Cristiano Ronaldo ganha a Bola de Ouro da Fifa

Cristiano Ronaldo, Bola de Ouro da FIFA
Cristiano Ronaldo, Bola de Ouro da FIFA

Venceu o favorito. O português Cristiano Ronaldo ganhou nesta segunda-feira, em Zurique, a premiação individual mais importante do futebol, a Bola de Ouro da Fifa. O atacante do Real Madrid superou o argentino Lionel Messi e o alemão Manuel Neuer para vencer o prêmio de melhor do ano pela terceira vez, sendo a segunda consecutiva (a outra foi em 2008).
– Só tenho que agradecer ao meu treinador, meus companheiros, meu presidente. Foi um ano inesquecível em nível coletivo, pessoal. Ganhar um troféu com esta dimensão. Estou muito feliz, só me dá motivação para continuar a trabalhar como fiz até agora e ganhar mais títulos como estes. É um momento inesquecível na minha carreira. Espero igualar o Messi já na próxima época. Dia após dia, faço meu caminho, e os títulos individuais e coletivos vou conseguir – disse Cristiano Ronaldo, já pensando em alcançar Messi, que tem quatro Bolas de Ouro.
Cristiano Ronaldo teve 37,66% dos votos. Messi foi o segundo, com 15,76%, praticamente empatado com Neuer, que teve 15,72%.
A solenidade em Zurique começou com a divulgação do Time do Ano, a seleção de 2014. A equipe ideal tem três jogadores alemães (o goleiro Neuer, o lateral Lahm e o meia Kroos). O Brasil tem dois representantes – os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, mesmo com a seleção brasileira tendo sofrido 14 gols em sete partidas na Copa do Mundo. Messi e Cristiano Ronaldo apareceram na equipe ideal pela oitava vez, um recorde na premiação.
A seleção do ano, chamada Fifpro World XI, é escolhida por atletas, através do Fifpro, uma espécie de sindicado internacional de jogadores. Neste ano, votaram 23.383 atletas.
O técnico do ano foi Joachim Low, campeão mundial com a Alemanha. Muitos apostavam no argentino Diego Simeone, por ter levado o Atlético de Madrid à final da Liga dos Campeões com muito menos orçamento do que os rivais. Low teve 36,23% dos votos; Carlo Ancelotti, do Real Madrid, teve 22,06% e Simeone teve 19,02%. O técnico de time feminino foi Ralf Kellerman, do Wolfsburg.
– Os técnicos alemães têm grande participação neste prêmio. Eles trabalham muito bem com os jovens, participam de todo o processo. Não à toa estão aqui jogadores como Lahm, Kroos e Neuer – disse Low.
O Prêmio Puskas, dedicado ao gol mais bonito do ano, foi entregue ao colombiano James Rodríguez, autor de um golaço contra Uruguai, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no Maracanã.
– Foi um gol muito especial para mim e para toda a Colômbia. Não tenho palavras para expressar esta felicidade. Obrigado a todos que votaram – disse James.
Na disputa de melhor jogadora, a alemã Nadine Kessler, do Wolfsburg, superou Marta e a americana Abby Wambach.
Confira os prêmios:
Time do ano: Neuer (Bayern de Munique), Sérgio Ramos (Real Madrid), David Luiz (PSG), Thiago Silva (PSG) e Lahm (Bayern de Munique); Kroos (Real Madrid), Iniesta (Barcelona) e Di María (Manchester United); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi (Barcelona) e Robben (Bayern de Munique).
Técnico do ano: Joachim Low (Seleção da Alemanha)
Técnico de time feminino: Ralf Kellerman (Wolfsburg)
Prêmio Puskas: James Rodríguez (Colômbia, contra o Uruguai na Copa do Mundo)
Melhor jogadora do ano: Nadine Kessler (Wolfsburg)
Melhor jogador do ano: Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *