Pneuzinhos na barriga x colesterol
Quem concentra gordura na região da barriga está mais propenso a apresentar níveis alto de colesterol. Foi o que revelou uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
O estudo foi realizado com pessoas que estocavam gordura na linha da cintura (formando pneuzinhos) e essas pessoas mostram-se ser as mais propensas a ter ácidos graxos no sangue, ou seja, ter gordura no sangue e no fígado. Tal gordura além de estimular as doenças cardíacas, também contribui para o desenvolvimento do Diabetes Tipo 2, pois, o acúmulo de tecido adiposo aumenta a secreção de substancias pró-inflamatórias e provoca resistência à insulina que é hormônio controlador da concentração de glicose (açúcar) no sangue.
Aí estão boas razões para que ninguém deixe de lado a dosagem do colesterol na hora do check-up. Essa molécula de gordura tem estreita reação com as placas de gorduras nas artérias. Ela em si não pode ser acusada pelos problemas cardiovasculares. Mas a questão é o excesso. Em níveis normais, o colesterol é importantíssimo, inclusive para síntese de hormônios. A alimentação fornece uma parcela de colesterol para dentro do nosso organismo, por meio das carnes vermelhas e dos alimentos gordurosos de origem animal.
Consumir rotineiramente quantidades abusivas de queijo, leite integral, manteiga, farofas contendo manteigas, sorvetes preparado com leite integral, sobremesas com creme do leite e leite condensado, carne bovina especialmente picanha e cupim, calabresa, embutidos, pele e asas do frango, todos estes alimentos contribuem para a formação dos pneuzinhos e elevação dos níveis de colesterol. Visite um nutricionista.
Olá Drª tudo bem?Gostaria de saber como faço para agendar uma consulta com a senhora? por favor responda se for possível. Desde muito obrigada. Deus te abençoe!!!