Círio das Crianças será no domingo

Círio das Crianças
Círio das Crianças

A Diocese de Santarém confirmou para este domingo, 17, a realização do Círio das Crianças 2013. A romaria infantil faz parte das comemorações das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, considerada a segunda maior e mais importante festa católica do Estado do Pará. A procissão sai da Igreja de São Raimundo Nonato, por volta das 7 horas e percorre algumas das principais vias de Santarém até a catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde acontece a celebração de chegada dos romeiros.
De acordo com as estimativas do Corpo de Bombeiros, mais de 5 mil pessoas são esperadas neste domingo, 17, para o Círio das Crianças, em Santarém. Crianças de todas as idades são esperadas para a romaria infantil.

O padre José Ronaldo, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, diz que o Círio das Crianças representa uma oportunidade de realizar um dos mandamentos de Jesus Cristo. “Essa é uma oportunidade de nós obedecermos mais um dos mandamentos do Senhor, que é quando ele fala: deixai vir a mim todas as criancinhas. E também da criança estar diante da graça alcançada e do conhecimento que Jesus é o Senhor da sua vida e que Maria é a mãe que nos direciona a esse caminho”, declara.
Segundo padre Ronaldo, a expectativa do círio de Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 24, é bastante positiva. “Nós esperamos que assim como o círio das crianças, que é essa demonstração de fé e devoção, o círio no domingo 24, possa ser mais uma vez um momento de reflexão a respeito da vida e também de encontro não só com a família como também com a graça de Deus”, enfatizou.
Para o coordenador do Círio, Gilberto Dinelly, a participação maciça das crianças neste sétimo ano do evento, é resultado do trabalho de divulgação das festividades, que iniciou com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição. “Esse ano já é o sétimo ano consecutivo e nós esperamos que as crianças respondam ao chamado e venham participar conosco. Nós temos muito que agradecer e sabemos que esse é o resultado do trabalho feito a partir da peregrinação de Nossa Senhora”, finalizou Dinelli.
TRANSLADAÇÃO: Sábado, dia 16, às 18 horas, acontece a transladação do Círio das Crianças, que sai da Igreja Matriz para a Igreja de São Raimundo Nonato, onde acontece uma missa na chegada com a responsabilidade da própria comunidade.
A transladação seguirá pela Rua Siqueira Campos, Avenida Tapajós e travessa Silva Jardim até a Igreja de São Raimundo. O Círio das Crianças faz parte da programação da festa de Nossa Senhora da Conceição, e foi realizado em Santarém pela primeira vez, em 2007.
O Círio das Crianças foi realizado para atender as crianças, de todas as catequeses de primeira eucaristia, das comunidades e colégios, entidades, escolas, coroinhas.
Neste ano a coordenação espera que aproximadamente 5 mil crianças devam participar do evento que acontece neste domingo 17 de novembro, com saída marcada para as 7 horas da Igreja de São Raimundo Nonato.
O Círio sai da Igreja de São Raimundo Nonato e percorre a travessa Silva Jardim, Avenida Rui Barbosa, Avenida Barão do Rio Branco até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde acontece missa na chegada.

SEGURANÇA: Em Santarém, um forte esquema de segurança está sendo montado pelos órgãos de segurança para garantir que não ocorrerá nenhum incidente durante todo o trajeto do círio da padroeira dos católicos santarenos, no dia 24, que sai da Igreja de São Sebastião por volta das 7 horas, percorre as avenidas Nazaré, São Sebastião, Cuiabá, Tapajós até o elevado da Praça da Matriz, onde acontece a celebração de encerramento.

CELEBRAÇÃO DOS MILITARES: Os militares irão realizar neste ano, pela primeira vez, uma romaria durante as festividades de Nossa Senhora da Conceição.

A festividade será aberta oficialmente no dia 24 de novembro, com o 95º Círio da Padroeira de Santarém. A homenagem marcada para o dia 6 de dezembro vai reunir integrantes do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros, 8º Batalhão de Engenharia de Construção e Capitania Fluvial, além de policiais civis e integrantes do Grupamento de Incêndio do aeroporto. A romaria vai sair às 17h do quartel do 3º BPM rumo à catedral de Nossa Senhora da Conceição. Uma missa encerrará a procissão.

CÍRIO: A devoção a Nossa Senhora da Conceição entre os moradores surgiu na fundação da cidade, em 1661, pelo padre João Felipe Bettendorf, que, ao instalar a missão jesuíta na aldeia do Tapajós, pintou um quadro da santa.

Apenas em 1919, no entanto, foi realizado o primeiro Círio da Conceição pelas ruas de Santarém, marcando a abertura das festividades da padroeira, reunindo romeiros de sete municípios que formam a diocese e outras cidades vizinhas.

A tradição também atrai turistas de outros estados. No ano passado, o número de fiéis na procissão foi estimado em 180 mil. A expectativa da coordenação é que, em 2013, o evento atraia 200 mil peregrinos.

Fonte: RG 15/O Impacto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *