Câncer de próstata pode ser sexualmente transmissível

Câncer de próstata pode ser causado por uma infecção sexualmente transmissível chamada tricomoníase
Câncer de próstata pode ser causado por uma infecção sexualmente transmissível chamada tricomoníase

Cientistas do grupo britânico Cancer Research UK divulgaram um estudo apontando que o câncer de próstata pode ser causado por uma infecção sexualmente transmissível chamada tricomoníase.

Segundo a pesquisa, o parasita que causa a doença produz uma proteína que causa inflamação e invasão de células benignas e cancerosas da próstata, fazendo com que elas se desenvolvam mais rapidamente.

Um outro estudo, realizado em 2009, já havia apontado que 25% dos homens com câncer de próstata apresentavam dados de tricomoníase, e que eles apresentavam maior propensão a ter tumores avançados.

Entretanto, os pesquisadores afirmam que, apesar de sugerir uma ligação entre a doença e o câncer, o estudo ainda não é conclusivo sobre o assunto.

A tríconomíase é a doença sexualmente transmissível não viral mais comum do mundo, infectando cerca de 275 milhões de pessoas. Apesar de as vezes não apresentar sintomas nos infectados, a doença pode causar nos homens uma coceira ou irritação dentro do pênis, ardor após urinar ou ejacular  ou um corrimento branco, e nas mulheres, coceira ou dor na região genital, desconforto ao urinar ou um cheiro desagradável.

Fonte: DOL com informações do Terra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *