Economistas de Santarém apresentarão artigos científicos no XX Congresso Brasileiro em Manaus

Dr. Jarsen Castro - diretor do Instituto de Ciências da Sociedade da UFOPA
Dr. Jarsen Castro – diretor do Instituto de Ciências da Sociedade da UFOPA

Os economistas santarenos, Dr. Jarsen Castro – diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS da UFOPA) e a Msc Zilda Santos- professora e coordenadora do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional do ICS, apresentarão artigos científicos no XX Congresso Brasileiro de Economia que acontecerá no período de 4 a 7 de setembro de 2013, no Tropical Hotel em Manaus (AM).

De acordo com a Msc Zilda Santos, é muito importante ver o resultado de um trabalho de pesquisa feita em parceria com os alunos de Ciências Econômicas da UFOPA: “Como professora e pesquisadora ter um trabalho aprovado no XX Congresso de Economia Brasileira é muito importante para o meu curricullum, o que me traz muita satisfação, porém a satisfação maior é mesmo ver o resultado de uma pesquisa minha que teve o envolvimento direto dos alunos da primeira turma de Ciências Econômicas da UFOPA ser divulgado em um Congresso”, frisou Zilda.

A UFOPA trouxe para Santarém o curso de ciências econômicas e com ele vieram vários professores competentes e comprometidos com uma formação ampla para os novos economistas, o que abrange não apenas o ensino de qualidade em sala de aula, mas a pesquisa e a extensão.

Segundo Zilda Santos, foi a partir de uma reunião entre o corpo docente do curso de Ciências Econômicas com o secretario municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., que também é economista, para a organização do “I Encontro de Economia da UFOPA”, realizado nos dia 22 e 23 de agosto, que souberam das inscrições para o congresso, o que estimulou os dois profissionais a produzirem os artigos.

O evento tem como tema: “Economia verde, desenvolvimento e mudanças econômicas globais”, oportuniza aos profissionais de diversas partes do Brasil a expor suas pesquisas e a trocar experiências. Santarém será representada por esses dois profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento da região.
Veja abaixo a relação dos artigos científicos respectivamente com seus autores e co-autores:

1 – PIB Tradicional Trade off PIB Ecológico

Autores: Dr. Jarsen Luis Castro Guimarães, Daiana Gomes de Carvalho, Débora Freitas da Silva, Edjane Vasconcelos Fernandes, Rubens Gilvan Santos Medeiros.

2- Motivações da criminalidade: aspectos teóricos e práticos.

Autores: Dr Jarsen Luis Castro Guimarães e Dr. Durbens Martins Nascimento

3- Análise da desigualdade intra regional no Estado do Para.

Autores: Msc Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos e Msc João Pereira dos Santos.

Fonte: RG 15/O Impacto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *