Morre em Belo Horizonte, renomado neurocirurgião Atos Sousa

Dr. Atos Sousa
Dr. Atos Sousa

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (18), em Belo Horizonte, o neurocirurgião Atos Alves de Sousa, de 66 anos. Irmão do cineasta mineiro Helvécio Ratton, Sousa foi vítima de um mal súbito. “Ele era reconhecido mundialmente, fazia cirurgias na China e na África. Como pessoa, era desvinculado de interesses e se preocupava com o bem-estar de seus pacientes e equipe”, relata o médico Carlos Henrique Viana de Castro, diretor técnico do Hospital Lifecenter.

A provável causa do mal súbito foi um problema cardíaco. Na noite desse domingo, após voltar do fim de semana em um sítio da família em Ravena, distrito de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, Sousa estava em casa assistindo televisão com a mulher quando ela percebeu que ele estava passando mal. Dois médicos que moram no mesmo edifício foram chamados, mas não houve tempo de socorrê-lo.

Carlos Henrique Castro conviveu com Atos Sousa por dez anos. O neurocirurgião era um profissional ímpar, que tinha uma técnica cirúrgica apurada, na opinião do diretor. “Ele era fundamental para o Lifecenter”, considera.

A importância do médico ultrapassa os muros do hospital. Ele acumulava as funções de coordenador da cadeira de neurugirurgia e professor da Faculdade Ciências Médicas,  de neurocirurguião da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e de coordenador de Neurocirurgia do Hospital Lifecenter. Já havia palestrado em 40 países e participado 122 eventos médicos no Brasil e outros 233 no exterior. Ao longo de sua carreira, o médico recebeu 14 prêmios e homenagens, escreveu 11 capítulos em livros publicados e assinou 63 artigos em periódicos da área. Fez três especializações em neurocirurgia na Europa e doutorado na mesma área na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em Santarém, o Dr. Atos Sousa, com sua vasta experiência internacional, abrilhantaria o II Workshop de Neurologia e Neurocirurgia do HRBA, que será realizado no dia 22 de novembro. O HRBA, representado pelo seu Diretor Geral, Hebert Moreschi, e Diretor Técnico, Erik Jennings, manifesta sua profunda tristeza pela enorme perda que a morte do Dr. Atos Sousa representa para a Neurocirurgia no Brasil e no mundo.

Humano

No Lifecenter, tanto membros da diretoria quanto pessoas que trabalhavam com Atos Sousa estão comovidos. “Ainda não conseguimos absorver a notícia”, conta. Atencioso e humano, o médico era conhecido por conquistar o paciente na primeira consulta. “Ele sempre tinha uma palavra de carinho. Era uma pessoa que trazia à tona questões éticas e morais, raras nos dias de hoje”, afirma Carlos Henrique Castro. O pai do diretor técnico foi um dos pacientes de Sousa.

Depoimento

Na internet, a reportagem de O TEMPO encontrou depoimentos de pacientes do neurocirurgião. Em um deles, o paciente elogia o tratamento oferecido pelo médico. “Agradeço a Deus por ter colocado essa bênção de profissional em minha vida e o usado de maneira tão tremenda e poderosa. Dr. Atos fez a cirurgia em mim para retirada de uma MAV (Malformações Arteriovenosas Cerebrais) enorme, e foi um sucesso. Hoje estou curada, perfeita”, contou a paciente em setembro de 2013.

O corpo de Atos Alves de Souza foi velado no salão nobre da Santa Casa e será cremado no Cemitério Parque da Colina ás 15h desta segunda-feira (18). Ele deixou mulher e três filhos adultos.

Fonte: Jornal O Tempo, com informação local do HRBA

3 comentários em “Morre em Belo Horizonte, renomado neurocirurgião Atos Sousa

  • 18 de novembro de 2013 em 21:21
    Permalink

    Dr Atos é uma pessoa que é sempre lembrada com muito carinho. Com muitas orações, pensamentos bons e amor. E continuará sendo assim. A ciência agradece por sua dedicação e nós agradecemos pela felicidade e o sentido da vida que ele nos ensina.
    Minha eterna gratidão.

    Resposta
  • 18 de novembro de 2013 em 21:05
    Permalink

    Hoje o meu irmão está perfeito, nunca precisou tomar um remédio pra dor. Hoje sentimos muito a perda de Dr Atos, que tornou pra gente(e sei que para as famílias dos seus pacientes) um familiar muito querido. Desejo que sua família tenha paz na saudade e que Dr Atos esteja num lugarzinho especial e que possa de outras maneiras continuar cuidando de quem precisa.

    Resposta
  • 18 de novembro de 2013 em 21:00
    Permalink

    Hoje morreu Dr Atos. E hoje seus pacientes e as famílias dos seus pacientes estão órfãos desse homem de coração generoso e mãos tranquilas. Hoje eu estou órfã e toda a minha família que é grata à ele. Dr Atos esteve presente no momento mais aflitivo das nossas vidas e ele nos proporcionou as maiores felicidades. Dr Atos retirou um tumor em estágio avançado do cérebro do meu irmão.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *