Praça Barão de Santarém ganhará quadra folclórica

Arquibancada na praça
Arquibancada na praça

A mudança é para as apresentações do Festival Folclórico, a programação cultural começa nesta quarta-feira, 21, às 20h. Para a produção desse cenário cultural, a Associação Santarena dos Grupos Folclóricos (ASGRUF) e a Associação da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Santarém (ALISGRUF) disponibilizaram 32 membros. A confecção dos adereços é coordenada pela equipe de arte da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Para acomodar o público a arquibancada, com lotação para duas mil pessoas, já foi montada na praça Barão de Santarém.

O festival valoriza a cultura, através das modalidades folclóricas: carimbós, danças folclóricas, quadrilhas tradicionais, quadrilhas estilizadas, quadrilhas de matutos e humorísticos. No total serão apresentados  35 grupos folclóricos.

PROGRAMA FLORESTA MODELO PODERÁ SER IMPLANTADO EM SANTARÉM

O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, e o chefe substituto da Unidade Regional do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Marcelo Santos Melo, começaram a discutir a implantação do Programa Floresta Modelo no município. Além de promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos naturais, o Programa tem como objetivo incentivar a sociedade ao uso sustentável desses recursos, desenvolvendo atividades produtivas.

De acordo com Marcelo, o Programa Floresta Modelo pressupõe que todas as atividades produtivas sejam feitas com desenvolvimento econômico e sustentável.  Segundo o chefe do SFB, o Programa é para uma cidade que pretende se desenvolver com regularização ambiental, responsabilidade e sustentabilidade.

“E nossa região tem condições para a implantação do Programa, uma vez que possui cobertura florestal significativa, pecuária, mineração, atividades agrícolas e movimentos das instituições da sociedade civil”, explica.

O Serviço Florestal Brasileiro tem a responsabilidade de estimular o processo de criação de Florestas Modelo. O programa é um modelo de Gestão Territorial, que envolve vários municípios, unidades de conservação e assentamentos, onde a sociedade participa do gerenciamento das atividades.

SEMED – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

O Núcleo de Informática Educativa (NIE), da SEMED, realiza até sexta-feira, 23/08, a formação para professores que trabalham nos laboratórios de informática das escolas rede municipal de ensino. A capacitação acontece de 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Fluminense. Quarenta educadores participam da formação.

SERVIÇOS NO DISTRITO DE BOA ESPERANÇA 

A equipe de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, poda de correção, poda de levantamento, retirada de árvores e limpeza para a realização do Festival Cultural do Distrito de Boa Esperança, que iniciou na segunda-feira, 19. Dentro da programação estão previstos o 14º Festival da Tapioca, a 2ª Festa da Integração Gaúcha e o aniversário de 52 anos de Boa Esperança. As festividades ocorrem até domingo, 25.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *