Campanha “Santarém contra a dengue II” será lançada nesta sexta-feira

Técnico de endemias vistoria quintal
Técnico de endemias vistoria quintal

A Prefeitura de Santarém, através Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), lançará nesta sexta-feira (29) a segunda etapa da campanha “Santarém contra a Dengue”. Serão mobilizados 70 agentes de combate às endemias e 30 alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA), que visitarão os bairros cadastrados pela Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA). O Dia “D” da Campanha acontecerá no Centro de Saúde do bairro Aeroporto Velho, às 08h. As equipes atuarão dentro de uma programação que vai levar em conta as grandes áreas da zona urbana, que foram setorizadas. A maioria delas recebeu serviços da Operação Verão, o que deve facilitar a mobilidade das equipes e trafegabilidade de maquinários.

A segunda etapa da Campanha deve repetir a experiência observada na primeira versão, que aconteceu entre os meses de março e abril. Na ocasião, além das visitas das equipes a cada domicílio, com orientações sobre hábitos de prevenção à proliferação do mosquito transmissor da doença, a SEMINFRA realizou a retirada de entulhos. Por isso, a Secretaria orienta, novamente, que a população coloque na frente de suas casas o entulho, observando a orientação da coordenação da campanha, sobre os dias e horários de coleta do material.

Para a coordenação, essas medidas tiveram êxito, tendo como base a diminuição dos registros da doença em áreas consideradas de alto risco. Na primeira etapa houve uma queda de mais de 50% dos casos de dengue (59%) no mês de março, período de alta concentração pluviométrica. Foram visitados 48 bairros e retirados 3.526 carradas de entulho.

A coordenação adverte que não basta a atuação governamental. A ajuda da população é imprescindível na prevenção e combate aos focos. A Campanha Santarém contra a Dengue é uma realização das Secretarias de Infraestrutura (SEMINFRA), Saúde (SEMSA/DIVISA), Educação (SEMED), Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), Meio Ambiente (SEMMA), Finanças (SEFIN/Divisão de Tributação) e Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), além das Coordenadorias de Defesa Civil (COMDEC) e Comunicação (CCOM), 9º CRS/SESPA, 5ª URE, Câmara Municipal de Santarém e SETRANS.

As visitas iniciam pelo polo I (grandes áreas do Maracanã e Santarenzinho) no dia 02/12. A Campanha para no dia 20/12 (recesso de natal e ano novo) e retorna às ruas em janeiro de 2014.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *