Assembléia discute o planejamento e o orçamento participativo de Belterra

Delegados distritais
Delegados distritais

Na última segunda-feira (23-09) foi realizada nas dependências da Escola Eny Ataíde a IV Assembleia Municipal do Planejamento e Orçamento Participativo de Belterra, o POP 2013. Com início às 9h00 o evento contou com a participação dos delegados distritais do município que vieram definir as prioridades para o Plano Plurianual e para a Lei do Orçamento Anual. A Assembleia apresentou os resultados de todo o debate realizado nos sete distritos administrativos de Belterra durante as plenárias do POP realizadas nos meses de julho e agosto deste ano. Este modelo de gestão democrática é uma das marcas do governo da prefeita Dilma Serrão.

Segundo o delegado distrital de Prainha João Lopes esta forma de governar ouvindo a população é muito importante. “Viemos aqui dizer quais são nossas demandas e reivindicar aquelas que tem maior prioridade já que sabemos as dificuldades do município”. Ele ainda ressalta que este processo ajuda todos os delegados entenderem os problemas e as potencialidades dos outros distritos.

A prefeita Dilma participou da assembleia do início ao fim e falou da necessidade de que cada participante se sinta protagonista deste planejamento. “Nosso objetivo é fazer um governo transparente que tem o povo no centro das discussões e das decisões. Poderíamos fazer a lei do orçamento num gabinete, mas decidimos fazer diferente, ouvindo o povo e planejando cada passo do desenvolvimento de Belterra”.

Os participantes se reuniram em grupos e definiram as prioridades para educação, saúde, assistência social, meio ambiente, turismo, infraestrutura, agricultura, trânsito, cultura, esporte, juventude, mulheres e indígenas. O resultado deste trabalho será enviado para a Câmara de Vereadores e será acompanhado pelos Conselhos Distritais nos próximos dois anos.

BELTERRA RECEBE LANCHA DO GOVERNO FEDERAL PARA ATENDER RIBEIRINHOS 

Equipe da Prefeitura recebe lancha que atenderá ribeirinhos do Município
Equipe da Prefeitura recebe lancha que atenderá ribeirinhos do Município

A Prefeitura de Belterra recebeu na terça-feira (24/09,) do Governo Federal, a lancha LS 020 que dará suporte aos trabalhos do Governo Juntos Queremos Mais, na região ribeirinha do Município. O transporte facilitará o acesso do Governo Municipal às famílias que são beneficiárias dos Programas do Governo Federal.

No mês de agosto a Prefeita, Dilma Serrão, participou em Belém  da cerimônia de entrega de lanchas para o Programa Bolsa Família e outros programas como Bolsa Verde e o CRAS volante,  programas Federais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social –SEMTEPS em Belterra. O evento foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS com intuito de avançar nas ações que fortaleçam a política de Assistência Social no Oeste do Pará.

A lancha trazida para Belterra pelo Secretário da SEMTEPS, Reginaldo Lobo, foi recepcionado na Praça Brasil, por representantes do Governo Municipal, Vereador Helivelton Noronha e População. A lancha tem capacidade para doze tripulantes e receberá do Governo Federal suporte com recursos financeiros para a manutenção e combustível. O transporte ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS).

MUTIRÃO DO BOLSA VERDE INICIA EM BELTERRA

A ação de cadastramento acontecerá até o dia 03 de outubro
A ação de cadastramento acontecerá até o dia 03 de outubro

A Prefeitura Municipal de Belterra em Parceria com o Governo Federal deu inicio na quarta-feira, ao Mutirão do Bolsa Verde, com objetivo de cadastrar famílias para o Programa Bolsa Verde, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, implantado pela Presidente Dilma Rousself. A ação acontecerá até o dia 03 de outubro.

O Mutirão vai permitir a ampliação da cobertura do programa na Amazônia, com uma perspectiva do Governo Federal fazer a inclusão de mais de 30 mil famílias que vivem nas Unidades de conservação, assentamentos federais e comunidades ribeirinhas.

Desde terça-feira (24/09) a Prefeita Dilma Serrão está com uma equipe do Governo Municipal na região do Tapajós, para a realização dos cadastros. Serão atendidas as comunidades dos Polos Prainha (Itapaiuna, Prainha 1 e 2, Taquara – nos dias 25 e 26/09), Polo Tauari (Pini, Tauari e Chibé – nos dias 27 e 28/09), Polo Nazaré (Marai, Bragança, Nazaré e Marituba – nos dias 29/09), Polo Piquiatuba (Pedreira, Jaguarari e Piquiatuba – nos dias 01 e 02) e Polo Maguari (Acaratinga, Maguari, São Domingos e Jamaraqua – nos dias 03 e 04).

Durante o cadastramento as famílias serão orientadas sobre o programa, que efetua repasses trimestrais no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por meio do cartão do Bolsa Família, durante o prazo de até dois anos. A Prefeitura de Belterra em parceria com a Secretaria do Patrimônio do Ministério do Planejamento, o ICMbio e o Incra são os responsáveis pela busca ativa das famílias ribeirinhas.

No mutirão, as famílias contempladas serão incluídas no Cadastro Único e nos programas Bolsa Família e Bolsa Verde. Durante a ação serão oferecidos serviços de emissão de documentos de Identidade, CPF, Cartão SUS e a Carteira de Trabalho pelo Programa Nacional de Documentação do Trabalhador Rural, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

POPULAÇÃO RIBEIRINHA DE BELTERRA É ATENDIDA PELA UNIDADE DE SAÚDE FLUVIAL ABARÉ I 

Centenas de ribeirinhos recebem atendimento médicos
Centenas de ribeirinhos recebem atendimento médicos

Desde o último domingo (22/09), o Governo Juntos Queremos Mais, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde estão atendendo as famílias da Flona do Tapajós com vários serviços de saúde. A viagem que iniciou na Comunidade de Prainha encerrará dia 26/09 no Polo São Domingos.

Até terça-feira (24/09) os Profissionais da Saúde, da Prefeitura de Belterra já atenderam 330 pessoas, através dos seguintes atendimentos: consulta médica, consultas de Enfermagem, Imunização, Coleta de PCCU, Exames Laboratoriais, Pré-natal, atendimento odontológico, visitas domiciliares, atendimento dos Grupos de HIPERDIA, atendimento das crianças no Programa de Crescimento e Desenvolvimento, Educação em Saúde, Farmácia Básica, Atividade do Programa Saúde na Escola, vacinação para cães e gatos, inquérito canino, aferição de pressão arterial, teste de glicemia dentre outros. Na quarta-feira (25/09) a Unidade de Saúde Fluvial Abaré I está com a equipe Multiprofissional do Governo, com os atendimentos na Comunidade de Pedreira.

Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *