Projetos sociais da grande área do Santarenzinho são beneficiados com a entrega de kits esportivos

Ney Bendelack entrega kit
Ney Bendelack entrega kit

A grande área do Santarenzinho está em festa com a doação de 46 kits de material esportivo doados pela Prefeitura de Santarém, através da SEMJEL, durante programação realizada na manhã de sexta-feira (07), na Associação de Moradores do bairro do Santarenzinho. Os kits contendo bolas de futebol, jogos de tabuleiro, bambolês, cordas e petecas foram doados às Associações de Moradores dos bairros: Santarenzinho, Elcione Barbalho, Conquista, Nova Vitória, Maracanã, Maracanã I, Amparo, São Cristovão, Alvorada e Novo Horizonte; escolinhas de futebol, escolas de ensino regular, CRAS e conselhos comunitários da grande área. Os vereadores Silvio Amorim e Rogélio Cebulisk (Gaúcho) participaram do evento.
Na oportunidade, o presidente da Associação de Moradores do Santarenzinho, Josiel Colares, disse que os kits esportivos serão de grande ajuda no trabalho que as entidades desenvolvem junto com crianças e adolescentes para afastá-los das drogas e da criminalidade. Ele agradeceu ao governo municipal pela revitalização da quadra de esportes do bairro.
O prefeito Alexandre Von, acompanhado do titular da SEMJEL Jaci Barros, falou sobre a importância da prática esportiva como instrumento de socialização de crianças e jovens nas comunidades. Von também citou os investimentos que a Prefeitura está fazendo naquela grande área, como a obra de duplicação da Rodovia Fernando Guilhon. Também informou que em breve o governador Simão Jatene estará em Santarém, ocasião em que a Prefeitura entregará os documentos dos terrenos adquiridos para a construção do Centro de Convenções e do Terminal Hidroviário de Santarém.
“Vamos convocar todos vocês e os demais representantes de associações de bairros para que sejam testemunhas da entrega dos documentos dos dois terrenos ao Governo do Estado e na oportunidade vamos pedir ao governador que conclua em 2015 as obras do estádio Colosso do Tapajós e do ginásio poliesportivo. Que conclua dentro do prazo de 18 meses, as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e que assuma o compromisso de construir em Santarém o Centro de Convenções e o Terminal Hidroviário que são dois investimentos importantes para o desenvolvimento do nosso Município”, assegurou o prefeito.

OBRAS DE EXPANSÃO E MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CHEGAM À GRANDE ÁREA DO MAICÁ

Ruas do Maicá recebem rede de esgoto
Ruas do Maicá recebem rede de esgoto

As obras de expansão e melhoria da rede de abastecimento de água avançam na área urbana de Santarém. Elas chegaram na semana passada à grande área do Maicá, especificamente no bairro Jaderlândia. Esse é um investimento do Governo do Estado do Pará de aproximadamente R$ 94 milhões, que está sendo executado pela Cosanpa, através da empresa CMT Engenharia Ltda, e vai atender a 95% da área urbana.
O prefeito Alexandre Von, que esteve no bairro conversando com os moradores sobre a obra, informou que este é um passo importante para acabar de vez com os transtornos que muitas famílias passam por conta da falta d’ água.
“Essa é a mais expressiva obra e o maior volume de investimentos que o Governo do Estado já realizou no Município de Santarém para resolver um problema crônico: a falta de um sistema público de abastecimento de água de qualidade para atender, principalmente, aos bairros mais distantes da área central. As obras começaram no dia 11 de agosto, atendendo já com rede de distribuição os bairros da grande área da Nova República. Elas estão se expandindo, neste momento, para a grande área do Maicá, que está recebendo as redes tronco e as redes secundárias de distribuição de água.”, explicou o prefeito.
De acordo com o cronograma da empresa, a obra deverá ser executada em até 24 meses – começou em agosto e vai até meados de 2016 – mas as famílias já poderão usufruir de água de qualidade, conforme o sistema de produção e distribuição estiver pronto.
“Não é uma obra que precisa estar 100% concluída para ser entregue. Ao longo do segundo semestre de 2015, as famílias dos bairros atendidos já estarão sendo beneficiadas com água de qualidade do sistema público de abastecimento da Cosanpa, substituindo de vez sistemas improvisados, que já não supriam a demanda apresentada”, observa Von.

ALIMENTOS DO PAA BENEFICIAM MAIS DE DUAS MIL FAMÍLIAS
Na sexta-feira (07), as famílias dos bairros: Santana, Jardim Santarém, Esperança, além da Associação de Moradores da Paróquia de São Sebastião e a vila balneária de Alter do Chão foram beneficiadas com mais uma entrega de alimentos do PAA, coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). Foram distribuídos mais de 30 toneladas de alimentos a 2.030 famílias.
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO SERÁ DISCUTIDA ENTRE OS DIRETORES DE ESCOLAS DA ÁREA URBANA
Cinquenta diretores de escolas da área urbana participam nesta segunda-feira (10), às 10h, no auditório da SEMED, de reunião para tratar sobre os setores e programas da Secretaria e, sobre, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que será aplicada em todas as escolas do Município no período de 17 a 28 de novembro para alunos do 3º ano do ensino fundamental.
A Avaliação
A ANA está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, em fase final do ciclo de alfabetização. A Avaliação produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras.
A estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: verificar o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições as quais estão vinculadas.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *