Humanização: Programa “Família no HRBA” estreita laços entre a rotina de trabalho e a vida familiar

Programa “Família no HRBA”
Programa “Família no HRBA”

Com objetivo de estreitar os laços entre o ambiente de trabalho e a família de seus profissionais, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou na manhã da última quinta-feira, 21, o Programa “Família no HRBA”. O programa beneficiou crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, que além de ganharem uma manhã repleta de atividades lúdicas e de recreação, também puderam conhecer de perto um pouco da dia a dia de seus pais dentro do maior hospital público do Oeste do Pará. A ação, que visa promover maior interação e vivência das crianças com a atividade laboral desenvolvida pelos seus pais, reuniu aproximadamente 40 crianças que além de visitarem o HRBA também receberam orientações sobre saúde, ganharam presentes e agradeceram a Deus pelas bençãos recebidas.

A programação foi iniciada às 8 horas na área externa do HRBA, e após o aquecimento com uma ginástica laboral e a presença do Cerestinho e da Mãozinha mascote da CCIH, as crianças participaram de várias atividades como: palestra sobre a higienização das mãos, plantio de mudas. Houve ainda um piquenique e a visita à alguns setores específicos do HRBA, além de assistirem ao Teatro Batista, no auditório do HRBA, e tirarem um momentinho para falar com papai do céu e receber a lembrancinha da visita.“Eles estão muito felizes porque estão visitando o trabalho dos pais e estão conhecendo os colegas, e até os pacientes que são as pessoas que fazem parte do dia a dia dos pais” , falou Jeovânia Cruz, coordenadora do Setor de Recursos Humanos (RH) do HRBA.

A coordenação do projeto ficou por conta do Setor de Recursos Humanos (RH), porém o trabalho em equipe com os demais setores garantiu sucesso ao evento. “A equipe de Gestão de Pessoas juntamente com os parceiros neste programa: Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Comissão de Combate a Infecção Hospitalar (CCIH), Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) e os demais setores, organizaram tudo de uma forma bem lúdica e divertida. Percebemos que seria um sucesso já no processo de cadastramento dos filhos, onde as vagas foram preenchidas rapidamente e os pais demonstravam emoção em verem seus filhos sendo convidados a conhecer seu ambiente de trabalho. Esse retorno é algo que aquece o coração e deixa todo mundo feliz”, diz a psicóloga Edinéia Alves.

Entre as muitas crianças que visitaram o HRBA esteve a pequena Letícia Cunha, 8 anos, que aproveitou a visita para conhecer de perto o trabalho da mãe e também outras instalações do Hospital Regional, local que ela conhece das programações de interação, como a Festa Junina. “É muito legal conhecer o hospital. Minha mãe está trabalhando e eu estou no mesmo lugar que ela, não na mesma sala, mas eu estou perto. Depois eu vou lá na sala dela ai dá pra matar a saudade”, disse Letícia Cunha enquanto se preparava, com jaleco e máscara, para conhecer as instalações internas do HRBA.

Meire Barcelos, Diretora Administrativa e Presidente do Comitê de Humanização do HRBA, traduz esse programa dentro da Política de Humanização “O Programa “Família no HRBA” está alinhado a diretriz de Valorização do Colaborador no seu ambiente de trabalho, sendo que entendemos que esse dispositivo utilizado reflete de maneira significativa o quanto a Pró Saúde valoriza seus colaboradores. O programa tende a aumentar seu formato, incorporando para as próximas edições a visita também do cônjuge.”, explicou a diretora que já anunciou mudanças e adequações para o programa de reconhecimento e motivação dos colaboradores.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou que o objetivo maior do programa foi o de estreitar laços e promover interação e integração. “O profissional de saúde fica muito ausente, às vezes dá um plantão de 12 horas, trabalha em outra entidade e essa ausência familiar pode trazer prejuízos à vida familiar. A nossa preocupação é fazer com que os filhos destes profissionais de saúde conheçam e valorizem o trabalho dos pais, que eles saibam como é importante o trabalho do profissional da saúde que está dentro de um hospital para nossa sociedade”.

O programa, segundo o Diretor, também é uma oportunidade das crianças conhecerem um pouco mais sobre as profissões voltadas para o cuidado na assistência a Saúde, além de proporcionar motivação para os colaboradores do HRBA. “ É de criança que a gente começa a formar opinião sobre as profissões. Nós tivemos a preocupação de dar uniformes para eles, que às vezes é o mesmo uniforme que os pais usam no trabalho que é para eles sentirem a proximidade dessa relação. Esse estreitamento de relação hospital/família é muito importante e traz motivação para os profissionais que atuam aqui no Hospital Regional”, finalizou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Um comentário em “Humanização: Programa “Família no HRBA” estreita laços entre a rotina de trabalho e a vida familiar

  • 28 de novembro de 2013 em 10:01
    Permalink

    O HRBA tem que humanizar imediatamente a fila de espera para consultas medicas e exames do hospital, que tem muita gente morrendo sem ser atendido. Esta na hora de se investir mais no atendimento hospitalar e menos em propaganda institucional.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *