Polícia Federal realiza operação contra crimes financeiros no Pará

1Para combater crimes contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro nacional, a PF (Polícia Federal) e a Receita Federal do Brasil desencadearam nesta quinta-feira (28) a operação ‘Manirroto’. A operação tem como objetivo principal investigar organizações criminosas que utilizam empresas de factoring para crimes. Segundo a PF, cerca de 120 policiais federais e 40 servidores da Receita Federal participam da operação, cumprindo 56 mandos judiciais, sendo sete mandados de prisão temporária, 33 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de condução coercitiva. As ações ocorrem em Belém e vários municípios do Pará. A Justiça Federal já decretou também o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos. O prejuízo aos cofres públicos foi estimado em R$ 20 milhões de reais.

Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram há um ano, após suspeitas de que diversas pessoas físicas e grupos empresariais apresentavam bens originados de atividades ilícitas. Durante os trabalhos de investigação, foi apurado que pessoas ligadas ao grupo suspeito seriam beneficiárias ‘laranjas’ que emprestavam suas contas bancárias para servir de entreposto ao dinheiro movimentado pelo grupo, para posteriormente seguir para os verdadeiros destinatários.

Os acusados também possuem bens incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal. Há, ainda, indícios da prática de condutas que contrariam as normas do sistema financeiro nacional, além de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Fonte: Portal ORM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *