Fim de ano será de sol na Praia de Alter do Chão

Praia de Alter do Chão
Praia de Alter do Chão

O calor fará companhia aos veranistas que procurarem o balneário de Alter do Chão, neste final de ano. Segundo a agência Climatempo, os últimos dias do ano serão marcados por sol, calor e pela umidade alta nos principais destinos paraenses, que devem colaborar para chuvas no final da tarde. Alter do chão fica localizada às margens do rio Tapajós, a 38 quilômetros de Santarém, no Oeste do Pará.

Considerado o “Caribe Brasileiro”, nos últimos anos Alter do Chão coleciona recordes de escolha entre as praias mais bonitas do mundo e um dos principais destinos turísticos do planeta. Entre as indicações dos últimos anos, está a do Jornal Britânico The Guardian. Em 2009, o tablóide britânico escolheu Alter do Chão a praia mais bonita do Brasil, desbancando balneários famosos, como o arquipélago de Fernando de Noronha, no Estado de Pernambuco e praias tradicionais do Rio de Janeiro e da Bahia. A praia vencedora, que fica à beira do rio Tapajós, foi escolhida por Tom Phillips, correspondente do Guardian no Brasil.

Ainda no ano de 2009, o senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB-PA) estava no cafezinho do Senado, que fica atrás do plenário, conversando com o ex-governador do Pará, Simão Jatene, quando chegou à mesa a notícia de que o jornal inglês The Guardian havia eleito a praia de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, como a mais bela do País.

Após se dirigir ao plenário, ele puxou o microfone e pediu de forma insistente a palavra ao presidente da sessão, o senador Mão Santa (PMDB-PI). Comemorando o título, o senador citou que o município de Santarém é conhecido no Pará como “a Pérola do Tapajós”. “Agora, com esse ranking, Santarém e Alter do Chão serão conhecidas como as ‘Pérolas do Brasil’. O senador disse ainda que a praia é o “Caribe Brasileiro”, e de água doce. “Alter do Chão tem o diferencial de ser fluvial e só aparecer na época da vazante do rio Tapajós. É um capricho da natureza que só engrandece sua beleza”, disse Flexa Ribeiro em discurso emocionado, no plenário do Senado federal, em Brasília.

No inicio de dezembro deste ano, diante de uma lista de 20 destinos, o Jornal Estadão, de São Paulo, encarou a missão de apontar os dez destinos turísticos promissores de 2015. Com a ajuda de viajantes, de efemérides e até do Dólar alto, o Estadão apontou Alter do Chão, como um dos dez melhores destinos turísticos no mundo a ser visitado em 2015. Veja trecho da reportagem:

“Praia, sol e sal. Só que não. Tire só a parte do sal, porque Alter do Chão e suas águas doces e cristalinas nada deve a destinos badalados a beira mar. O balneário paraense, a 38 quilômetros de Santarém, alia descanso praieiro aos mistérios da floresta”.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *