Belterra inicia campanha de vacinação contra o HPV

Meninas de 11 a 13 anos começam a ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano
Meninas de 11 a 13 anos começam a ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano

O município de Belterra realizou, nesta quarta-feira (12/03), o Dia D da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos. A campanha no Município pretende imunizar 565 meninas e a meta é vacinar 452 que corresponde à 80% das adolescentes nessa faixa etária.

A Abertura aconteceu na Unidade de Saúde da Família da Estrada 4 e contou com a presença de alunos da Escola Sagrada Família. Desde a última segunda feira as doses da vacina já estão disponíveis nas Unidades de Saúde do Município. O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, a segunda doença que mais aflige as mulheres no País, perdendo apenas para o câncer de mama.

Secretário José Antonio Rocha ministra palestras às adolescentes
Secretário José Antonio Rocha ministra palestras às adolescentes

O Secretário de Saúde, José Antônio, na programação de abertura falou sobre o esforço do Governo Federal em disponibilizar a vacina para que as meninas na faixa etária tenham a chance de se prevenirem contra o câncer do colo do útero “A campanha é voltada para adolescentes de 11 a 13 anos, porque é nessa idade que o vírus tem mais chances de desenvolver, pois o vírus pode atingir a adolescente e ficar encubado durante anos desenvolvendo a doença até a idade adulta e o Ministério da Saúde com objetivo de combater a doença está disponibilizando a vacina” Ressaltou .

A Prefeita Dilma Serrão também esteve na programação e falou ás adolescente do compromisso do Governo Juntos Queremos em investir na prevenção “Sabemos do alto custo de cada vacina, mais é mais importante trabalhar a prevenção, do que termos no futuro casos de mulheres em nossa Cidade de câncer uterino. Hoje nossas adolescentes podem ter a chance de levarem uma vida saudável até a fase adulta, pois estarão imunes com a vacina contra o HPV” destacou Dilma.

Após a Palavra das Autoridades aconteceu a aplicação da primeira dose da vacina. A Técnica de Enfermagem Helen fez a aplicação da primeira dose na Aluna Maria Vitória da Escola Sagrada Família.

Estiveram presentes na abertura, o Coordenador do Setor de Imunização da SEMSA – Lúcio Tadeu, a Coordenadora da Unidade de Saúde da Estrada 4 – Edjane Medeiros, Cintia Élida – Gestora da Escola Sagrada Família e representante da Equipe de Governo da Prefeita Dilma Serrão.

Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *