Ex-presidente da Eslováquia visita Santarém

Rudolf Schuster, ex-presidente da Eslováquia
Rudolf Schuster, ex-presidente da Eslováquia

Rudolf Schuster, ex-presidente da Eslováquia (1999/2004), país europeu que faz fronteira com a Áustria e Hungria, esteve em Santarém e Belterra no último fim de semana.

É a terceira expedição de Rudolf Schuster em solo brasileiro. A visita deve culminar com a publicação de um livro e vários documentários referentes a Expedição Schuster IV. A comitiva refaz os caminhos do pai de Rudolf, que esteve em Santarém e Belterra em 1927, a pedido da companhia FORD Motors para gravar um documentário. “Queria que minha família sentisse a emoção de percorrer os mesmos caminhos de meu pai Alojz Schuster” disse o ex-presidente, muito emocionado com a visita. Autor de mais de 40 livros, 5 deles falam sobre o Brasil, seus documentários são televisionados até hoje.

A pedido da Embaixada da Eslováquia, a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) proporcionou o suporte necessário à empreitada da família Schuster, que agora segue rumo a Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, quando finalmente retornará a Eslováquia, encerrando a viagem que começou dia 02 de agosto e percorreu diversas regiões brasileiras.

SEMMA PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÇAIRÉ

Nos dias 05 e 06 de setembro, período que antecede o Çairé, o setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), vai realizar uma ação voltada à educação e conscientização ambiental em Alter do Chão. Resíduos sólidos, poluição sonora, veículos nas praias, visita domiciliares, informações sobre a importância da preservação e conservação da APA (Área de Proteção Ambiental), dentre outras atividades serão desenvolvidas na vila.

De acordo com a gestora ambiental da SEMMA, Sabrina Lima, a ação consiste em orientar visitantes, lideranças comunitárias, catraieiros e comerciantes.

A SEMMA contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Coordenadora de Saneamento Básico de Santarém (CSAN) e instituições privadas.

MONITORAMENTO AÉREO DETECTA DESMATAMENTO EM ASSENTAMENTO

Uma vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), constatou um foco de desmatamento na área de assentamento do Corta Corda, Santarém, no Pará. A operação de monitoramento aéreo aconteceu na última quinta-feira, 21/08, com o apoio do Grupamento Aéreo de Operação da Polícia Militar. A denúncia partiu do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), que solicitou do órgão a vistoria também na Resex Tapajós Arapiuns.

De acordo com a chefe de fiscalização da SEMMA, Lauria Sousa, depois do monitoramento in loco, será feito um levantamento de informações para identificar os possíveis infratores que logo serão autuados conforme a Lei 9605/98, de crimes ambientais.

“Ao chegarmos à Resex, não identificamos nenhum foco de desmatamento, já no Corta Corda e nas suas proximidades encontramos desmatamento nas coordenadas indicadas pelo órgão. O que podemos afirmar é que a área foi desmatada, como mostra o registro fotográfico e agora vamos tomar as medidas cabíveis”, afirmou.

Para o Secretario da pasta, Podalyro Neto, por Santarém ser signatária do Programa Municípios Verde (PMV), ações contra o desmatamento ilegal serão intensificadas no município.

“Estamos aperfeiçoando nosso processo de monitoramento e controle ambiental do desmatamento ilegal no município e com a reforma do Centro Municipal de Informações e Educação Ambiental (CIAM), e a volta do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, o trabalho será fortalecido na região, visando à repressão aos crimes ambientais”, ponderou.

A segunda etapa da operação vai ocorrer via terrestre, ainda sem data definida.

PROJETO LAZER NA COMUNIDADE COMEÇA PELA COMUNIDADE DO TABOCAL

A primeira das 26 localidades a serem atendidas pelo projeto “Lazer na Comunidade: A mulher conquista espaço também neste campo”, será Tabocal. Nestes dias 28, 29 e 30, a comunidade será atendida com ações de assistência social, saúde, cultura, educação, geração de renda, esporte e lazer. O projeto é coordenado pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) e conta com a parceria da SEMTRAS, SEMSA, SEMC, SEMDE, SEMED, SEMTUR, além de instituições privadas.

Ao longo dos próximos meses serão atendidas também as comunidades: Cipoal, São José, Boa Esperança, Santa Rosa, Estrada Nova, São Raimundo da Palestina, Bom Jardim, Guaraná, Santana do Ituqui, Cucurunã, Irurama, Ponta de Pedras, Muratuba, Suruacá, Surucuá, Vila de Boim, Vila de São Miguel, Costa do Tapará, Curí, Vila Socorro, Vila Curuai, Inanu, Arapixuna, Aritapera e Piracãoera de Cima.

20º CAMPEONATO DO PLANALTO ABRE COM SUCESSO DE PÚBLICO

Mais de 1.200 pessoas prestigiaram a abertura do 20º Campeonato de Futebol do Planalto BR-163 – Adulto, na tarde do último domingo, no campo do Cruzeiro. Pela categoria A, a equipe do Cipoal levou a melhor vencendo pelo placar de 2 a 0 a equipe do Cruzeiro. Já pela categoria B, o Cruzeiro venceu o Cipoal pelo placar de 2 a 1. No próximo domingo, acontecem 12 jogos válidos pela primeira rodada, incluindo o grande clássico entre Corinthians x Botafogo.

SEMED REALIZA CAPACITAÇÃO NO TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (26/08), das 08 às 12 horas, no mini auditório da Câmara de Vereadores de Santarém, a primeira capacitação de trânsito para 51 professores de 17 escolas da rede municipal de ensino.

Segundo o coordenador de Educação de Trânsito, Arildo Nogueira, nos dias 09 e 10 de setembro o evento vai ocorrer no auditório do IFPA, para 50 professores também da rede municipal.

As capacitações de trânsito para professores da Rede Municipal são realizadas em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito; Polícia Rodoviária Federal; SEST/SENAT; PTRAN; CIRETRAN e Associação de Auto Escolas.

UNDIME PARÁ REALIZA CICLO DE SEMINÁRIOS EM SANTARÉM

A UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – seccional Pará realizará nos dias 26 e 27 de agosto, de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Barrudada Tropical Hotel Santarém, o primeiro encontro do Ciclo de Seminários. Com o tema: “A melhoria da gestão municipal para cumprir o direito à educação”, serão abordados assuntos como: Plano de Carreira, gestão orçamentária e financeira dos recursos da educação, gestão e planejamento do transporte escolar, Plano Municipal de Educação, Plano de Ações Articuladas (PAR), Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registros de Preço do FNDE (Sigarp) e o Sistema de Gestão de Prestação de Contas On line do FNDE (SiGPC).

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de trabalhar no ambiente virtual Conviva Educação. Além disso, haverá atendimento institucional do FNDE.

As inscrições devem ser feitas través do envio da ficha de inscrição ao emaileventosundime@gmail.com, com o assunto: Ciclo de Seminários.

O município pode inscrever até dois (02) participantes, sendo o Dirigente Municipal e o Técnico municipal.

Qualquer dúvida ou esclarecimentos devem entrar em contato com a Undime Pará pelo telefone (91) 9213-7247 ou pelo endereço undimepa@gmail.com

Vale lembrar que as inscrições são gratuitas! Entretanto, é de responsabilidade de cada participante as despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

1º Seminário para Gestores

“Compreendendo as Diversidades: Interpessoal, Relacional e Inclusiva na Educação”, é este o tema do 1º Seminário para Gestores, que será realizado no próximo dia 28/08, das 08 as 17h30 min, no auditório do IFPA.

O seminário promovido pela SEMED se faz necessário para reforçar e conjugar esforços no sentido de que os gestores escolares sintam-se mais fortalecidos para enfrentar os desafios que encontrarão nas escolas.

Os objetivos do seminário são: sensibilizar e compreender a rede de relacionamentos da comunidade escolar no que tange a resolução de conflitos interpessoais, assim como a aceitação das diversidades existentes nos aspectos do desenvolvimento psicológico que emitem uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania, através do respeito e diálogo como bases do desenvolvimento humano; Introduzir um pensamento de resolução pacífica de conflitos como opção à violência e à imposição; Diminuir os índices de conflitos interpessoais entre gestores, servidores, alunos e professores; Proporcionar o bem-estar da comunidade escolar; Fortalecer sentimentos de cidadania e de inclusão social; Reduzir os índices de violência, absenteísmo e evasão escolar; Envolver, orientar e capacitar à gestão na busca de soluções democráticas de conflitos.

Durante o evento vão ser ministras Palestras sobre: O Poder da Comunicação na Gestão Escolar – Palestrante Professora Mestra Marilza Serique; A Política Pública da Educação Especial – Palestrante Coordenadora da Educação Especial (Semed), Gilma Rocha e Relacionamento Interpessoal – Professora Mestra Vera Branco; Oficina de Mediação de Conflito e Construção de Paz – Mediadores da 7ª Vara da Infância e Juventude

CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE, TRACOMA E VERMISOSES INICIA NESTA TERÇA

Nesta terça-feira (26/08) inicia nas escolas das Redes Estadual e Municipal de Ensino a Campanha em Combate à Hanseníase, Tracoma e Verminoses. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o 9ª Regional de Saúde Pública/SESPA e 5ª Unidade Regional de Ensino.

A programação de lançamento será às 8h, na Escola Municipal César Simões Ramalheiro, bairro Área Verde. Todos os alunos entre 5 a 14 anos de idade fazem parte do público alvo. No município a ação deve atingir cerca de 48 Mil alunos de 400 escolas.

A mobilização quer identificar possíveis casos positivos de hanseníase, tracoma e verminoses para tratamento o quanto antes e assim trazer diversos benefícios à saúde da classe estudantil.

Além da medicação contra verminoses que será administrada por uma equipe de saúde na própria escola, com a devida autorização dos pais e ou responsáveis, os estudantes vão levar para casa um formulário, que servirá como triagem para casos suspeitos de hanseníase. Já o teste do tracoma será realizado por equipe de enfermagem capacitada para este tipo de avaliação.

Todos, os 42 estandes no Espaço Pérola foram agraciados com a visita do público
Todos, os 42 estandes no Espaço Pérola foram agraciados com a visita do público

CARAVANAS ESCOLARES PARTICIPAM DE ATIVIDADES DO SALÃO DO LIVRO

Milhares pessoas participaram das atividades oferecidas no VII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas no final de semana. As crianças compartilharam momentos de leitura e entretimento com dinâmicas lúdicas no Mundo Encantado da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos e do Projeto Ciranda de Artes. Todos, os 42 estandes no Espaço Pérola foram agraciados com a visita do público. “Nós temos vários estandes com literatura em geral.

Notamos que muitas famílias vieram ao Salão e estão ficando até o final do expediente. Esperamos que esse grupo possa somar aos educadores e aos educandos, que eles possam participar ativamente da programação acadêmica e cultural”, destacou a coordenadora do evento literário, Andressa Malcher.

O grupo educacional, no qual Malcher faz referência iniciou nesta segunda-feira (25/08), a participação nos trabalhos de cursos, oficinas, palestras, contação de história, papo-cabeça, seminários e encontros literários.

No palco principal, a noite fica por conta das apresentações culturais. Das 20 atrações, 06 já emocionaram o público, a exemplo de ontem (25/08), no domingo, os cantores Àdrio Denner e Priscila Moreira, interpretaram com propriedade músicas regionais, MPB e internacionais. No encerramento, a Orquestra Maestro Wilson Fonseca, na regência do maestro José Cândido, no saudosismo ao legado de vários musicistas, com exaltação ao maestro Izoca.

O VII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas/Quatar-uma janela para o mundo árabe prossegue até o dia 31/08, de segunda a sexta, das 9h às 22h. E nos sábados, 15h as 22h, no Espaço Pérola do Tapajós/Parque Municipal. Homenageia o país Qatar e o escritor Milton Hatoum, de origem amazonense e descendência libanesa.

ESCOLHA A BANDEIRA DO ESTADO DO TAPAJÓS NO ESPAÇO PÉROLA/SALÃO DO LIVRO

A parceria entre o Instituto Cidadão Pró-estado do Tapajós e a Coordenadoria de Integração Regional e de Apoio à Criação do Estado do Tapajós possibilita à população santarena a escolha da bandeira do Estado do Tapajós durante a programação do VII Salão do Livro no Espaço Pérola. No stand da prefeitura de Santarém estão à disposição os modelos para eleição e uma urna para votação. Também é possível participar da coleta de assinaturas (PLIP/Tapajós) do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a criação do estado. A equipe de colaboradores fica no stand durante toda programação. Participe você também. A conquista de um povo depende de cada um.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *