    Permalink

    Esse manoelão do pau lavrado é broxa

    Resposta
  • 18 de abril de 2013 em 09:54
    Permalink

    nota maxima para o diretor, tem que barrar esses advogados barrela mesmo!!

    Resposta
    • 18 de abril de 2013 em 12:06
      Permalink

      Sr. MANELEÃO DO PAU LAVRADO que coisa feia ficar ofendendo os outros que estão fazendo seu trabalho dentro da legalidade, isso so demonstra sua má educação e péssimo caráter e ausência de personalidade.
      Ficar defendendo estuprador, pedófilo , homicida mercenário e afins ,não me agrada nenhum pouco mas a lei exige que essas criaturas tenham defensores, advogados.
      Que o Sr. não goste dos advogados da foto acima, tudo bem é um direito seu mas a partir do momento que o Sr. age da forma desrespeitosa que agiu alem de demonstrar seu perfil sórdido, além disso o Sr. abre um leque de bombardeio que prefiro deixar nas mãos de pessoas da sua laia!
      Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas respeitar sim, inclusive respeito é bom pra todo mundo e ajuda a preservar os dentes e outras coisas importantes como a paz, a integridade física e moral, mantem seu telhado intacto, mantem sua vida sã e salva etc.
      O Sr. dizer que o grupo da foto acima são barrelas , opinião é sua soque no seu orifício rugoso! Gostaria muito que o Sr. enfrentasse qualquer um do nosso grupo perante um Tribunal , pois o Sr. ía ver o quanto somos barrelas!
      Passe bem!

      Resposta
  • 18 de abril de 2013 em 08:57
    Permalink

    Onde estava a OAB e os vereadores quando ontém eu e mais dezenas de pessoas estamos aguardando meses por uma consulta especializada no hospital regional, justamente por que não serviço de saúde no município. Nós que precisamos de direitos humanos. Vocês querem é ibope.

    Resposta
  • 18 de abril de 2013 em 08:44
    Permalink

    Eu quero saber que diabos esses profissionais querem fazer lá dentro da penitenciária. tenho certeza absoluta que os mesmos não vão nem querer entrar nas alas prisionais. Só porque foram barrados estão querendo mostrar que estão preocupados. Palhaçada. Vcs tem a obrigação de defender o povo de bem e não esses bandos de marginais, criminosos, estupradores, estelionatários, etc. Se estão querendo ganhar a confiança da população, façam por merecer e o lugar mais adequado não é a penitenciária. Procurem lugares onde a população realmente precisa do serviço de \”vossas senhorias\”.

    Resposta
  • 18 de abril de 2013 em 08:40
    Permalink

    Esses senhores deveriam primeiramente se preocupar com quem tah aki fora. O sr. Ubiraja estar tão interressado por que tah tentando implacar como diretor seu sobrinho – filho Jucelino que foi expulso da usipe…È um falso moralista

    Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 17:51
    Permalink

    Gostaria de saber se o Dr. Ubirajara (dono do antigo Hotel Nova Olinda) é o avô do Dr. Ubirajara Filho….caso seja, o mesmo talvez já esqueceu qdo seu Avô, mandou RASPAR A CABEÇA DE UMA CRIANÇA QUE TINHA O APELIDO DE \”MERERÉ\” simplesmente porque o Guri entrou dentro do Hotel para vender Jornal, o mesmo que era filho de um Sr. que vivia de uma Barbearia aí no centro de Santarém. COMO DIZ O DITADO: QUEM BATE ESQUECE.Hoje fala de Direitos Humanos……..o de cima não esquece (DEUS)

    Resposta
    • 17 de abril de 2013 em 18:35
      Permalink

      Sabe por que a OAB defende esses bandidos? Por que são seus clientes, ou seja, esses presos pagam aos advogados, por isso a preocupação de irem na cadeia atestarem como estão seus clientes, porém, nunca vi a comissão de direitos humanos ir na casa das vítimas para exigir direitos para essas pessoas. Direitos humanos tem que está também na defesa das pessoas de bem.

      Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 12:01
    Permalink

    Não podemos esquecer que quem esta no presidio do cucurunã, são aquelas mesmas pessoas, que violentaram uma criança que estava indo pra escola, o assaltante que matou um trabalhador por causa de R$2,00, um traficante que desgraçou uma familia, SERÁ QUE JA ESQUECERAM DA MOÇA E O RAPAZ QUE MORRERAM NA SERRA DE ALTER DO CHÃO,o quanto eles sofreram nas mãos desses maníacos, pois eu não. Eles estão lá para comer o pão que o diabo amassou, apenas sofrendo que vão se arrepender do que fizeram de mal nesse mundo. Não são coitadinhos.

    Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 09:57
    Permalink

    A OAB e vereadores deveriam também velar pelos cidadãos de bem, que não possuem atendimento na área da saúde e também irem fiscalizar o dinheiro público para não ser desviado. Vejam nossa cidade esburacada e sem mínima infraestrutura, quanto a isso não vemos essas instituições preocupadas. Esses presos precisam que o Estado os coloquem para trabalhar, pois duvido se tivessem bom comportamento na cadeia se estariam passando por poblemas naquele presídio.

    Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 09:56
    Permalink

    ESSES SENHORES DEFENSORES DE BANDIDOS, NÃO SE MOBILIZAM PARA DEFENDER A SOCIEDADE, NUNCA VÃO VISITAR AS FAMILIAS DAQUELES, QUE PERDERAM SEUS PARENTES PARA ESSES PILANTRAS QUE ESTÃO PRESOS, QUE NÃO TEM JEITO, SAI DA CADEIA NUM DIA NO OUTRO JÁ ESTAR TRAFICANDO DROGAS, ESTUPRANDO, ASSASSINANDO E ETC!!

    Resposta
  • 17 de abril de 2013 em 09:41
    Permalink

    Que não fique só no blá blá blá essa visita, que sejam realmente tomadas providências. Que sejam verificadas as condições dos funcionários também, são pais de famílias que são ameaçados de morte. Olhem senhores advogados e vereadores também, por essas pessoas que não cometeram delito algum e são ameaçadas, suas famílias vivem apreensivas que alguma coisa possa acontecer com eles aqui fora, porque muitas pessoas que estão presas ali, não tem nada a perder, (não vou generalizar porque também tem pessoas que estão pagando sua dívida com a sociedade e querem sair dali transformadas em pessoas de bem) mas os cidadãos de bem tem. Vivem prisioneiros nas suas próprias casas. Não estou julgando as pessoas que estão presas ali, mas e os que não tem débito algum com a sociedade como ficam? Cada vez entra 3, 4 presos e quantos saem? quantos agentes tem pra tomar conta desse povo todo? Pensem que os agentes são pessoas tanto quanto um detento. Basta um preso fazer uma queixa e todo mundo cai em cima dos agentes. Ali é uma prisão, não um hotel, não quero julgar, mas se estão ali não foi porque estavam trabalhando, ao contrário quantas pessoas de bem foram vítimas deles. Façam alguma coisa srs. advogados e vereadores, mas façam pra os dois lados pelo AMOR DE DEUS.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *