Hospital Regional participa de projeto para rastreamento do câncer colorretal em Belterra

Projeto para rastreamento do câncer colorretal
Projeto para rastreamento do câncer colorretal

Com a presença de parceiros e representantes dos Hospitais Sírio Libanês, Boston Scientific, Gastro Com, Hospital Albert Eistein, Prefeitura de Belterra, Dasa e Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, foi realizado na manhã de quarta-feira, 29, no município de Belterra o lançamento oficial da Campanha de Prevenção e Detecção do Câncer no Intestino denominada “Quem procura, cura” que alia objetivos assistenciais e de pesquisa promovendo atendimentos gratuitos a mais de 2 mil pessoas na faixa etária de 50 a 70 anos.

Segundo o médico coloproctologista do Hospital Sírio-Libanês, Marcelo Averbach, a proposta do projeto foi possibilitar a realização do rastreamento do câncer colo retal em populações da Amazônia. “No Brasil não existe uma política definida de rastreamento do câncer colorretal na verdade quando falamos de campanha de rastreamento é um trabalho que não tem fim, obviamente as gerações se sucedem e nós estamos dando o “ponta pé inicial” em um projeto que não tem data para terminar”, informou o médico Marcelo Averbach após citar que o município de Belterra foi beneficiado com o projeto devido a facilidade da pesquisa em uma população pré-definida com dados do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta uma população de 16 mil habitantes.

O Cirurgião do Hospital Albert Ainstein, Angelo Ferrari, falou que a ideia do projeto é detectar as lesões benignas e realizar remoção das mesmas logo após a detecção e em casos de diagnostico de câncer de colo os pacientes serão referenciados para o HRBA onde será dado o prosseguimento no tratamento. “Este exame permite que a gente identifique as lesões que após algum tempo podem virar câncer de colo, então a gente retira essas lesões enquanto elas ainda são benignas e com isso a gente diminui a incidência do câncer de colo e a mortalidade do câncer de colo. Esse trabalho esta esquematizado para durar um pouco mais de um ano, a ideia é fazer mutirões, cada mutirão terá duração de quatro dias e vai atender até 130 pacientes em cada mutirão e o total de pacientes ficará em torno de 2,5 mil pacientes”, disse Angelo.

Para o coordenador de oncologia do HRBA, Marcos Fraga Fortes, a realização do trabalho de rastreamento de câncer na região Oeste Paraense complementa todo o projeto desenvolvido pela equipe de oncologia do HRBA que há aproximadamente seis anos se instalou em Santarém e iniciou um trabalho minucioso sobre os mitos e verdades do câncer em comunidades mais distantes. “Este é um projeto muito importante e que vem de uma continuidade de projetos que já realizamos a quase seis anos, então nós viemos de inúmeras propostas e investimentos para que possamos fazer pesquisa, rastreamento, educação, detecção precoce e isso culmina agora com o convênio com uma relação como com a Boston Scientific, Sírio Libanês e isso é uma consequência de um trabalho que vem amadurecendo e trazendo melhores frutos”, Marcos Fortes.

De acordo com o médico cirurgião do HRBA Fábio Tozzi, um dos principais apoiadores do projeto, o trabalho realizado em Belterra poderá repercutir mundialmente uma vez que está ação promete inovar na detecção e tratamento de casos de câncer. “Esse é um trabalho importantíssimo que ajudará a rastrear outros tipos de câncer como o câncer de boca, o câncer da região perianal. É um trabalhoque permite a população de Belterra o acesso a um programa de prevenção de ponta, e quando eu digo ponta estou falando de um trabalho cientifico que tem repercussão mundial que está sendo realizado na Amazônia e que só deu certo por conta das parcerias firmadas por todos”, falou o médico cirurgião Fábio Tozzi após agradecer o trabalho de todos os agentes comunitários de saúde.

O Secretário de Saúde de Belterra, José Antônio Rocha, reforçou o objetivo da campanha que realizará atendimentos gratuitos e pesquisa seguindo o novo protocolo para diagnostico de câncer colorretal. “Essa campanha visa a prevenção e o tratamento em caso de diagnosticado o câncer de intestino e nós estamos buscando diagnosticar doenças que possam ser tratáveis ainda em sua fase inicial é uma ação grandiosa sendo realizada agora em outubro e pra nós Belterrenses, nós que fazemos saúde em Belterra sem duvida nenhuma reconhecemos a importância dessa parceria com hospitais top’s no tratamento do câncer”, declarou o secretário.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou da importância de cada empresa e instituição no desenvolvimento deste projeto que nasce da união de todos em busca de um bem maios, desenvolver saúde de média e alta complexidade no coração da Amazônia. “A iniciativa de empresas referencias vindas de outros locais foi de extrema importância para desenvolver políticas de saúde na nossa região. Este projeto possui dois objetivos que é desenvolver a pesquisa cientifica entre a população pré-estabelecida e o segundo detectar casos de câncer que serão encaminhados para o Hospital Regional que é referencia no tratamento oncológico na região norte do país”, finalizou

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *