Fusão de drogarias deve render R$ 1 bi em 2014
A associação entre a Extrafarma e o grupo Ultra – quarta maior companhia privada do Brasil – assinada na última segunda-feira deve se consumar até o primeiro trimestre de 2014. A meta é tornar a rede de drogarias uma das gigantes do setor farmacêutico no Brasil nos próximos anos, com média de abertura de 100 a 130 novas unidades por ano como ocorre nas grandes redes nacionais. Com mais de meio século de atuação, a Extrafarma é hoje a oitava rede farmacêutica do país, com 186 drogarias no Norte e Nordeste e quatro mil colaboradores. Estima atingir esse ano uma receita bruta de R$ 1 bilhão. No Pará, são 88 lojas com 2,5 mil empregados. Para atingir esse patamar, a rede contará com a expertise do grupo Ultra, que atua no mercado através das marcas Ipiranga, Ultragaz, Oxiteno e Ultracargo. Com a associação à Extrafarma o grupo inicia uma quinta área de negócios, no ramo de farmácias. Com a associação, 100% das ações da Extrafarma foram trocadas por 2,9% das ações da Ultrapar, com a família Lazera se tornando a sétima maior acionista do grupo Ultrapar. Dessa forma, a família Lazera passa a ser acionistas a longo prazo do grupo Ultra. Paulo Lazera, principal executivo da Extrafarma, permanece no comando do negócio de varejo da rede como diretor superintendente e passará a integrar a diretoria executiva da Ultra.
“Nossa meta é acelerar nosso crescimento através do acesso aos mais de 10 mil pontos de vendas de varejo do grupo distribuídos entre os postos Ipiranga e a revenda Ultragaz. A sede da empresa permanece em Belém esperamos nos posicionar como um dos líderes do setor nos próximos anos”, destaca Paulo Lazera.
Thilo Mannhardt, presidente do grupo Ultra, em coletiva de imprensa ontem, ressaltou que sua empresa gosta de investir e acredita no Brasil, sempre apostando em segmentos com potencial de crescimento. “É nesse sentido que vemos o setor de varejo farmacêutico como uma forma de aproximação com os consumidores e estamos animados de nos unirmos à Extrafarma, uma companhia de alta qualidade, reconhecida como uma rede de drogarias diferenciada, e apresenta total sintonia com as atividades da Ipiranga e da Ultragaz”. Com o novo negócio, o Ultra passa a atuar diretamente em um segmento em fase inicial de consolidação, com faturamento estimado de mais de R$ 60 bilhões em 2012 e crescimento real de mais de 10% nos últimos anos. O setor cresce impulsionado pelo aumento da idade média da população, pelo aumento de renda, com maior acesso a medicamentos, para o qual também contribui a crescente participação de genéricos, e pela crescente demanda por produtos de higiene e beleza.
Andre Covre, diretor financeiro da Ultra, disse que o grupo ainda define os detalhes de como se dará o planejamento a expansão da rede de farmácias, que deverá ser finalizado nos próximos meses. O presidente do grupo Ultra reforça que a meta é colocar a Extrafarma entre as líderes do setor farmacêutico, que será favorecido pela associação. “O ponto de partida será o Norte e Nordeste e vamos olhar onde há possibilidades de expansão a partir dessas duas regiões. Não temos nenhuma intenção de vender a Extrafarma, mas sim expandir sua longevidade e dar cada vez mais conveniência a seus clientes”, explica Mannhardt.
A consumação da transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em seguida, será submetida às aprovações das Assembleias Gerais de cada uma das empresas. A Extrafarma atua há mais de 50 anos no mercado de distribuição de medicamentos nos estados do Ceará, Amapá, Piauí, Maranhão e Pará, onde se encontra e onde permanecerá a sua sede após a associação. É uma das líderes na distribuição de produtos farmacêuticos nas regiões Norte e Nordeste. A companhia atua no setor de distribuição de combustíveis, com foco em conveniência e serviços para os consumidores, por meio da Ipiranga e da Ultragaz, na indústria de especialidades químicas, com a Oxiteno, e no segmento de armazenagem para granéis líquidos, por meio da Ultracargo. Com de nove mil funcionários, o Ultra detém operações em todo o território brasileiro e possui, através da Oxiteno, unidades industriais nos Estados Unidos, no Uruguai, no México e na Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, na Bélgica, na China e na Colômbia.
Fonte: Diário do Pará