Estudantes do Projovem recebem kits escolares

Foram entregues 80 kits na Escola Aderbal Tapajós e 120 kits na Escola Princesa Izabel
Foram entregues 80 kits na Escola Aderbal Tapajós e 120 kits na Escola Princesa Izabel

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Programa PROJOVEM Urbano realizou na noite da última segunda feira (02.03), a entrega de 80 kits escolares para jovens atendidos pelas ações do Programa na Escola Aderbal Tapajós no bairro Uruará e 120 kits na Escola Princesa Izabel no bairro da Nova República.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO) é um programa do Governo Federal que vem sendo executado, em Santarém, pela Prefeitura Municipal. O Projovem possibilita a conclusão do Ensino Fundamental, iniciação profissional e inclusão digital, a fim de efetivar oportunidades de continuação dos estudos e trabalho para a juventude. O curso contempla os jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sejam alfabetizados e não tenham concluído o Ensino Fundamental.

ENCERRAMENTO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Encerra nesta quarta feira (04.03), a seleção de educadores que irão atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os interessados devem entregar currículum na coordenação do programa, no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de 8h às 17h. É necessário o candidato ter nível superior em qualquer área com habilidade em alfabetização de jovens e adultos.

O Programa Brasil Alfabetizado é uma ação do Governo Federal em parceria com o município, através da SEMED e vem sendo desenvolvido em Santarém desde 2006, beneficiando aproximadamente 03 mil jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade adequada. As aulas deverão iniciar no mês de abril.

MUDANÇAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa que a partir deste ano as escolas não terão mais os coordenadores do programa diretamente nas instituições de ensino. A coordenação geral dará o suporte necessário através de uma equipe composta por nove professores que integram a partir de agora a coordenação itinerante, tanto nas escolas da cidade quanto no campo.

Este ano foram realizados cinco encontros realizados pela coordenação geral do Programa Mais Educação. Obedecendo a um cronograma de atividades, a equipe itinerante começou o trabalho de visitas nas escolas, onde é feito o acompanhamento das atividades, que passam a ser responsabilidade da gestão das escolas com apoio do conselho escolar e dos monitores.

O Programa Mais Educação, criado em 2007, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.

As atividades do Programa Mais Educação em Santarém beneficiam mais de 19.500 estudantes em 214 escolas da rede municipal de ensino.

AÇÕES INTEGRADAS SERÃO DESENVOLVIDAS EM ALTER DO CHÃO

A Prefeitura de Santarém, em parceria com a Agência Distrital de Alter do Chão e secretarias municipais, realiza nos dias 05 e 06 de março uma série de Ações Integradas. A programação é comemorativa ao aniversário da Vila balneária. Serão desenvolvidas ações nas áreas de saúde, infraestrutura, turismo, meio ambiente, trabalho e assistência social. Estão programas palestras, consultas médicas, vacinação e fiscalizações de orientação e manutenção. Participe, divulgue.

ACORDO DE COOPERAÇÃO ASSEGURA MELHORIAS PARA O BAIRRO LAGUINHO

A Prefeitura de Santarém firmou acordo de cooperação com a Cargil Agrícola S/A e a Associação dos Moradores do bairro do Laguinho, visando a construção, aparelhamento, manutenção e orientação para o uso da Academia ao Ar Livre do Bosque Vera Paz.

O acordo prevê a construção, reforma e melhoramento da estrutura já existente, para a instalação da Academia. Estão contempladas aquisição de equipamentos esportivos, instalação de equipamentos adquiridos nas bases da estrutura a ser construída, manutenção da vigilância no local, contratação de profissionais de educação física para orientação aos usuários, manutenção da estrutura construída e dos equipamentos adquiridos e instalados, além da mobilização para o uso da academia.

O projeto está orçado em R$ 71.493,12. Incluiu a construção de uma área de 123 metros quadrados, prevê pilares, muretas alambrados, iluminação, reforma dos banheiros, aquisição de equipamentos para exercício físico e equipamentos para almoxarifado.

A Prefeitura vai gerir com recursos próprios a instalação dos equipamentos, manutenção da vigilância, contratação de profissionais de educação física, manutenção e estrutura do local.

A academia funcionará das 06h às 09h e das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *