Fortes chuvas causam alagamentos no Município

Prefeito vistoria áreas
Prefeito vistoria áreas

Voltou a chover com grande intensidade em Trairão, a chuva começou a cair na noite de sábado (20) e se estendeu até a tarde de domingo (21), provocando alagamentos em alguns pontos da Cidade, inclusive na área rural, como no caso da Vicinal da Batata que ficou isolada por conta das águas do rio Trairão terem passado por sobre a Via.

A Prefeitura de Trairão trabalhou durante toda a noite de domingo, 21, para dar suporte a quem foi afetado pelas chuvas que castigaram a cidade. De acordo com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, na área urbana cerca de 150 famílias foram atingidas direta e indiretamente pela cheia, dessas, mais de 50 ficaram desalojadas.

Foram disponibilizados abrigos para estas famílias, entretanto, uns preferiram ficar em suas residências e outros estão em casas de amigos ou parentes. Os bairros mais atingidos foram Cacau, Batata, Centro e Industrial, na parte do entorno do rio Trairão, sem falar nas residências da área das chácaras que ficaram totalmente isoladas, por conta da água que passou por cima da ponte que dá acesso à localidade. O prefeito Danilo Miranda, acompanhado do vereador Antonio Leocádio; do Coordenador da COMDEC, Roberto Machado e da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria da Conceição Rodrigues Motas, a Concita, acompanharam as operações nas áreas críticas.

Todas as famílias que foram atingidas estão sendo cadastradas pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social para que os mais necessitados possam receber ajuda como colchões, comida, água potável e transporte a um local mais seguro. “Temos que dar total assistência às pessoas atingidas neste momento. Quis ver de perto o que estava acontecendo, mas o importante é que já identificamos os pontos mais afetados”, conclui o Gestor Trairense, que fez questão de acompanhar e ver os trabalhos de perto.

A chuva torrencial deixou ainda, um imenso prejuízo à infraestrutura da cidade que ficou com as ruas esburacadas, por conta das fortes correntezas, haja vista a geografia de Trairão é muito íngreme, ou seja, é uma cidade onde existem muitas subidas e descidas por onde a água passa levando tudo que encontra pela frente.

Rio Trairão transbordou e atingiu várias comunidades
Rio Trairão transbordou e atingiu várias comunidades

PREFEITURA ESTÁ DANDO TOTAL APOIO AOS ATINGIDOS PELA ENCHENTE: A Prefeitura Municipal de Trairão, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (leia-se Roberto Machado), juntamente Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (leia-se Concita) e com o total apoio do vereador Antonio Leocádio, está realizando um grande trabalho para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas registradas no último final de semana em Trairão. Cerca de 150 famílias tiveram as residências atingidas direta e indiretamente pelas águas, destas, mais de 500 foram diretamente afetadas, inclusive com água entrando em suas casas.

Defesa Civil de Trairão entrando em contato, in loco, com órgãos Federal,com total apoio do Vereador Antonio Leocádio e da Concita.
Defesa Civil de Trairão entrando em contato, in loco, com órgãos Federal,
com total apoio do Vereador Antonio Leocádio e da Concita.

Segundo o Coordenador da COMDEC, Roberto Machado, desde a noite de domingo (21), as equipes estão em campo para atender aos necessitados.

O grupo tem visitado as residências levando alimentos aos que tiveram suas casas invadidas pelas enxurradas. Também está sendo distribuído hipoclorito de sódio para que seja promovida a desinfecção dos imóveis.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Cacau, Batata, Industrial, Centro e a localidade das chácaras, que ficam próximas à pista de pouso, onde as famílias ficaram isoladas, por conta das águas terem passado por cima das pontes de acesso.

Defesa Civil de Trairão, visitando famílias atingidas.
Defesa Civil de Trairão, visitando famílias atingidas.

Cabe destacar que parte dos alagamentos foi registrado em regiões de ocupação irregular, é que o problema envolvendo áreas de risco é grave, não só em Trairão, mas em todo o País.

De acordo com Roberto Machado, temos aproximadamente quinhentas famílias nessas condições e a COMDEC está agora fazendo um levantamento junto com Ministério de Integração Nacional e o Ministério das Cidades para identificar cada uma delas. A defesa Civil imediatamente entrou em contato com os órgãos competentes para que chegue ajuda do governo para as famílias atingidas, pois até o momento a única ajuda que receberam foi da Prefeitura Municipal de Trairão, inclusive com o Prefeito acompanhando os trabalhos de perto.

Defesa Civil e Secretária de Assistência Social, entregando almoço às famílias atingidas, com recursos próprios da prefeitura de Trairão.
Defesa Civil e Secretária de Assistência Social, entregando almoço às famílias atingidas, com recursos próprios da prefeitura de Trairão.

Fonte: RG 15/O Impacto e Portal Trairense

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *