SEMTUR reúne com a Associação dos Empreendedores de Turismo de Alter do Chão

Reunião sobre o turismo em Santarém
Reunião sobre o turismo em Santarém

A Secretaria Municipal de Turismo articulou junto as Secretarias Municipais, COMTUR, PROCON, SEBRAE e Coodernadoria de Saneamento Básico (CSAN) e demais instituições ligadas indiretamente ao turismo uma reunião de trabalho em atendimento a demanda da Associação dos Empreendedores de Turismo Alter do Chão – AETA.  O objetivo principal é analisar e buscar soluções conjuntas para minimizar os impactos negativos, segundo a ótica dos  turistas que frequentam Alter do Chão.

A SEMTUR considera que as opiniões e percepções dos turistas que visitam o destino Santarém, especialmente Alter do Chão, são de  fundamental importância, pois podem impactar e repercutir negativamente no fluxo de turistas. As principais observações dos turistas envolvem questões ambientais, preços praticados e infraestrutura básica da Vila de Alter do Chão.

Os participantes da reunião entendem que, dentre outras providências realizadas a longo prazo, as mais urgentes são:

Atendimento e prestação de serviços turísticos: com a realização de cursos de capacitação e qualificação para os proprietários de barracas de alimentação, por exemplo: manipulação de alimentos, qualidade no atendimento ao turista, formatação de preços, entre outros.

Infraestrutura básica: coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos, implementar melhorias no saneamento básico da Vila de Alter do Chão, realizar a limpeza na Barra Fluvial (Ilha do Amor), resgatar os projetos para instalação de banheiros públicos, entre outras.

A partir dessa reunião será criado um Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI) formado por representantes das Secretarias de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), Cultua (SEMC), Meio Ambiente (SEMMA), Educação (SEMED), Mobilidade e Trânsito (SMT), Turismo (SEMTUR), Coordenadoria de Saneamento Básico (CSAN), PROCON, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Associação dos Empreendedores de Turismo de Alter do Chão (AETA), cujo objetivo principal será a proposição e execução de planos de ação de curto e médio prazo para minimizar os impactos negativos inerentes à atividade turística naquele atrativo e, ao mesmo tempo, propor leis para regulamentação do turismo no destino.

Maiores informações e esclarecimentos através do e-mail: semtur@santarem.pa.gov.br

INSCRIÇÕES PARA COPA DOS CAMPEÕES ENCERAM DIA 7 DE FEVEREIRO

Representantes de clubes que venceram campeonatos Interbairros e Rurais no Município de Santarém têm até o próximo dia 7 de fevereiro para fazer a inscrição de suas equipes para a Copa dos Campeões, que será disputada de fevereiro a maio deste ano. As inscrições devem ser feitas na sede da SEMJEL, localizada na Travessa Dom Amando, 697 – Santa Clara.

No próximo dia 10, acontece o congresso técnico em preparação ao evento à Copa dos Campeões, no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós e a abertura oficial do certame será no dia 16.

A grande final da Copa, que será disputada entre o campeão da zona rural e o campeão da zona urbana, será no dia 1º de maio, também no estádio Colosso do Tapajós. 

 

DEFINIDA DATA DA 2ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Com a participação de representantes das coordenadorias de Defesa Civil dos Municípios de: Santarém, Oriximiná, Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Óbidos, Juruti, Itaituba, Belterra e Aveiro, foi definida, em reunião realizada na quarta-feira (26), na sede da COMDEC, a data de 26 de fevereiro para a realização da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento vai acontecer em Santarém, oportunidade em que cada ,Município vai apresentar as suas propostas de trabalho para prevenção aos eventos decorrentes de fenômenos naturais característicos da região, como as enchentes.

De acordo com Darlison Maia, titular da COMDEC de Santarém, a união de municípios, que têm problemas bastante semelhantes, fortalece a região na busca de benefícios nas conferências estadual e nacional.

“A gente percebe que nas conferências a disputa é muito grande. Nesse sentido a gente quer fortalecer a nossa região do Baixo Amazonas para que na conferência estadual a gente tenha o maior número de representantes possíveis para que quando participarmos da conferência nacional, o Estado do Pará também tenha uma força maior. Vivemos uma realidade de enchente, mas no Código consta como inundação que é um fenômeno que ocorre no Sul e no Sudeste. Então queremos mostrar que a nossa realidade é diferente, inclusive da região metropolitana de Belém”, explicou Darlison.

 

EMPOSSADA A NOVA COMISSÃO MUNICIPAL DE EMPREGO

Na quarta-feira (29) ocorreu a posse dos membros da Comissão Municipal de Emprego. O objetivo da Comissão é a participação da sociedade civil organizada na discussão e estabelecimento de emprego e relações de trabalho do Município. A entidade também atuará como órgão fiscalizador para que os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) possam ser aplicados corretamente no Município. No ato de posse, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., representou o prefeito Alexandre Von. Participaram também o coordenador de Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo, e representantes dos empregados e empregadores.

A Comissão é tripartite e o seu presidente é o Sr. Almerindo Ribeiro Pinto, lotado no Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE). Também compõem a Comissão:

Representantes dos Empregadores: OMIPEM, ACES, SIPCOP e SINDILOJAS.

Representantes dos Empregados: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Madeireira de Santarém, Rurópolis e Belterra, Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Sindicato dos Urbanitários e Sintrosan.

Representação Governamental: SEMTRAS, SEMDE, IDS e CPROF.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *