Ufopa realiza I Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém

Campus Amazônia da Ufopa
Campus Amazônia da Ufopa

Começou nesta terça-feira, dia 25 de novembro de 2014, na UFOPA, a I Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém, que discutirá os temas “Mercado de Trabalho e Desenvolvimento Regional”.
Destinado a alunos de cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes, além de profissionais das áreas de Ciência e Tecnologia atuantes na região, o evento é promovido pela Chronos Consultoria Tecnológica Júnior, empresa júnior formada por estudantes das áreas de Ciência e Tecnologia da UFOPA. “Já temos quase 180 pessoas inscritas. A nossa expectativa é atingir a um público de 200 pessoas”, afirma o coordenador geral do evento, Georgios Ninos, discente do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFOPA.
Abertura – Intitulada “Engenheiro do Século XXI: Mercado de Trabalho e Desenvolvimento Regional”, a palestra de abertura foi ministrada, às 10 horas, pelo professor Lázaro Silva, da UFOPA, no Auditório do Campus Tapajós. À tarde, no Miniauditório 2 do ICTA, anexo ao Campus Amazônia, acontecerão os workshops “Introdução ao Cloud Computing”, das 16 às 18 horas, e “Terminei a universidade! E agora, Sebrae?”, das 18h30 às 21h30.
Na quarta-feira, 26, será a vez dos minicursos, que ocorrerão, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, no Campus Rondon. Já a quinta-feira, dia 27, será destinada às palestras, que serão ministradas no Auditório do Campus Tapajós e abordarão diversos temas, como as perspectivas do mercado de mineração regional; a formação profissional e as necessidades do mercado de trabalho; apropriação dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável; entre outros.
O evento termina na sexta-feira, dia 28, com mais palestras, workshop e festa de encerramento.
Confira a programa completa no site http://sectecs.wix.com/sctdesantarem.
UFOPA DEBATE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL COM QUILOMBOLAS
O I Seminário Descentralizado do Processo Seletivo Especial da UFOPA prossegue nesta terça-feira, dia 25, com a participação de lideranças e representantes das comunidades quilombolas de Santarém e da região Oeste do Pará. O evento teve início às 8 horas, no auditório do Campus Rondon, para debater o edital do Processo Seletivo Especial (PSE/2015) que, pela primeira vez, ofertará vagas exclusivas para ingresso de quilombolas na instituição.
O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas, e visa debater a forma de ingresso e a permanência de alunos indígenas e quilombolas na Universidade.
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA UFOPA
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) lançou o edital 5/2014, contendo as normas do processo de seleção e admissão do ano letivo 2015 para o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade – Mestrado Acadêmico em Educação. O curso caracteriza-se pela pluralidade de abordagens na compreensão da situação educacional, reunindo professores de diversas áreas de conhecimento e tendo na formação docente o eixo integrador das suas linhas de pesquisa.
Serão oferecidas 25 vagas, sendo 12 vagas para a linha de pesquisa 1: “História, política e gestão educacional na Amazônia” e 13 vagas para a linha de pesquisa 2: “Práticas pedagógicas, linguagens e tecnologias”, distribuídas entre os docentes permanentes do Programa. As inscrições serão exclusivamente on-line, no sítio www.ufopa.edu.br/ppge, e seguem abertas até o dia 15 de dezembro de 2014.
Mais informações: www.ufopa.edu.br/ppge
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *