Campanha de Prevenção e Combate a Hanseníase

Campanha de Prevenção e Combate a Hanseníase
Campanha de Prevenção e Combate a Hanseníase

No período de 28 de janeiro a 6 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza a Semana de Prevenção e Controle para Eliminação da Hanseníase. Durante as ações, profissionais da saúde intensificarão as visitas domiciliares, a fim de detectar casos suspeitos.

De acordo com a enfermeira Luana Lameira, da coordenação da campanha, pacientes com sinais que se assemelham ao contágio por hanseníase serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde para diagnóstico. “Vamos intensificar as buscas, realizar capacitações para profissionais da atenção básica, tanto zona urbano quanto rural, e prestar atendimentos aos pacientes com a doença, obedecendo ao modelo de intervenção proposto pelo Ministério da Saúde.”, destaca a enfermeira.

Luana Lameira esclarece que a primeira atitude a ser tomada é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. “Quanto mais cedo procurar o serviço, mais rápido será o diagnóstico. A pessoa em tratamento não transmite a doença. O paciente recebe o medicamento gratuitamente e para alcançar a curar é necessário cumprir todo o tratamento”, disse Luana.

Atualmente, no município, recebem o tratamento 87 pacientes. A hanseníase é uma doença causada por um bacilo que atinge pele e nervos, principalmente na região dos olhos, mãos e pés. O modo de transmissão é pela respiração e o contato prolongado com pessoas infectadas. Caso não se busque o tratamento, o paciente pode ficar com deformidades nas áreas mais atingidas do corpo.

ARITAPERA RECEBE AÇÕES DO PROJETO “LAZER NA COMUNIDADE – MULHER”

A partir desta quinta-feira (29) até o próximo sábado (31), mulheres e crianças da região do Aritapera serão atendidas com ações do projeto “Lazer da Comunidade – Mulher”, que é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Santarém e a Secretaria de Políticas para Mulheres, sob a coordenação da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer).

Nesta quinta pela manhã, haverá atendimento nas áreas de saúde e assistência social, através de equipes da SEMSA e SEMTRAS. Além de consultas de enfermagem, aferição de PA, coleta de PCCU e consulta com psicólogo. Os comunitários poderão tirar o cartão do SUS e fazer inscrição no CADÚNICO. Também haverá cursos de customização de sandálias, futebol e corte de cabelo.

À tarde, haverá cursos de pintura em tecido e cuidados com a pele/maquiagem. E à noite, haverá sessão de cinema para toda a comunidade.

Na sexta-feira, os atendimentos de saúde terão continuidade, bem como os cursos pela manhã e tarde. À noite, a comunidade é convidada a participar da noite cultural com apresentação de talentos locais e dos resultados dos cursos ofertados nessa etapa do projeto.

A equipe da SEMJEL envolvida no projeto reunirá os comunitários para um aulão de dança e ginástica, que nessa etapa será animado com os ritmos do carnaval.

No sábado pela manhã, a programação encerra com a realização de um torneio amistoso de futebol entre equipes femininas da comunidade e entorno.

CARNAVAL 2015: REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA

Nesta quinta-feira (29/01), no Theatro Victória, às 9h30, a organização do Carnaval 2015, Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac), da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) e Carnalter estarão reunidos com as representações de instituições de segurança. O principal assunto é o planejamento da segurança para o Carnaval.

Em Santarém, a folia carnavalesca na Orla será realizada de 13 a 17/02 e no Distrito de Alter do Chão, de 14 a 17/02, na Praça do Çairé.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *