Primeiras turmas do Parfor no Oeste do Pará colam grau no dia 27 de fevereiro

Ufopa atende 3.369 alunos através do Parfor em oito municípios da região
Ufopa atende 3.369 alunos através do Parfor em oito municípios da região

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) atende 3.369 alunos através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em oito municípios da região – Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém. No dia 27 de fevereiro, 113 recém-formados nas licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês) e Pedagogia recebem a outorga de grau em Santarém, às 18h, no Auditório Tapajós.

O objetivo do programa, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é qualificar os professores que atuam na educação básica da rede pública e não têm graduação ou ministram aulas de outra disciplina que não é a de sua formação, em acordo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

“Esse programa é de suma importância para nossa região, já que os nossos professores não possuem qualificação a partir de cursos de graduação ofertados por uma universidade de nível federal. Daí a importância de qualificá-los também para elevar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do nosso estado, que, infelizmente, continua entre os mais baixos”, explica a coordenadora do Parfor, Ednea Carvalho.

A Ufopa oferta cursos pelo Parfor desde 2010, quando começou atendendo 1.750 professores. Até o final de março de 2015, 941 professores serão os primeiros formados pelo Parfor em Santarém, Alenquer, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Itaituba e Monte Alegre.

Aulas – A primeira etapa do Parfor este ano terminou em 21 de fevereiro. A segunda será no período de 29 de junho a 8 de agosto, com retorno das turmas concluintes de 20 a 25 de abril e de 26 a 31 de outubro.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *