Paulo Gasolina: “Corrupção dentro das cadeias cresce assustadoramente”

Vereador Paulo Gasolina (DEM)
Vereador Paulo Gasolina (DEM)

Em sessão realizada no início desta semana, na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Paulo Gasolina (DEM), aprovou em conjunto com seus pares, a proposta de sugestão de ressocialização de presos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM) e, que será encaminhada para o conhecimento do governador do Pará, Simão Jatene, para que viabilize estudos junto à Secretaria Estadual de Defesa Social, visando atender as propostas do legislativo local.

O vereador Paulo Gasolina sugere a criação de uma comissão multidisciplinar compostas por ex-detentos e detentos do semi-aberto, bem como profissionais de diversas áreas para proferirem palestras motivacionais, aos presos que ainda se encontram apenados, nas escolas da rede pública, contando suas experiências e retornos ao convívio social, visando a reintegração social e respeitando a lei e os direitos do condenado.

“A função deste trabalho é mostrar a realidade vivida hoje, no sistema prisional, onde quase diariamente a mídia publica matéria sobre rebeliões em presídios e retorno ao crime quando alcançam a liberdade”, diz o parlamentar.

Segundo ele, ainda existem casos de sentenciados que são mortos por seus próprios companheiros, funcionários e familiares de detentos transformados em reféns, resgates e fugas audaciosas e espetaculares praticadas por criminosos. Paulo Gasolina alerta que as regras nem sempre são cumpridas e, que a aplicação penal nem sempre é imposta de maneira adequada.

“Hoje em dia o preso é esquecido. A corrupção dentro das cadeias e penitenciárias cresce de maneira assustadora e ainda para piorar mais a situação, as facções se estendem dentro e fora dos presídios. Infelizmente, estamos nos habituando num processo de caos, onde o que ocorre é a falência e desestruturação do sistema carcerário”, argumenta o Parlamentar, acrescentando que o problema dentro dos presídios é fruto do descaso dos governantes, a falta de estrutura, a superlotação e a inexistência de um trabalho para a recuperação do detento.

“Assim é nosso sistema, promessas e nada de recompensas. Mas, também, não devemos nos esquecer que o Congresso Nacional infelizmente tem aprovado, atendendo à pressão da área de direitos humanos do Governo Federal e das notórias organizações não-governamentais que atuam no País, leis que cada vez mais afrouxam o Código Penal, principalmente a Lei de Execuções Penais”, comenta.

ESCURIDÃO: O vereador Paulo Gasolina solicitou, também, à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), através da Divisão de Iluminação Pública, que determine as providências que se fizerem necessárias, no sentido de realizar serviços de melhorias de iluminação pública, no Bairro de Maracanã, atendendo uma reivindicação dos professores e pais de alunos da Escola Municipal Professor Dom Floriano.

“O citado serviço público acima mencionado, nos foi repassado pelos Professores e pais de alunos da Escola Dom Floriano e se faz absolutamente necessário pelas condições atuais que o referido bairro se encontra. Diz o relato que a população, professores e alunos se encontram temerosos, pois grande parte da classe estudantil da referida área, estuda no horário noturno e já sofreu assaltos devido a ausência da iluminação”, denuncia.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *