Inauguração de novos prédios da UFOPA aconteceu no domingo

Prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), situado no Câmpus Rondon
Prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), situado no Câmpus Rondon

No domingo, dia 29 de setembro de 2013, ocorreu a inauguração de novos prédios e instalações da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), situados em Santarém (PA).

A programação começou às 9 horas, com a inauguração oficial do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), situado no Câmpus Rondon, no bairro do Caranazal. Em seguida, aconteceu a inauguração do conjunto de laboratórios de pesquisa do Câmpus Tapajós, situado no bairro do Salé. A programação encerrou-se com a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-Tapajós).

O evento foi aberto ao público e à comunidade acadêmica.

Mesa-redonda na UFOPA discute conflitos nas universidades

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promoveu na sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013, em Santarém (PA), a mesa-redonda Conflitos nas Universidades: cenários, estratégias, soluções, que contou com a participação do renomado jornalista Hélio Doyle, da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes, e do ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello, atual secretário de Estado de Promoção Social do Governo do Pará. Aberto ao público, o evento aconteceu às 16 horas, no Auditório do Campus Tapajós, situado no bairro do Salé.

Hélio Marcos Prates Doyle trabalhou em vários dos principais jornais, revistas e redes de televisão do País, como Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Rede Manchete, Rede Globo, entre outros veículos. Ao longo de 40 anos de carreira, Doyle recebeu diversos prêmios, como o Esso de Jornalismo (1975), o Abril de Jornalismo (1978), o Fenaj de Jornalismo (1989), o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (1991), entre outros. O jornalista também exerceu diversas funções públicas e acadêmicas e atualmente mantém o Blog do Hélio Doyle, no portal Meiaum.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Alex Bolonha Fiúza de Mello é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi reitor no período de 2001 a 2009. Possui pós-doutorado pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e pela Cátedra UNESCO de Gestión y Política Universitaria, da Universidad Politécnica de Madrid. Como pesquisador, trabalha com as seguintes temáticas: Amazônia: modernização e conflitos sociais; Desenvolvimento regional; Capitalismo e globalização; Pensamento social clássico; Educação superior e universidade.

Santarém recebe o 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável

Santarém receberá, de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013 o 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. Pela primeira vez um município da região Amazônica sediará o evento internacional, que ocorre a cada dois anos, alternadamente, nos dois países. As edições anteriores foram realizadas em Tübingen (2003), Santa Maria e Santa Cruz do Sul – RS (2005), Freiburg (2007), Curitiba – PR (2009) e Stuttgart (2011).

Realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelas universidades alemãs de Stuttgart e de Eberhard Karls de Tübingen e pela Baden-Württembergisches International, o Simpósio reunirá cientistas, professores, profissionais e estudantes do Brasil e da Alemanha. O encontro busca debater e avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e o desenvolvimento nas áreas de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sob os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha.

“O simpósio trata dos problemas da biodiversidade e da sustentabilidade do meio ambiente, vendo a experiência da Alemanha, onde esses aspectos são levados muito a sério, e os problemas pelos quais eles já passaram e que nós estamos enfrentando agora”, resume o coordenador do evento na UFOPA, Prof. Dr. William Vale. Recursos minerais, clima e energia renovável, água e políticas ambientais e projetos binacionais serão alguns dos temas abordados durante a programação do evento, que ocorrerá na UFOPA.

Abertura

A noite de abertura será realizada no domingo, 29/9, no Hotel Barrudada Tropical. A solenidade terá início às 19h, com a presença da diretora do Ministério para Ciência, Pesquisa e Arte da Alemanha, Dra. Simone Schwanitz, do reitor da UFOPA, Dr. José Seixas Lourenço, do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dr. Jorge Almeida Guimarães, e do representante da Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, Dirk Schüller. Após a solenidade, haverá apresentação do músico paraense Sebastião Tapajós.

Entre os apoiadores do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável estão: Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério para Ciência, Pesquisa e Arte da Alemanha.

Para realizar inscrição ou obter mais informações, acesse: www.ufopa.edu.br/sba-2013.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *