Informe RC

LIRA MAIA

Enquanto não aparecer quem o suplante, o deputado Lira Maia “DEM” é considerado por políticos de todos os partidos, como maior mala de votos do Oeste paraense, ostentando esse pedigree com uma passagem como Secretário de Estado, pela Assembleia Legislativa, Prefeitura de Santarém e Câmara Federal. Não causa surpresa ser paparicado por caciques de outras legendas para compor como candidato a cargo majoritário nas eleições do ano que vem ou dar apoio a uma coligação, mediante acertos futuros em caso de vitória, onde possa exercer função de relevo, fazendo política e mantendo a chama de seus eleitores. Vamos ao retrato do momento: há mais de 6 meses, declarou publicamente não concorrer à 2ª reeleição e ter no médico deputado Nélio Aguiar, que trouxe do PMN para o DEM, a pessoa certa para eleger Deputado Federal e o sobrinho vereador Henderson Pinto “DEM” a Deputado Estadual, com votos nos municípios onde faz política e conta com prefeitos, vices e vereadores para assegurar a eleição de ambos. Quanto a mudar de partido, quando podia, com promessas mirabolantes, deve ter recebido enes convites. Pelo andar da carruagem, não pleiteia o que seria justo, uma indicação para vice-Governador ou a Senador, mas se vir naturalmente, é como canta Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar…, assim como não dá sinal do DEM que preside no Estado, se afastar da nau tucana. Lira Maia, no momento, deve possuir motivos para não pleitear a 2ª reeleição, de ficar calado e abrir o bico no momento oportuno. Se não entendesse de política, não seria Deputado Federal.

DESCOBRIDOR E CONSTRUTOR DO BRASIL

Numa solenidade que contou com a presença da companheira Dilma, em São Bernardo do Campo, quando o ex-presidente Lula recebeu o título doutor honoris causa, na Universidade Federal do ABC, concedido pela instituição de ensino paulista, o homenageado que quando discursa mistura matemática com geografia, preconizou do PT ficar no governo até 2022, quando o Brasil comemora 200 anos de independência, para fazer uma comparação de como era o País antes dos governos petistas e como vai ficar depois, dando a entender que vão realizar em 20 anos mais do que foi feito em 2 séculos. Não se referiu a escândalos de avanços a dinheiro público praticados nestes 11 anos, exoneração de ministros “a pedido” e auxiliares do 2º escalão, acusados de corrupção, nem à prisão dos companheiros e aliados mensaleiros, cumprindo penas na Penitenciária da Papuda. Mas ignorar os feitos de presidentes passados “citando dois como exemplo” dos quais em 8 anos não chegou perto, Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, mostra do futurólogo não conhecer história ou sofrer de amnésia permanente.

IDOSOS DE FORA

Há mais de 10 anos, perto de 10 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social “INSS” vêm sendo prejudicados pelo governo federal e por sua base de apoio no Congresso Nacional, no reajuste anual de seus proventos “acima de um mínimo” corrigidos no mesmo percentual dado ao salário mínimo. Existem os que recolheram por 30 anos, quando o órgão não tinha se prostituído, o correspondente à aposentadoria de 20 salários mínimos. Hoje, “milhões” recebem menos de 5, a maioria é ultrapassada pelos soldados da borracha  (época do Regime Militar) que nunca entraram num seringal e não recolheram um vintém ao sistema previdenciário, ganhando 2 mínimos. Ruim é dos idosos que ajudaram o fortalecimento do órgão que verga, mas não quebra, por excesso de concessão de benefícios, que já tiveram 15, 20, 25 anos, serem tratados com menosprezo e o Estatuto dos Idosos pouco obedecido. Quem não tem um idoso na família recebendo do INSS? Semana passada, o Senado Federal aprovou Projeto de Lei que estende benefício da meia entrada a estudantes e a jovens de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, em espetáculos artísticos, culturais e esportivos, ficando os idosos excluídos da lei a ser sancionada pela companheira Dilma.

FRUSTRAÇÃO

Como a reza da conclusão da rodovia BR-163 Santarém/Cuiabá, é antiga, vem há mais de 40 anos, bem poucos, inclusive políticos com mandatos da bancada do Pará, acreditam disso a curto prazo acontecer. Falam da demora ser de interesse de outros estados e fruto das ações de ONGs internacionais com prestígio em órgãos do governo em entravar o desenvolvimento da Amazônia. Fazem com a estrada o mesmo que ocorre com a construção da hidrelétrica de Belo Monte, que, em menos de 3 anos, sofreu 17 paralisações. Fins de novembro (27), o governo da companheira Dilma leiloou trechos da BR-163, situados no vizinho Mato Grosso, vencido pela poderosa construtora Odebrecht $/A, num total de 850 km. A parte do Pará não constou do edital, como se não fosse componente da mesma estrada. O prefeito Alexandre Von devia cobrar do general presidente do DNIT a promessa de preparação do trecho que vai do início do Cais do Porto ao término da Serra do Piquiatuba (menos de 10 km), onde ficam as instalações do 8º BEC. Do Viaduto ao início da Serra: escuridão, buracos e poços de lama se confundem.

FRAUDADORES

O crime é praticado à exaustão no Brasil e, quando os autores são descobertos e presos, em poucos dias, através de bons advogados, estão soltos para responderem pelo delito em liberdade “eterna”, por terem emprego, residência fixa e não irem prejudicar as apurações da Justiça. Domingo (1), a Polícia Civil do Piauí prendeu integrantes de uma quadrilha que fraudava, vendendo gabaritos e transmitindo respostas via celular aos candidatos às 400 vagas de um concurso para soldados e cargos de oficial da Polícia Militar do estado. Também a Polícia de Minas Gerais, dia 3 (terça), executou 20 mandados de prisão de uma organização criminosa há longos anos fraudando vestibulares de medicina em faculdades privadas mineiras e do interior do Rio de Janeiro, incluindo as capitais, num total de 17 cidades, onde durante as provas eram usados fones de ouvido, e recebiam as respostas corretas. Difícil um ter ficado reprovado, as vagas já os incluíam como passados, e pagavam em média 130 mil reais pelo conhecimento que não possuíam. Devem estar todos soltos, respondendo pelos crimes fora das prisões, para continuarem a sacanagem contra a inteligência alheia. Até quando?

VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS

Tragédias nos estádios de futebol ocorrem há mais de 50 anos, em vários países. Milhares de pessoas perderam a vida, outras tantas ficaram feridas ou com sequelas permanentes, ocasionados por desabamento de parte das praças de esporte ou briga entre torcidas. Um dos mais graves ocorreu em 1964, em Lima, durante um jogo, Peru e Argentina, 318 mortos e mais de 500 feridos. No Egito, em 2012, um tribunal egípcio condenou à pena de morte 21 pessoas que num enfrentamento entre torcidas ocasionou a morte de 74. Enquanto houver fanatismo e excesso de lotação nos estádios, isto vai continuar acontecendo, como ocorreu em Joinville, no interior de Santa Catarina, no último domingo. Mas é isso que não querem os torcedores do Cruzeiro de Minas Gerais, que elaboraram documento detalhado de confusões, assinado por mais de 4 mil aficionados, pedindo ao Ministério Público do Estado o fim da entrada das torcidas organizadas nos estádios, responsáveis por incômodos, mortes e prejuízos aos verdadeiros admiradores do esporte. Caso a Justiça mineira aceite a solicitação, pode ser o começo, se imitado por outros estados, para extirpar a baderna praticada por bandidos arruaceiros nos estádios de futebol no Brasil.

PEDOFILIA

Recente, a Polícia Federal, por determinação da Justiça, prendeu em 12 estados e colocou atrás das grades, 25 pedófilos, acusados de crime de abuso e exploração de crianças e adolescentes, e farto material pornográfico infantil. Um dos presos, de Alagoas, possuía 425 arquivos de obscenidade. Prisões de envolvidos com a criançada, semanalmente tomam conta da mídia nacional e internacional, assim como a prostituição infantil, agressão e morte de mulheres. Dia 4, a Polícia Civil de Minas Gerais, colocou as mãos em 5 pessoas suspeitas, com provas comprovadas, de atrair garotos de 15 a 17 anos, através de redes sociais com a promessa de fazerem testes em escolinhas de futebol e a presença em festas, viagens e shows, quando na realidade  eram induzidos à prostituição e à exploração sexual por outros tarados. A gangue mineira era composta de professor universitário, jornalista, radialista, servidor público e assessor parlamentar, só gente importante em seus ramos de atividade. As vítimas desses crimes, maioria, são de origem humilde, filhos de famílias pobres.

QUEREM É VOTOS

Para políticos interessados em obter votos, a criação de municípios é a solução para distritos e vilas se desenvolverem, se emancipando politicamente, para viverem de repasses do estado e da União se não tiverem arrecadação própria. Para prefeitos que vivem distantes das orientações dos tribunais de conta do Estado e dos Municípios, desconhecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a receita é castigar os servidores municipais diminuindo salários, para o Município sobreviver com a “ajuda” de vereadores que recebem em dia e empregam a parentada e cabos eleitorais. O de Abreu Branco, no sudeste do Pará, aprovou com sua trupe, lei na Câmara Municipal, com data retroativa , alteração no Plano de Cargos de Carreira e Remuneração, reduzindo 40% do salário de professores, perda de gratificações, sem progressões aos de nível superior, e reajustes através do Piso Nacional do Magistério, assim como dos funcionários. Os prejudicados, em greve permanente, pedem ao Ministério Público que a lei seja revista, tempo que o prefeito “cego” consulte um oculista.

JUSTICEIROS

Tornou-se costume protestar contra falha humana ou casual com atos violentos de depredação, queimas e obstrução de vias públicas, praticados por pessoas possuídas de “emoção e revolta”. Foi o que aconteceu na pacata cidade de São Caetano de Odivelas, quando faleceu um pescador no hospital municipal, em decorrência, segundo seus familiares, de um possível erro cometido pelo médico que fez curativo no pé do morto, com aplicação de soro, tendo choque anafilático, e teria sido alertado do paciente não poder fazer uso de determinados medicamentos por ser alérgico, o que não foi provado de ter sido receitado. Conclusão: um grupo de justiceiros, com rostos cobertos, paus e pedras nas mãos, depredou o hospital e queria linchar o médico que deixou o prédio “para nunca mais voltar” escoltado por PMs vindos de municípios vizinhos. Não satisfeitos, interditaram uma PA, obstruindo o tráfego com queima de pneus e madeiras. Se o médico fosse cubano, e tivesse dificuldade de comunicação, a cidade tinha sido incendiada.

ELEIÇÕES EM DOIS TURNOS

Com sua extensão territorial diminuída nos últimos 53 anos com criação de sedes municipais nos antigos distritos e vilas, como: Aveiro, Rurópolis, Belterra, Placas e Mojuí dos Campos, o que diminuía seu número de eleitores, e com a improvável emancipação politica da região do Lago Grande de Franca, Santarém, com mais de 200 mil eleitores, se prepara para eleger pela primeira vez, numa eleição em 2 turnos (2016), o futuro Prefeito ou reeleger o atual Alexandre Von. A opinião de palpiteiros políticos é de ser grande o número de pretendentes, o que pode ocasionar uma segunda disputa. Nem sempre o vencedor do primeiro turno é o ganhador do segundo.

NÃO OCORREU O ANUNCIADO

Como a sucessão presidencial ganhou as ruas há mais de 2 anos, comandada pela companheira Dilma “PT”, candidata à reeleição, diante dos braços cruzados da Justiça Eleitoral que proíbe campanha antecipada, o presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, esteve, na quinta (5), em Belém, com a justificativa de abrir o 5º Encontro Regional do PSDB na Amazônia Oriental, com representação da tucanada dos estados vizinhos e dos municípios do interior do Pará, comandada pelo governador Simão Jatene “PSDB”, candidato à reeleição, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com milhares de presentes, que se transformou num comício, onde o senador mineiro, depois de muitas críticas ao PT, expôs suas intenções em relação à região caso chegue à presidência. Só não ocorreu o anunciado lançamento do atual senador Mario Couto “PSB” como postulante à reeleição. Talvez por respeito aos partidos aliados ao governador, que não foram ainda consultados, alguns pensando em candidatura própria.

NOTAS CURTAS

1ª- Até entre os companheiros nas eleições internas do PT existe trapaça. O federal José Geraldo, que perdeu eleição em 2º turno para o estadual Milton Zimer na disputa pela presidência da legenda no Pará por 127 votos, formalizou recurso junto à Comissão de Organização Eleitoral estadual “COE”, narrando que foi pungado em Parauapebas, reduto do vencedor, em 400 votos, por isso perdeu. 2ª- Breve, a prefeitura de Novo Progresso, apesar da distância, deve receber visita do Ministério Público Federal. Está comprando merenda escolar em loja de pesca, a mando do Prefeito. 3ª- Coisas que caem do céu. O governador da Bahia “PT” teve a esposa efetivada no Tribunal de Justiça da Bahia, sem fazer concurso público e nem conhecer o prédio onde funciona o Tribunal, percebendo a micharia de quase 14 mil reais mensais. O Conselho Nacional de Justiça “CNJ” apura a graça divina. 4ª- Como produtos de higiene eram surrupiados por alunos, a Universidade Estadual de Maringá, no estado do Paraná, resolveu trancar com cadeado os rolos de papel higiênico colocados nos banheiros. A medida foi aprovada pelos diretores da instituição que notaram dos desaparecimentos terem diminuído. Parece história do Tio Patinhas, mas não é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *