Falta de estacionamentos de bicicletas revolta usuários em Santarém

Ciclista Getúlio Miranda denuncia o problema
Ciclista Getúlio Miranda denuncia o problema

Inconformado com a falta de local para estacionar bicicletas nos principais órgãos públicos, feiras, mercados, supermercados, nos arredores do Estádio Colosso do Tapajós e na orla da cidade, o ciclista Getúlio Miranda denuncia que o problema além de afetar a população local, também é um entrave na questão turística do município de Santarém.

Segundo ele, Santarém tem um potencial muito grande e, que está sendo muito explorado o ciclismo na região, mas ainda deixa muito a desejar em relação à infraestrutura para o usuário, pela falta de sinalização, ciclovias e bicicletários, os quais não são encontrados nos lugares públicos de maior concentração, como por exemplo, no Mercadão 2000.

“A ciclovia da Fernando Guilhon não tem sinalização para ciclista. Muitas vezes você vê motocicletas e carros estacionados em locais proibidos e dificultando o acesso, o que é falta de respeito com os ciclistas, que usam um veículo que é homologado pelo Código de Trânsito Brasileiro. A bicicleta é homologada, então, nós temos todos os direitos e deveres de usuário de um veiculo”, ressaltou Getúlio Miranda.

De acordo com ele, tem crescido muito o número de ciclistas em Santarém, os quais investem, gostam de praticar esportes e também geram renda. “Você acaba investindo pesado na bicicleta, que é opção de meio de transporte, como meio de melhorar à saúde. Você investe e faz o dinheiro circular na cidade e região, e acaba não tendo esse retorno, através da infraestrutura necessária ou pelo menos o mínimo, para o preparo e o bom uso da bicicleta e do ciclista em geral”, critica.

Em Santarém existem grupos que fazem o trajeto pela parte da noite e nos fins de semana, por ser um esporte saudável, e que reúne famílias e amigos, podendo assim conhecer novos lugares e cuidar da saúde.

Nas segundas, quartas e sextas-feiras acontecem treinos na rodovia Fernando Guilhon, promovido por membros do “Nós do Esporte”, considerado pelos ciclistas um dos melhores projetos sociais de Santarém. Desenvolvido pela loja Pará Bike, em parceria com Marcos Cross, o projeto busca patrocínio não apenas em custo financeiro, mas para ajudar a preparar os jovens que participam de eventos fora de Santarém.

“Esse projeto sustentável de recursos de captações de valores é para que os jovens possam ter um espírito de companheirismo”, destaca Getúlio Miranda.

Entre as ações do projeto “Nós do Esporte”, no dia 07 de dezembro próximo será realizado no Parque da Cidade uma atividade que envolverá jovens que gostam de pedalar e correr. “O dinheiro das inscrições será divido entre o projeto e na premiação do ganhador. Em Santarém, o ciclismo tem crescido muito”, reforça Getúlio Miranda.

PRÁTICA DE ESPORTE EM BICICLETA AUMENTA EM SANTARÉM: Um esporte que estava praticamente esquecido em Santarém, nos últimos anos voltou a ser praticado por muita gente em nossa cidade. Recentemente o Sesi e o Senai realizaram um Passeio Ciclístico pelas ruas de Santarém e que foi aceito pela população, que compareceu em massa para o evento. Os participantes ganharam camisas alusivas ao evento e percorreram um trajeto de 10 km pelas ruas: Adriano Pimentel, Rua do Imperador, Avenida Mendonça Furtado, Av. Rui Barbosa, Av Cuiabá, retornando pela Avenida Tapajós até a chegada, na Praça do Pescador.  A coordenação comemorou a realização de mais essa edição. Para Eriana Coelho, técnica de lazer do Sesi Santarém, o evento superou todas as expectativas e alcançou seu objetivo de levar diversão, bem estar e qualidade de vida à população. A proposta de promover uma atividade esportiva na cidade chamou a atenção de várias pessoas. A prática do ciclismo é popular em Santarém e muitos amantes do esporte foram para as ruas sobre duas rodas durante o passeio.

Por: Sabrine Dalazen (estagiária)

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *