População prepara manifesto para a Praça Barão de Santarém

Ato contra aumento da passagem em Santarém
Ato contra aumento da passagem em Santarém

Representantes de entidades estudantis e sociais programaram para a tarde de hoje, 20, o movimento popular denominado “Acorda Santarém”. A manifestação tem como objetivo protestar contra o aumento na tarifa de ônibus que esta sendo analisado pelo Conselho Municipal de Transporte e os gastos excessivo de dinheiro público, nas obras da Copa do Mundo de 2014 e contra a corrupção.

Os santarenos se mobilizam também para apoiar as manifestações que ocorrem desde o inicio deste mês em todo o país, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A estimativa da coordenação é de mais de 20 mil pessoas participem do protesto nas ruas de Santarém.

De acordo com a coordenação, a concentração será na Praça Barão de Santarém, próximo ao Museu João Fona, a partir de 17h.

As lideranças garantem que o movimento será feito de forma pacífica e sem depredar o patrimônio público ou privado. Eles acreditam que o vandalismo em São Paulo está partindo de uma minoria de manifestantes que tentam desarticular a credibilidade das manifestações.

Na manifestação do inicio desta semana, pelo menos 61 pessoas foram detidas após saques e depredações durante o sexto protesto contra o aumento das tarifas do transporte público na capital paulista.

Inclusive, um carro de reportagem da TV Record foi incendiado por um grupo de pessoas quando a maior parte dos manifestantes já havia deixado o local onde ocorreu o protesto. O incêndio aconteceu enquanto a equipe de jornalismo da Record realizava a cobertura ao vivo do sexto dia de manifestações em São Paulo.

O movimento afirma que decidiu unir forças, por conta de outras regiões do Brasil terem acordado para o descaso, desrespeito, abandono e para a política suja que está sendo jogada na cara da população. A proposta dos manifestantes é fortalecer o ato promovido pela UES denominado “Todos às ruas no dia 20”, juntamente com o ato intitulado “Dê um presente à Santarém”, além de fazer uma só corrente em busca dos direitos dos cidadãos.

Uma nota compartilhada em redes sociais denuncia que a cidade de Santarém sofre com a poluição de suas águas (igarapés e lago do Juá) e o grande rio Tapajós, hoje, ameaçado pelo projeto de sete hidroelétricas em sua bacia. “Nós da sociedade civil não podemos ficar parados vendo a desgraça chegar. Por isso, convidamos toda a população da cidade, grupos, sua igreja, sua associação para se juntar a nós dos Movimentos, Tapajós Vivo, Defesa do Juá, defesa do Urumari e UES para darmos um presente à cidade aniversariante, com uma marcha de alerta e nesta quinta e sábado”, diz a nota.

Veja a programação oficial das manifestações:
QUINTA – FEIRA 20/06/13
17h – Concentração: Praça São Sebastião – Seguindo rumo ao cruzamento da Rui Barbosa com Barão do Rio branco em direção a orla da Cidade.
Orientação: Todos os manifestantes devem vestir camisetas brancas e não levar bandeiras partidárias!
Quem participa? Quem defende a dignidade, quem quer um transporte público licitado e de qualidade, quem quer o Tapajós Vivo, quem AMA SANTARÉM!!
CAMINHADA PACÍFICA!!!

SÁBADO – 22/06/13

Obs: Havéra um ônibus com saída de frente da OAB para os alunos da UFOPA às 16 e 30. Lá também estarão fazendo pinturas em camisetas.

Concentração: trevo das rodovias: Fernando Guilhon com Everaldo Martins
Hora – 8 horas da manhã
Quem participa – toda pessoa responsável que exige a salvação do Lago do Juá!

Fonte: RG 15/O Impacto

6 comentários em “População prepara manifesto para a Praça Barão de Santarém

  • 22 de junho de 2013 em 10:17
    Permalink

    Ronaldo Fernandes,tu deves ser o primeiro brasileiro que nunca votou errado,tu poderia dizer em quem tu votaste na ultima eleição?vai ver que tu é eleitor do FHC do Mario Couto,Jader Barbalho,Marinor Brito,Lira Maia,Flexa Ribeiro,e vai ver que tu nunca fizeste nada errado.Se tu não sabe o LULA e DILMA foram um dos primeiro brasileiros que tiveram a coragem de fazer manifesto neste país e hoje eles devem estar sentindo na pele a força que vem das ruas,estão colhendo aquilo que um dia eles plantaram,a vida é assim se vc foi mau filho, esperem ter um filho igual vc pra entender um pouco a vida.

    Resposta
  • 21 de junho de 2013 em 07:10
    Permalink

    Sabem qual é o pior investimento no BRASIL?. O VOTO. Isso mesmo, nossos votos.
    Servem unicamente para pessoas que nunca tiveram coragem de trabalhar virarem o maior câncer que corrói a vida de todos : POLITICOS. Voltemos nossas manifestações para essa corja, pois vem deles todas as mazelas pelas quais passamos em nosso dia a dia, tenham certeza. São culpados por todos os males criados por suas negociatas sujas feitas na calada da noite. Observem que os mesmos só brigam por cargos para seus partidos ( quadrilhas ). Ao POVO, nada. Só a maior carga tributária dos últimos tempos, para saciar seus apetites vorazes da roubalheira. Não às PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

    Resposta
  • 20 de junho de 2013 em 22:12
    Permalink

    Sou a favor da manifestação pacífica e ordeira,
    porém o povo tem uma poderosa arma que é o VOTO
    Tem que aprender usá-la.Erraram quem votou no
    demagogo do LULA e mais quem elegeu a ex-guerrilheira DILMA.Quem faz as leis são os
    políticos,cobrem deles,aliás é difícil pois a maioria devia tá era na cadeia como os amigos da Dilma e do Lula condenados p/MENSALÃO…

    Resposta
  • 20 de junho de 2013 em 13:01
    Permalink

    Gostaria de reivindicassem as Hidreletrias que estão estão sendo congitadas para o Rio Tapajos. Pena que não posso ir, pois estou com conjuntivite, mas vou torcer pra que tudo corra com passividade e organização , alegria e muita paz que Deus proteja todos que irão participar.

    Resposta
  • 20 de junho de 2013 em 12:57
    Permalink

    Gostaria de reivindicassem as Hidreletrias que estão estão sendo congitadas para o Rio Tapajos. Pena que não posso ir, pois estou com conjuntivite, mas vou torcer pra que tudo corra com passividade e organização.

    Resposta
  • 20 de junho de 2013 em 12:24
    Permalink

    Menos impostos , fim da corrupção e impunidade . Mais competencia e austeridade com o dinheiro dos nosso impostos.
    Vamos apoiar a manifestação pacifica povo do Tapajós.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *