Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é discutido em audiência pública

Audiência aconteceu na Estação Cidadania
Audiência aconteceu na Estação Cidadania

A Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEIDURB), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), realizou na terça-feira (18) uma audiência pública, com o objetivo de discutir a validação da proposta do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PEGIRS). A audiência aconteceu no auditório da Estação Cidadania e contou com a presença de representantes dos Municípios da região de integração do Baixo Amazonas.

De acordo com a diretora de Recursos Hídricos e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Gestão de Resíduos Sólidos da SEMA, Verônica Jussara Costa Bittencourt, os municípios que vão implementar o plano poderão utilizar para seus estudos as informações e metodologias apresentadas pelo GT durante a audiência.

“Dessa forma cada município estará cumprindo o que está previsto na Lei 12.305/10 [Política Nacional de Resíduos Sólidos].  Além do estudo técnico, o Estado tem que destinar recursos para os municípios e os municípios também tem que destinar recursos para dentro do Plano Plurianual do Governo, para executar as ações que vão acabar com os lixões”, explicou.

O secretario de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, destacou, durante a audiência, que Santarém avançou na elaboração do plano e agora está na etapa final.

“Nos já estamos na etapa final da elaboração. Eu diria que 80% do plano que tivemos que avançar já avançou. Tem apenas algumas informações que precisam ser atualizadas e também há possibilidade de sugestões de alguns estudos para o processo de validação, mas nada que possa comprometer os estudos ligados à elaboração do plano municipal”, finalizou.

ESCOLAS DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS RECEBEM MOTORES DE ENERGIA E MOTORES DE CENTRO

Equipamentos foram entregues às escolas na terça-feira
Equipamentos foram entregues às escolas na terça-feira

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou na manhã de terça-feira (18), 13 motores geradores de energia e 10 motores de centro às escolas ribeirinhas localizadas, principalmente, nas regiões do Arapiuns e Tapajós. Foram beneficiadas, também, escolas nas regiões do Ituqui e Várzea. A aquisição dos equipamentos foi fruto das reuniões de planejamento realizadas em todas a área rural do Município de Santarém, durante o primeiro ano de governo, através das demandas apresentadas pelas comunidades.

Os geradores de energia irão auxiliar, principalmente, o armazenamento de alimentos. Os motores de centro vão apoiar o transporte escolar, em bajaras.

“Os equipamentos vão apoiar as escolas da região ribeirinha para que elas possam armazenar produtos refrigerados da merenda escolar, como, por exemplo, frango e polpa de frutas. Vão permitir, também, que os educandários possam estender os serviços durante o turno da noite, por exemplo, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A gente não para por aqui. Esperamos que mais comunidades sejam beneficiadas”, disse o prefeito Alexandre Von.

Os diretores e representantes de escolas foram informados que a empresa vencedora da licitação para a compra dos equipamentos vai oferecer um treinamento sobre a instalação e e a utilização, principalmente, às pessoas que vão operá-los diariamente. A Secretaria Municipal de Educação ficará responsável em transportá-los às comunidades.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Maria José Maia, as secretárias de Educação (Irene Escher e Marilza Serique), o assessor da SEMED na região de rios, professor João Magalhães, e os vereadores Gerlande Castro, Ney Santana, Chiquinho da UMES, Júnior Tapajós e Dayan Serique.

RELAÇÃO DE ESCOLAS BENEFICIADAS E SUAS RESPECTIVAS COMUNIDADES

Motor Gerador de Energia – YAMAR NSB12

São Sebastião – comunidade Mentae

João Franco Sarmento – comunidade Suruacá

São Francisco – comunidade Lago da Praia

Santa Luzia – comunidade Muratuba

Luiz Antônio Almeida – comunidade Cabeceira do Amorim

Santa Terezinha – comunidade Maripá

Antônio Pedro dos Reis – comunidade Enseada do Amorim

Nossa Senhora de Lourdes – comunidade Vista Alegre do Capixuã

São Francisco – comunidade Cachoeira do Maró

Dom Pedro I – comunidade Tapará-Miri

Frei Marcos – comunidade Parauá

Izidório Amaral – aldeia Pajurá

São José I – Ituqui

Motor de centro – Motor Froth 14 CV

Santa Luzia – comunidade Santa Luzia

Nossa Senhora de Fátima – aldeia Nova Vista

São Domingos – comunidade Nova Sociedade

São Francisco – aldeia Boa Vista do Maró

Santa Cruz – comunidade de Arapiranga

Nossa Senhora de Fátima – Jauarituba

Nossa Senhora de Fátima – Garimpo

Nossa Senhora de Lourdes – comunidade Vista Alegre do Capixauã

Nossa Senhora Aparecida – aldeia Arimum

São João – São João Tapira

 PREFEITURA PROMOVE O FEIRÃO DO MICROCRÉDITO SUSTENTÁVEL

A Prefeitura de Santarém, através da Divisão de Microcrédito do IDS/SEMDE promove o Feirão do Microcrédito Sustentável, nesta quarta-feira (19), às 09h. O evento faz parte da programação da Feira Multissetorial Tapajós Negócios, que começa, também, na quarta-feira, no estacionamento do Rio Tapajós Shopping.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Microcrédito, Roselene Andrade, o volume de recursos para a liberação será de aproximadamente R$ 5 milhões.

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE: SEMED PREMIA ESTUDANTES

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação de Educação Física, realiza nesta quarta-feira (19/11), a partir das 8h, no salão de eventos da UEPA, a entrega da premiação para  crianças das escolas municipais, que participaram da segunda edição dos Jogos Escolares da Juventude,  realizado de 01 a 14 de novembro de 2014.

De acordo com a professora Mara Nicolau, as crianças, que serão premiadas com troféus e medalhas, estão na faixa etária de 12 a 17 anos, nas categorias infanto e juvenil.

SEMC É PARCEIRA NA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FEIRA TAPAJÓS NEGÓCIOS

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) realizará nesta quarta-feira (19/11), a I Feira Tapajós  Negócios, no estacionamento do Rio Tapajós Shopping. Considerada  a maior Feira de negócios da região oeste do Pará, ela receberá o público com diferentes ações relacionadas aos setores da agropecuária, indústria, comércio e serviços. As atividades estão distribuídas em oito eventos integrados: Tapajós Fashion Week, I Festival Gastronômico do Tapajós, I Feirão Automotivo, I Feirão Imobiliário, I Empreender de Franquias, I Exposição de Turismo e Arte Tapajônica, I Feirão do Microcrédito e Feirão do Agronegócio. Além da programação cultural, que conta com apoio da SEMC. O grande evento encerra no próximo sábado, dia 22/11.

PROGRAMAÇÃO

19/11 (quarta-feira)

18h às 20h

Cerimonial de Abertura – Filarmônica Prof. José Agostinho.

20h

Voz e Violão – Geridi e Alessandra.

21h

Dança Bailado de Carimbó.

21h30 às 23h

Banda Circuito de Bar.

20/11 (quinta-feira)

18h

Som ambiente.

19h

Ação Infantil – SESC.

20h

Voz e Violão – Sandro Albatroz e Pintura Facial – SESC.

21h

Dança Sedução de Carimbó .

21h30 às 23h

Grupo Musical Cultural Roda de Curimbó.

21/11 (sexta-feira)

18h

Som ambiente.

19h

Teatro de Fantoche – SESC.

20h

Voz e Violão – Vicente Filho e Pintura Facial – SESC.

21h

Dança Carimbó Muiraquitã.

21h30 às 23h

Show com Maria Lídia.

22/11 (sábado)

18h

Som ambiente.

19h

O casamento da dona Baratinha – SESC.

20h

Voz e Violão – Priscila Castro e Trio e Pintura Facial – SESC.

21h

Dança Bailado de Carimbó.

21h30 às 23h

Grupo Banzeiro.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *