Médicos cubanos chegam região de Tabatinga e Juruti Velho

Prefeito Marco Aurélio e secretários dão boas vindas aos médicos
Prefeito Marco Aurélio e secretários dão boas vindas aos médicos

Com o Programa Mais Médicos do Governo Federal, Juruti também foi beneficiada com a chegada de dois médicos cubanos, no dia 02 de novembro. Um vai atender a região da Tabatinga e o outro na região de Juruti Velho.

Osmany Morales e Osmany Guevara vão ficar permanentemente nessas localidades, totalizando 15 médicos no município. Vale ressaltar que assim como vai melhorar o atendimento nas comunidades rurais, a cidade também é beneficiada como os médicos que vão ficar mais tempo nos postos e Hospital Municipal.

PREFEITURA DE JURUTI REALIZA I CAMINHADA DE COMBATE ÀS DROGAS

Alunos tiveram participação especial na caminhada contra as dorgas
Alunos tiveram participação especial na caminhada contra as dorgas

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Prefeitura de Juruti realizou no dia 8 de novembro a I Caminhada Contra as Drogas, com o tema “Por uma sociedade protegida”. A concentração ocorreu na Arena Cultural e seguiu pelas ruas até o Tribódromo, com a participação em massa das escolas.

“Queremos conscientizar nossos alunose professores e toda a população dos prejuízos familiares e sociais que as drogas causam dentro de uma sociedade. A SEMED declara guerra contra esse mal”, disse a secretária, Régia Pinheiro.

PREFEITURA DE JURUTI INAUGURA MICROSSISTEMA DA COMUNIDADE BELA VISTA

Prefeito Marquinho inaugura mais um microssistema de água
Prefeito Marquinho inaugura mais um microssistema de água

Os secretários municipais de Integração Comunitária, Antônio Marcos, Educação, Régia Pinheiro, Comunicação, Marcel Gonçalves, Finanças, Gustavo Hamoy e o chefe de Gabinete, Audenor Matias, estiveram na comunidade Bela Vista, região da Tabatinga, para a inauguração de um microssistema de abastecimento de água, no dia 03 de novembro.

O microssistema com poço de 65 metros, elevado com reservatório de 5 mil litros e 280 metros de rede hidráulica , vai atender 10 famílias. O vereador Carlos Alberto foi autor do requerimento, aprovado pela Câmara Municipal e também participou da solenidade, bem como os vereadores Luis Braga e Elivan Rocha. O coordenador da Comunidade, Manoel Pereira Melo, agradeceu a Prefeitura pelo serviço, pois era uma luta de muitos anos, e a comunidade se sente feliz pelo benefício.

“A parceria entre Prefeitura e Câmara gera frutos. Não adianta divergir politicamente, só por divergir. O que é bom para a população tem que ser a prioridade. E quando vereadores, prefeitos, lideranças políticas unem forças, a população é maior vitoriosa. Estou muito feliz pelas famílias da Bela Vista que vão usufruir deste bem precioso que é a água, mas não qualquer água, uma água de qualidade”, afirmou Antônio Marcos.

PREFEITURA DE JURUTI INAUGURA MICROSSISTEMA NO BAIRRO JARDIM TIRADENTES

A Prefeitura de Juruti inaugurou, neste dia 08 de novembro, o microssistema de abastecimento de água no bairro Jardim Tiradentes, com a presença dos moradores, prefeito Marco Aurélio, secretários de Infraestrutura, Andréa Alves, Comunicação, Marcel Gonçalves, Assistência Social, Edvander Batista, e Administração, Daliane Guimarães, além da vereadora Mônica Brito e Manoel Borges.

O microssistema irá abastecer mais de 200 famílias, através de uma rede hidráulica de 1.200 metros, e dois reservatório de 10 mil litros cada um. “É importante ressaltar que esse microssistema é uma parceria da Prefeitura com a comunidade. Estamos felizes de poder contribuir com as políticas públicas nesta localidade, ainda mais com água, um bem tão precioso para todos nós”, disse Andréa Alves.

O vice-coordenador da comunidade, LaurimarPrintes Alvarenga, agradeceu a todos que contribuíram para que esse sonho fosse realizado. Esse microssistema é um dos seis microssistemas já entregues na atual gestão. “Água é e sempre será uma prioridade no nosso governo”, afirmou Marco Aurélio.

PROJETO ALERTA INICIA SUA 8 ª EDIÇÃO EM JURUTI COM PARTICIPAÇÃO DE 1.400 ALUNOS

Prefeito Marco Aurélio com membros da coordenação do Projeto
Prefeito Marco Aurélio com membros da coordenação do Projeto

A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou nos dias 7 e 8 de novembro, a 8ª edição do Projeto Alerta, tendo as autoridades municipais, como o vice-prefeito Jonas Morais, representando o prefeito Marco Aurélio, secretários parceiros do Projeto, como Educação, Governo e Comunicação, a representante da Alcoa, Renata Ferraz, que ocorreu no dia 7 às 8h no auditório da SEMSA. Marco Aurélio prestigiou as atividades do Projeto no segundo dia e ficou satisfeito pela participação dos jovens.

O Projeto Alerta tem o apoio da Alcoa e das escolas municipais e estaduais, em que alunos e professores recebem orientações dos profissionais de saúde e de psicologia quanto à gravidez precoce e não planejada, aos perigos das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), como a AIDS, à violência sexual, ao mal uso dos preservativos, e principalmente aos problemas ocasionados pelo uso e venda de drogas no município de Juruti. Segundo o vice-prefeito, o problema das drogas é algo muito grave, que tem colocado Juruti como um dos municípios do Oeste e do Estado como um dos maiores consumidores de drogas. “A Prefeitura tem que dar uma resposta para a sociedade diante da realidade em que nós vivemos. Imaginem se os jovens não fossem alertados com a realização desse Projeto que já existe desde 2006¿ Que outras tragédias estaríamos vivenciando¿ Só podemos vencer esta guerra se estivermos todos unidos”, disse Jonas. Ele também pediu aos alunos presentes se eles vão vestir a camisa e lutar contra esse mal e tem como resposta um coro de Sim.

Segundo a secretária adjunta de saúde, Ariadne Lima, ainda há a necessidade de promover essas orientações porque os números de casos de doenças, de gravidez precoce, ainda são muito grandes. As escolas, as famílias principalmente, e o Poder Públicos precisam falar a mesma língua quanto ao combate a essas mazelas presentes no município.

Nos dois dias, aproximadamente 1.400 alunos participaram das 10 escolas parceiras.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *