Alunos do curso Jornalismo Cientifico da UFOPA lançam livro

O livro eletrônico intitulado “Jornalismo Científico e Pesquisa na Amazônia” será lançado nesta quinta-feira, 18, as 18h30 na sala 104 do Bloco de Salas do campus Tapajós. A publicação é organizada pelos professores Manuel Dutra (coordenador do curso) e pelo professor Samuel Lima responsável pela disciplina: Laboratório 2 – Linguagens: Jornalismo, Ciência e tecnologia do curso de Especialização em Jornalismo Científico (UFOPA/UFPA).

Manuel Dutra e Samuel Lima
Manuel Dutra e Samuel Lima

Ao todo são dezessete entrevistas com pesquisadores ligados à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), às Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e ao Instituto Federal do Pará (Santarém), foram feitas pelos alunos do curso de especialização em Jornalismo Cientifico, exceto a, realizada com o professor Manuel Dutra.

“As entrevistas abordam estudos realizados pelos pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento, em especial aquelas que são desenvolvidas no âmbito da UFOPA”, informou o professor Samuel Lima, um dos organizadores da publicação. O prefácio da obra é assinado pela professora Alessandra Carvalho, pesquisadora santarena que atualmente integra o corpo docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também ministrou disciplinas no curso.

O livro está sendo publicado pela Editora Insular, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e será disponibilizado em várias bibliotecas digitais da área de comunicação como a BOCC, de Portugal, uma das fontes de pesquisa mais consultadas do mundo, a da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), da USP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília, entre outras.

O curso de Especialização em Jornalismo Científico da UFOPA/UFPA é o primeiro do gênero na região. Coordenado pelo prof. Manuel Dutra (FACOM/UFPA) teve no quadro de docentes professores renomados de universidades brasileiras que atuam na área de divulgação científica, entre outras. No próximo mês de agosto, 25 alunos, a maioria jornalistas que atuam na imprensa de Santarém receberão o título de especialistas em Jornalismo Científico.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *