Eleitor deve exercer seu direito de cidadania e votar nos candidatos

Márcio Mendonça, chefe do Cartório Eleitoral
Márcio Mendonça, chefe do Cartório Eleitoral

A última semana da campanha eleitoral para os dois candidatos a Presidência da República e os demais concorrentes ao governo de vários estados no Brasil, trouxe à tona a questão de apenas duas opções de votos no segundo turno. Para alguns eleitores, a Justiça Eleitoral deveria dar mais uma opção de voto, principalmente para quem às vésperas do pleito, que acontece neste domingo, 26, ainda tem dúvidas em quem votar.
Durante esta semana nas redes sociais, várias foram as manifestações de internautas relacionadas a apenas duas chapas no segundo turno. Diversos eleitores questionam a opção do voto obrigatório, principalmente por ter dúvida em quem votar para Presidente e Governador.
O internauta Wagner Magalhães afirmou que seu voto está decidido desde o primeiro turno, porém, espera que tenha mudanças com um governo melhor. “A esperança está nos candidatos escolhidos, no próximo domingo, 26. Ele fará a diferença!”, disse Wagner, não revelando para quem definiu seu voto.
O segundo turno das eleições está dando o que falar, por conta de existirem eleitores ainda com muitas dúvidas, como o universitário Pablo Silva. Ele ainda não escolheu o seu candidato a Governador. Já para Presidente sua escolha permanece desde o primeiro turno. “Estou com dúvidas para governo do Pará, mas para Presidente já fiz a minha escolha”, garante.
A universitária Hellen Patrícia diz que quer mudanças, a partir do dia 1ª de janeiro de 2015. “Precisamos de novas oportunidades para um novo governo e, com o meu voto farei a diferença”, afirma.
ELEITORES FALTOSOS: O grande número de eleitores faltosos no primeiro turno das eleições 2014 em Santarém e demais cidades do Pará levantou uma discussão sobre o voto obrigatório no Brasil. Para analistas políticos, mesmo os candidatos não sendo do agrado de uma parcela da população, o eleitor deve comparecer às urnas no dia 26 deste mês para cumprir sua cidadania. O eleitor que não compareceu e não justificou seu voto, no primeiro turno das eleições gerais no dia 5 deste mês, poderá apresentar a justificativa até dezembro deste ano.
As pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições, também podem optar por pagar multa de R$ 3,51, bastando se dirigir a um Cartório Eleitoral portando o Título de Eleitor. No Pará, 1.094.107 eleitores deixaram de votar no primeiro turno das eleições, no dia 05 de outubro. O número representa 21,10% do total de eleitores.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores que anularam o voto ou votaram em branco no primeiro turno das eleições para presidente da República chegou a 9,6%. Na votação do dia 05, segundo TSE, 4,4 milhões de pessoas votaram em branco, número correspondente a 3,8% do total de votos válidos. Já o número de eleitores que anularam o voto chegou a 6,6 milhões – 5,8% do comparecimento. Somados, brancos e nulos chegaram a 11 milhões.
O TSE explica que mesmo não tendo votado e nem justificado em primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Caso ele não participe e não apresente justificativa, terá mais 60 dias para explicar-se à Justiça. Sem comprovar que votou, ou cumpriu com suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como: inscrever-se em concursos públicos; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. Os servidores públicos têm seus vencimentos suspensos até regularizarem a situação, na Justiça Eleitoral.

Urnas estão prontas para o 2º turno das eleições no próximo domingo, dia 26
Urnas estão prontas para o 2º turno das eleições no próximo domingo, dia 26

ABSTENÇÕES ALTAS EM SANTARÉM: Já o Cartório Eleitoral alerta que os eleitores devem procurar as urnas para votar, neste domingo. De acordo com o chefe do Cartório da 20ª Zona Eleitoral de Santarém, Márcio Mendonça, houve muitas abstenções de voto no primeiro turno por parte dos eleitores. A orientação do Cartório Eleitoral é de que o eleitor vá às urnas neste domingo, para garantir sua cidadania.
“O Cartório tem a função de, assim como a Justiça, como um todo, de chamar o eleitor pra exercer o direito de votar em Santarém. A 20ª Zona Eleitoral abrange parte do rio Amazonas, região do Arapixuna, Lago Grande e Mojuí dos Campos”, explica Márcio Mendonça.
Segundo ele, a abstenção foi em média 24% no primeiro turno, sendo considerado muito alta comparando com o restante do Brasil. Ele revela que Mojui dos Campos teve 25.2% de abstenção e, em Santarém, na 20ª Zona foi verificada a totalização de 22.3% de eleitores faltosos.
De acordo com Márcio Mendonça, para o segundo turno, neste domingo, as urnas eletrônicas estão passando por um processo bem simples. “As urnas passam por um processo bem simples nas três zonas, uma vez que foi feita a carga de todos os candidatos, inclusive presidentes. Nós apenas vamos através de uma ativação do que está gravado na urna, implementar que ela possa estar habilitada para o segundo turno, apenas com os dois candidatos aptos, conforme os resultados das urnas do dia 5 de Outubro”, diz Márcio Mendonça, analisando que o eleitor mesmo estando indeciso deve escolher um candidato, votar e exercer sua cidadania.
“Uma vez que o eleitor deixa de votar ou anula seu voto, ele vai contribuir para aquele candidato que esta na frente das pesquisas”, alerta Márcio Mendonça.
Por: Sabrine Dalazen (estagiária)
Fonte: Jornal O Impacto

Um comentário em “Eleitor deve exercer seu direito de cidadania e votar nos candidatos

  • 22 de outubro de 2014 em 22:27
    Permalink

    Exercer o direito de voto??? Cara, eu pago R$ 7,80 de passagem pra ir votar e nossos candidatos apresentam suas acusações de propinas, corrupção, desvio de verbas e nada de propostas decentes.
    Isso é direito de voto??? Democracia é direito de escolha e não tenho o direito de escolher não votar. Isso não é direito, é obrigação. O direito do cidadão acaba quando os interesses políticos decide a vontade do povo. Esse país é medíocre assim como o povo e tem uma etiqueta de preço. Não lutamos e sim brincamos, não temos honra e não temos liberdade. A natureza nos abençoou e o povo nos condenou. Merecemos o mesmo destino de Sodoma e Gomorra.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *