Vereadores e produtores rurais se reúnem com representantes do IBAMA

IBAMA reuniu com vereadores, Poder Executivo e produtores rurais
IBAMA reuniu com vereadores, Poder Executivo e produtores rurais

A reunião com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) aconteceu no dia 21 de junho na Câmara Municipal de Placas. O vereador Francisco José fez o convite para que o órgão viesse ao Município dar alguns esclarecimentos sobre a ação na região. Na oportunidade, o vereador Marcelo Leal, vice-presidente da Câmara, presidiu a reunião acompanhado pelos vereadores Francisco José e Gilberto Matias. O secretário municipal de meio ambiente Moisés Pinto também participou da reunião junto com o secretário de Administração Altair e o chefe de gabinete Marcione Rocha.

Dezenas de produtores rurais compareceram na reunião para obter elucidação sobre assuntos diversos. O chefe de fiscalização do IBAMA André Silva compôs a mesa representando o órgão e fez algumas explanações sobre a ação na região. Ele disse que este ato vem de ordem suprema, a preservação da Amazônia faz parte de um tratado do Governo Federal e como agente tem que cumprir as Leis. O senhor André explicou que devido o alto índice de desmatamento desta região, a atuação será contínua até que se reprima a ação. O foco maior nestes casos são as grandes derrubadas e queimadas que vêm acontecendo desordenadamente.

Alguns produtores questionaram que agentes do IBAMA chegaram às propriedades e invadiram com armas apontadas e isto causou indignação e revolta. “Somos pessoas de bens, na maioria pais de famílias que lutam para sobreviver e cuidar de nossos filhos, não somos bandidos e nem foragidos para que nos tratem com arma em punho”, desabafou o produtor.

O agente André disse que atos como estes são casos isolados e que devem ser apurados. Ele ainda instruiu que ao receber a visita do órgão nas propriedades, o proprietário tem por direito saber o nome e matrícula de cada agente, para que caso haja abuso de poder possa identificá-lo na Corregedoria.

Ao ser questionado sobre a sobrevivência do homem no campo, André disse que cabe aos demais órgãos oferecerem condições de vida às famílias que sobrevivem da terra.

O vereador Marcelo Leal propôs uma audiência com todos os órgãos envolvidos na questão para que traga soluções de como o produtor rural vai sobreviver em suas propriedades. “Hoje sabemos que não se pode desmatar e tem que preservar a Amazônia, é lei e queremos cumpri-la, mas precisamos que também se ofereça condições ao grande número de famílias que vivem no campo. Temos que achar um caminho para preserva e produzir”, disse o vereador Marcelo.

A reunião foi de grande valia uma vez que foi aberto debate de que precisa achar um caminho que ofereça motivos e estímulos ao homem do campo, pois o Município é agrícola e desta agricultura sobrevive a população. O que foi acordado é que uma nova audiência será marcada com maior amplitude onde diversos órgãos deverão participar e oferecer propostas que venham contribuir no desenvolvimento da região e na sustentabilidade do produtor rural e suas famílias.

Por: Assessoria de Imprensa/Edson Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *