Informe RC

ALGUMA COISA ESTRANHA

Pela diferença de votos obtidos pelo atual Prefeito sobre a segunda colocada, candidata do PT, próximo a 30 mil, nas municipais de 2012, a previsão era de na Câmara Municipal congregar a quase unanimidade dos 21 vereadores, já que o PT havia elegido 2. Mês de março, no início dos trabalhos da atual legislatura, o comentário era do Prefeito possuir 16 ou 17 vereadores em sua base política de apoio no Legislativo. Pelo que vem ocorrendo a coisa é bem ao contrário, parece que a oposição tem maioria. Ainda neste mês, um veto do Prefeito em Projeto de Lei apresentado por Vereador da “situação”, foi confortavelmente derrubado por ampla diferença de votos. Deve estar havendo algo estranho entre o Executivo e o Legislativo. Falam do Von, que já foi Vereador e Deputado Estadual, estar sendo mal assessorado. Os vereadores que estão tendo leis e trabalhos bichados, no reservado, culpam a existência dos vetos a um advogado com raízes fortes junto à colônia nordestina.

PREFEITOS BRONQUEADOS

Grupos de promotores do Ministério Público do Estado, empenhados em avaliar (investigar) a situação das prefeituras do interior, asseguram de próximo a 50% estarem envolvidas em desvios. Em Oriximiná, vereadores pertencentes ao Legislativo local, pediram “sem êxito” a cassação do prefeito Luiz Gonzaga “PV”, onde na solicitação o gestor é acusado de sérias irregularidades em sua 4ª gestão. Moral da história: o povo cansou do Gonzaga, embora nas duas primeiras, tenha sido um bom Prefeito. Na de Belterra, a Prefeita está sendo acusada de não pagar, há 2 meses, salário dos funcionários e estar se apropriando indevidamente da parte destinada à Previdência, o mesmo ocorrendo nas secretarias de Saúde e Educação, também em atraso, o que não justifica por receber mensalmente os repasses. Se isso estiver acontecendo, a Prefeita pode ser afastada, responder ações por apropriação indébita e improbidade administrativa. Em outros lugares isso tem dado em cassação.

SE VIRAM COMO PODEM

A coluna teve acesso a uma relação, ainda não oficializada, mas com 95% de possibilidade de vir a público “por outras mãos” com nomes de servidores públicos “nenhum professor” acumulando indevidamente cargos no Estado e no Município, ou seja, prestam serviços a dois senhores em tempo integral no mesmo horário em locais diferentes, o que deve ser ilegal. Quem tem padrinho forte goza desses privilégios, quem não tem se vira como pode. Como no Pará leis e decisões do Supremo “Súmula Vinculante nº 13” proibindo emprego à parentada são consideradas potoca, bem capaz que comprovem a onipresença e no final fica tudo igual a nada. Como sempre.

VÂNDALOS

Será que existe honestidade de propósito de um manifestante reivindicando causa justa, participando duma passeata de rua, obstruindo trânsito, tenha necessidade de usar máscara escondendo a fisionomia? Ninguém acredita que haja, os que portam esse esconderijo facial estão sendo apontados, pelos bem intencionados “manipulados”, como autores de depredações a bancos, plenários de casas legislativas, lojas com saques de mercadorias, revendedoras de veículos, queima de ônibus e próprios públicos, como ocorrem em certas cidades, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, onde os prejuízos chegam a casa de dezenas de milhões de reais. Só que agora, o que deve ser seguido por outras capitais, no Recife, com apoio da OAB, seccional de Pernambuco e da Policia Militar, o Secretário de Defesa do Estado, para evitar quebra-quebras e fogueiras no asfalto, declarou das manifestações serem livres, mas as infiltrações de mascarados, vindos de outros estados em uma ação interestadual, é vandalismo. Não mais vai ser tolerado, a não ser que mostrem os rostos.

BANALIDADE

Violência nos estádios brasileiros e do mundo, e fora deles, por torcidas “organizadas” compostas de fanáticos e inocentes úteis dos chefes do bando, portando paus e pedras, causando vítimas, se tornou banalidade. Em fevereiro, a do Corinthians, durante uma partida do clube paulista na Bolívia, um abnegado da turba corinthiana disparou da arquibancada um sinalizador de navegação “proibido” tirando a vida de um jovem estudante boliviano de 14 anos. Hoje a preocupação das Policias Militares, Ministério Publico e do Comitê encarregado de materializar a Copa do Mundo em junho do ano que vem, nas 12 cidades sedes, é de não se registrar fatos desagradáveis durante o período de disputas, com danos ao patrimônio público e privado e atentados a vidas, já que o governo da presidente Dilma, atendendo exigências da FIFA, passou o governo federal a ser responsável dos atos praticados pelos xiitas da bola. Como a companheira é candidata à reeleição, se houver vandalismo e o Brasil perder, ela é a 1ª a entrar pelo cano.

NÃO TEM COMO

Por muitos e muitos anos os mototaxistas credenciados pela Prefeitura ainda vão ter de conviver com os ilegais, o que ocorre em todos os recantos do País, sem que o poder público possa dar um basta nesta concorrência desleal, a não ser pelo uso da força. Semana passada, com faixas, cartazes e palavras de ordem, próximo de 400 dos mais de 800 permissionários do serviço, ocuparam o plenário da Câmara Municipal, que teve seus trabalhos paralisados, para ouvirem, através das vidraças, os queixumes devido a permanência e a parcimônia das autoridades em combater o transporte clandestino, pedindo a cabeça da secretária de Transporte e Mobilidade Urbana que nada tem a ver com a coisa e não carrega a culpa por uma situação onde não se vê, por parte do governo federal, uma luz no fim do túnel para solucionar. Se fossem cumpridas religiosamente as obrigações para dirigir motos, metade dos grupos rivais deixariam de circular.

FIZERAM PIOR

Com cadeias abarrotadas, a sociedade brasileira continua convivendo com a prática de crimes hediondos, onde seqüestros, violência sexual e a vida passaram a serem vistos pelos bandidos como banalidade. Em alguns estados, quando pegos exercendo essas práticas, são punidos com rigor. No Rio de Janeiro, Juiz da 32ª Vara Criminal, condenou na semana passada 4 réus, sendo um menor de 14 anos (trocador) a ser julgado pela Vara de Infância e Juventude, a penas de prisão,  enquadrados em roubo, estupro, extorsão e corrupção de menores, dois a 49 anos e 3 meses e 1 que não participou do assalto (motorista) a 21 anos e 7 meses, por terem no último dia de março, numa Van permissionária do serviço publico, com 8 passageiros, 6 mandados descerem (antes roubados) e conduziram um casal de turistas para serem agredidos, humilhados, roubados e estuprados, mas deixados com vida e levados para um hospital. Pelo ocorrido no Rio, quantos anos de prisão devem pegar os 3 marginais que mataram um casal de namorados numa serra próxima à Alter do Chão e o usuário de drogas que eliminou a terçadadas o pai e a irmã, que fizeram várias vezes pior?

PROFISSIONAIS

Para muitos policiais, a cidade está abarrotada de quadrilhas de criminosos migradas de outros estados, assaltando, comercializando drogas, veículos roubados e vidas. Hoje, chegar ou sair de suas moradas, depois das 20:00 hs, em alguns bairros, segundo um policial, é teste de risco. Você já pensou como vai ficar Santarém quando as rodovias ligando à Cuiabá, e a da Curuá Una até o Uruará estiverem prontas? Vamos deixar pra lá. O assalto à agência do Banco do Brasil na Av. Cuiabá, dia 24, com os assaltantes desligando sistema de filmagem, alarme e segurança para não serem identificados, abrindo cofre e levando valores sem deixar pistas, com a Polícia Civil iniciando as investigações partindo do zero, mostra ser obra de profissionais e de não serem pegos facilmente.

DENÚNCIA SÉRIA

Considerada válida e necessária, em vigor desde maio, a Lei Federal 12.529, conhecida como lei de Acesso à Informação, que obriga órgãos públicos de todos os poderes da República divulgarem no Portal da Transparência, para conhecimento público, toda movimentação contábil da prefeitura, ou seja, o que entra “de onde”, o que sai “pra quem”, com nome, endereço, natureza e modalidade dos serviços dos recebedores do dinheiro público. Não acredito que o prefeito Alexandre Von seja guardião de interesses escusos e nem tampouco capaz de esconder fatos que desabonem sua administração. A denúncia feita pelo vereador Emir Aguiar “PR”, na Câmara Municipal, de que a empresa Endicon, sediada em Ananindeua, vencedora do processo licitatório “recente” para manutenção e instalação de luminárias públicas em Santarém, já embolsou dos cofres do município 4 milhões e 300 mil reais, sem registro no Portal da Transparência, é bastante séria, merece ser apurada e mostrar de onde partiu o erro antes de ocorrer coisa pior, já que o Vereador deve estar bem informado.

ALÔ PROCON

Jornais da capital mostram, desde início de agosto, de fiscais do Procon no Estado estarem fazendo fiscalização nas praias neste verão “misturado com chuvas”, onde centenas de turistas locais, ou mesmo de fora, passam finais de semana, para não serem explorados nos preços, exigindo limpeza das cozinhas nas barracas e manipulação dos alimentos servidos aos visitantes. Essas coisas não chegam a Santarém. Os balneários mais freqüentados não passam por esses cuidados de obrigação do órgão fiscalizador, que não se preocupa com o bolso e a saúde dos banhistas. A menos de três semanas do início das festividades do Sairé, na vila de Alter do Chão, ainda não se tem notícia de terem chegado lá. Deve estar tudo nos trinques: limpeza, higiene, cozinhas, banheiros químicos e alimentos, como nos anos anteriores. O turista que se dane!

A XUXA MUDOU TUDO

Num encontro de atualização do Movimento de Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente “MOVER”, na 5ª “23”, na cidade de Paragominas, foi mostrado que entre 2004 a 2012, perto de 8 mil crianças e adolescentes, no Pará, foram vítimas de violência sexual na região metropolitana de Belém e da situação ao longo da rodovia Belém/Brasília ser pior e não haver registro de autores condenados pelo crime. No mesmo dia e hora, em Manaus, um delegado de Polícia titular da Delegacia Especializada em proteção a Criança e Adolescente informou do número em 2012 ter sido expressivo, mas em pouco mais de ano, de maio do ano passado a junho deste, aumentou em 59,9%, devido a confissão da apresentadora Xuxa durante um depoimento ao quadro “O Que Vi da Vida” do programa Fantástico, ter sofrido violência sexual na infância, ficando o número da violência estarrecedor no Estado. Deve fazer sentido. A televisão educa, mas contribui para situações de desespero de muitos pais em relação aos filhos. Qual a cuiantã na Amazônia, acostumada a ouvir história de boto, que não queira imitar a Xuxa?

NOTAS CURTAS

1º- Caso as eleições fossem em outubro, as renovações nas casas legislativas “Senado, Câmara Federal e Assembléias” poderiam chegar a 80%; 2º- Os “senadores” do “senadinho”, das laterais da Garapeira Ypiranga, na Praça da Matriz, na sessão desta terça, queriam descobrir o endereço da firma encarregada da reposição e funcionamento de lâmpadas nos postes de iluminação pública, para avisar que centenas passam 24 horas acesas, como se a cidade vivesse na escuridão; 3º- Se for aprovado no Senado Projeto de Lei que obriga portadores de mandato, ou não, a passarem na malha fina da Receita Federal para ganharem registro junto a Justiça Eleitoral, para concorrerem nas eleições do ano que vem, muitos postulantes correm risco de ficar contando nuvens;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *