Coluna Impacto

Foto80 anos de Belterra

Fundada no dia 04 de maio de 1934, a cidade de Belterra (foto) está localizada na rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), distante 45 quilômetros de Santarém, Oeste do Pará. Belterra conta com muitos atrativos históricos e culturais, além da arquitetura das residências, que lembram vilarejos do Sul dos Estados Unidos. A cidade completa no próximo dia 04 de maio, 80 anos e uma vasta programação será realizada a partir do dia 30 de abril, para marcar a data, como a XVI Gincana Cultural, shows musicais, cultos ecumênicos, show gospel, show de talentos, Concurso da Rainha da Feira e outras atrações.

Semana da Comunicação

A partir deste sábado (26 de abril)  até 04 de maio, a Diocese de Santarém  realizará a 14ª edição da Semana da Educação, com o tema: “Comunicação, Cultura e Educação a Serviço da Vida”, que estará em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para o 48º  Mundial das Comunicações Sociais sobre a cultura do encontro, e com a realização da 8ª Assembleia de Pastoral da Diocese a ser realizada em maio. A abertura oficial será no município de Mojuí dos Campos, no dia 26. A novidade deste ano é a participação do Professor, Doutor Ismar Soares de Oliveira (Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP) que irá ministrar a conferência: “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação” para professores e estudantes universitários e demais convidados.

Infração

Denúncias de prejuízos causados aos usuários pelo atraso dos ônibus nos pontos espalhados pela cidade vieram à tona novamente nesta semana. Usuários denunciam que por volta de 14h20, de quarta-feira, 23, o ônibus da linha Matinha/Centro, de propriedade da empresa Rio Mojú, não cumpriu o itinerário até o Mercadão 2000. Quem teve como destino a Avenida Cuiabá e o Mercadão 2000 foi obrigado a descer na Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade, para apanhar outro veiculo e assim chegar ao destino final. Outras denúncias dão conta de que o ônibus Matinha/Centro não tem mais horário fixo para passar nos pontos. Moradores denunciam que chegam atrasados todos os dias ao trabalho devido ao desrespeito dos ônibus que não cumprem o horário, nem o itinerário correto.

Calote

A Celpa cortou o fornecimento de energia da gerência do Ministério do Trabalho de Santarém, por falta de pagamento. Segundo uma fonte, o MTE está devendo quatro meses e a concessionária de energia foi obrigada a cortar o fornecimento. Já não bastava o pagamento do aluguel do imóvel que está atrasado há mais de um ano, agora o MTE teve a luz cortada. Outro órgão que teve a energia cortada esta semana, foi a AGU, que segundo uma fonte, não paga o talão de luz há nove meses.

Ronan

O vereador Ronan Liberal Jr, preocupado com a coisa pública e com o bem estar da população, juntamente com a Comissão de Transporte da Câmara, cobra providências do Comando do 8º BEC sobre as obras de sinalização e pavimentação da BR 163 (Santarém/Cuiabá), que no trecho urbano da cidade foi palco ultimamente de vários acidentes com vítimas fatais. Ronan também quer a celeridade nas obras do aeroporto de Santarém, que desde o ano de 2012 não avançou.

Imposto de Renda

Falta menos de uma semana para o término do prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014. Apesar disso, apenas a metade dos contribuintes (50,15%) da jurisdição de Santarém quitou sua obrigação com o Fisco. Em números mais exatos, somente 38.132 declarações foram entregues, de um total esperado de 76.000. Em comparação com períodos anteriores, a frequência de entrega é a mais baixa registrada desde 2011. O prazo para envio do IRPF 2014 vai até às 23:59 horas do dia 30 de abril. A multa para quem não prestar contas com a Receita é de R$ 165,74 no mínimo, podendo chegar a até 20% do imposto devido.

Dia “D” contra gripe

O Dia “D” de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (26), de 8h às 18h. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), disponibilizará 103 postos de vacinação. Segundo o diretor da DIVISA, João Alberto Coelho, a meta desta campanha é imunizar 73 mil pessoas. A vacina combate o vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, subtipos de vírus da gripe. Durante a vacinação, são prioritários os seguintes grupos: idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês em até 45 dias) e crianças a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de doentes crônicos.

Retoques

* A Cargill Agrícola realizará um encontro no dia 29 deste mês (3ª feira), às 09 horas, em suas dependências, para apresentar o Projeto de Ampliação de seu Terminal Graneleiro em Santarém’. * A Praça da Saudade está sendo totalmente revitalizada e, contará, inclusive, com uma academia de ginástica pública. A obra deverá ser entregue à comunidade santarena por ocasião da programação alusiva ao aniversário da cidade em junho deste ano. * Na terça-feira (23), o nível do rio Tapajós atingiu 7,84 m, mesma marca relativa ao ano de 2009, quando ocorreu a maior cheia dos últimos 50 anos. * Baseado nesses dados, a Seminfra reuniu com representantes da ACES, Sindilojas, Coordenadoria de Defesa Civil e CHDU, para atender solicitação dos empresários, que pedem a colocação de mais três bombas ao longo da orla. * Por falar em enchente, a orla de Alter do Chão foi tomada pelas águas do rio Tapajós e virou atração aos poucos turistas que para lá se dirigem. * Cerca de 50 alunos da Escola Frei Othmar, em Santarém,  foram impedidos de entrar na instituição ontem, quinta-feira (24) por estarem com a farda escolar incompleta. Segundo a direção da escola, a norma do fardamento foi aprovada em reunião com pais no mês de março. Os alunos afirmam que foram pegos de surpresa e que a data para o uniforme completo não foi informada pela direção da escola. * O pão francês ficará mais caro a partir de maio. O aumento será de 8%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *