Informe RC

PASSEATAS- I

No último final de semana, 6ª feira e domingo, o Brasil viveu um acontecimento inusitado: duas manifestações de cunho popular foram previamente convocadas e marcadas por redes sociais, tomando conta das ruas do país, uma de situação, outra de oposição. Dias antes de serem realizadas, foram encorajadas pela presidente Dilma, afirmando de toda manifestação ser democrática e assegurada pela Constituição, desde que não desencambe em destruição e sejam pacíficas. Assim foram, sem mortos e feridos. A 1ª, na sexta, organizada pelo clandestino Movimento dos Sem Terra, CUT e entidades ligadas ao governo, portando bandeiras vermelhas, alguns com foices, enalteciam os governos petistas, elogiavam a presidente e o ex, Lula, defenderam a democracia, a Petrobras e pediam Reforma Agrária. Pelos cálculos oficias, em 24 estados e no Distrito Federal, não chegaram a 400 mil pessoas.

PASSEATAS- II

Na 2ª, domingo, mais de 5 milhões de brasileiros em mais de uma centena de cidades, cantando o Hino Nacional, ganharam as ruas a partir das 9 da manhã, portando bandeiras oficiais, faixas, tabuletas e cartazes, pedindo o fim da corrupção, da impunidade, do respeito as leis trabalhistas, da inflação, acabar com as mentiras, dos aumentos de energia, prisão para os corruptos, apoio à Operação lava Jato, melhores salários, educação, saúde, segurança, estradas, portos, críticas ao ministro Dias Toffoli, destituição da presidente e gritos de fora Lula, fora PT, e milhares de famílias acompanhavam com vivas e aplausos das janelas de seus apartamentos. O espetáculo de democracia oferecido pela situação e oposição é bom para o Brasil. Isso mostra da população não estar satisfeita com o governo e da necessidade da companheira Dilma mudar o discurso. O povo esclarecido não é desmemoriado, sabe separar a mentira da verdade. Essa história da excelência dizer do país passar por uma fase conjuntural, devido à crise internacional, que não existe, e até final do ano as coisas melhoram e o país sai do abismo, voltando a crescer, está cansativo. É má gestão mesmo, como disse o atual ministro da Fazenda: foi um descuidinho. A presidente devia ser mais humilde, confessar que errou e pedir desculpas aos brasileiros. Continuar mentindo, além de feio e impopular, pode ser fatal.

DESABAFO DO PROCURADOR

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, tem sido alvo de ataques de alguns denunciados pela Operação Lava Jato, para serem investigados, acusados pelo Ministério Público do Paraná, de participação no assalto do século aos cofres da Petrobras, assunto diário na mídia nacional e internacional. Na sexta, 13, o Procurador, que se mantinha calado, assim se manifestou:- de toda forma, causa espécie que vozes do parlamento, aproveitando-se de uma CPI instaurada para investigar o maior esquema de corrupção já revelado no país, tenham-se atirado contra a instituição que começa a desvelar a trama urdida contra a sociedade. Pelos esforços do Ministério Público, esse esquema foi exposto ao país e será também pela nossa atuação que os verdadeiros culpados irão responder judicialmente e sofrerão as penas cabíveis. Garantirei o exercício independente do Ministério Público.

O PERIGO É A MARIA

Fazendo modificações na estrutura de algumas secretarias municipais, diminuindo atribuições e aumentando em outras com substituição de uns secretários, o prefeito Alexandre Von “PSDB”, ao contemplar o DEM com 2 secretarias, Planejamento e Juventude de Esporte e Lazer, e o retorno do vereador Marcílio Cunha “PTN”, à Câmara Municipal em substituição ao vereador Valdir Matias “PV”, que assumiu a de Desenvolvimento e Turismo, mostra do gestor estar bem entrosado e tudo acertado com o ex-federal Lira Maia “DEM”, mandão no diretório local, que deve apoiar sua reeleição, já que em termo de participação na atual administração tucana, com sua mana, vice-prefeita, assumindo secretaria, nada tem a reclamar. Seus companheiros estão bem alojados na prefeitura e não correm risco de ficar desempregados, caso viesse ou pudesse concorrer, enterrando a hipótese aventada nas redes sociais de passar para o PMDB. Os “senadores”, do “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga, na Praça da Matriz, afirmam a unanimidade: o perigo de tropeço em qualquer configuração política, no momento, continua sendo a ex-prefeita Maria do Carmo, caso venha sair candidata.

NO BRASIL É GORJETA

Assaltos a trem e veículos transportadores de valores públicos ocorrem constantemente pelo mundo. Normalmente, os participantes são presos, levados à prisão e condenados. Um dos mais famosos, virando filme e seus autores heróis popular, ocorreu na Inglaterra, em agosto de 1963, quando um trem pagador foi assaltado por 16 ladrões, de onde levaram 3 milhões de libras esterlinas, correspondente hoje a 9 milhões de reais. Um dos assaltantes, Ronald Biggs, viveu muitos anos no Brasil, não foi deportado por ser pai de um filho brasileiro. Na segunda semana do mês, num lance cinematográfico, como descreve a mídia, na França, a 200 km de Paris, dois veículos blindados foram assaltados por 15 pessoas armadas, levaram valores e joias antigas num montante de 9 milhões de euros, menos de 30 milhões de reais. No Brasil, a situação é pior, os assaltantes não usam armas, são figuras respeitadas na política, na sociedade e nos meios empresariais, com trânsito no governo e bancos oficiais, atacam alguns órgãos públicos e passam anos surrupiando, com contas bancárias no exterior, para serem descobertos, poucos vão presos e o bote no dinheiro do povo bate na casa de dezenas de bilhões de reais, como aconteceu com a Petrobrás. As libras da Inglaterra, os euros da França, onde todos foram presos, aqui é gorjeta, acontece diariamente.

DENÚNCIA CONTRA PREFEITOS

Prefeituras do Oeste paraense não têm escapado de denúncias de supostos esquemas de corrupção. Em muitas delas, como de Belterra, Itaituba e Alenquer, se apurarem, compravam. No final da quase quinzena de fevereiro, a Promotoria de Justiça de Juruti, por meio de um Promotor, abriu Procedimento Preparatório Preliminar para apurar denúncias trazidas ao órgão de que existe, entre prefeito e vereadores, o famoso Mensalinho, existente na maioria dos municípios. O vice-prefeito de Óbidos rompeu com o titular, denunciando, na abertura dos trabalhos legislativos, um vendaval de irregularidades praticadas pelo ex-parceiro e pediu aos vereadores para apurarem. O vice também protocolou petitório assinado no Ministério Público, e recebeu a promessa, das ocorrências de maus feitos, serem apuradas. Deviam fazer o mesmo em Belterra, Itaituba e Alenquer, onde não precisa fazer denuncias, basta ler os semanários locais.

ROUBAR: TOLERÂNCIA ZERO!

Vista como normal a disputa por cargos no governo, que lidam com recursos e oferecem, na sua estrutura administrativa, meios aparentemente legais de fazerem dinheiro, justificam como melhor para fazer política. O DETRAN, no estado, é um deles. Raro dirigente do órgão que, ao sair, não seja acusado de peculato. A regional da CIRETRAN, em Santarém, tem sido vítima dessa visão de maus políticos. Maioria de seus dirigentes, com a exclusão do atual, professor Levy, transformaram o órgão em casa de escândalos policiais e comércio, e saíram “boiados” de dinheiro. Início do mês, assumiu em Belém, o novo diretor geral do DETRAN, ex-corregedor da Polícia Civil, delegado Nilton Athayde, prometendo acabar com ilegalidades no órgão e, para desonestidade, a tolerância é zero. Que assim seja, amém. Vamos torcer para o delegado atingir seu objetivo, só assim a CIRETRAN, em Santarém, volta a cumprir sua real finalidade, servir ao público e não às pessoas que gravitam ao seu redor. Né, professor Levy?

NOVAS REGRAS

Já valendo para as municipais de 2016. Foi aprovada, no Senado Federal, em 1º turno, a Proposta de Emenda Constitucional, depois de passar pela Câmara Federal, que limita a composição de coligações apenas em eleições majoritárias (presidente, governador e prefeito). Quanto a deputados federais, estaduais e vereadores, serão eleitos os candidatos mais votados, de acordo com o número de vagas, abolindo o coeficiente eleitoral, que permite a eleição de muitos, sem voto, os famosos “eleitos por sobras”, o que acaba com a figura de puxadores de voto. Também deve entrar em pauta para ser votada a PEC que determina o afastamento de ocupantes de cargos executivos (presidente, governador e prefeito), que venham postular à reeleição, e a que dificulta a criação de novos partidos por um período de 5 anos. Bom, melhor seria se acabasse com o Foro Privilegiado.

MOTORISTAS BÊBADOS

No meio de muitos desacertos, a companheira Dilma tem tomado medidas e sancionado leis de interesse coletivo, dando um basta em determinadas situações, a exemplo da que proíbe venda de bebida alcoólica a menores de 18, e a que pune matadores de mulheres, com multas violentas e penas elevadas. Agora falta maior rigor com motoristas bêbados que ocasionam acidentes e cortam vidas nas estradas e nas ruas da maioria das cidades do país. Multas e teste do bafômetro não têm dado jeito, já que os criminosos do volante, protegidos por leis que regem o trânsito, propensas a impunidade, num vapt vupt são liberados, respondendo o crime em liberdade, que pode ser eterna, enquanto as vítimas viram estatísticas. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que o número de flagrantes nas estradas, por embriaguez, todo ano aumenta, de mortes também.

VISITA ÍNTIMA

Assunto quase diário na mídia impressa, divulga de mulheres ligadas a apenados, no horário de visitas, serem flagradas por agentes prisionais, apanhadas conduzindo drogas e aparelhos celulares na vagina. Muitas, pela quantidade exagerada, transformam a parte íntima num verdadeiro shopping center. Na segunda semana do mês, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou Projeto de Lei (77/2015) de autoria de dois deputados, um do PSOL, outro, do PT, proibindo a revista íntima (obrigatória) a quem for visitar presos nas Penitenciárias do estado, por causar constrangimento e violar direitos dos visitantes dos presos. Que causa constrangimento, causa, mas se deixarem de fazer, o interior dos presídios vai virar praça de guerra, fazendo vítimas e propiciando fugas.

VAIAS

A presidente Dilma começa a entrar na galeria dos políticos e presidentes que, devido ao baixo índice de popularidade constatado por instituto de pesquisas, são vaiados, quando comparecem em atos oficiais. Falam da aprovação do governo estar batendo em menos de 10%, muito abaixo do truculento mandatário da Venezuela, que tem 22. No início da semana, a companheira, ao participar da solenidade de abertura da Feira Internacional de Construção Civil, em São Paulo, foi vaiada por 5 minutos. Convidada para comparecer a um evento na quinta (12), em Belo Horizonte, para apreciação de um balanço da campanha Justiça Pela Paz em Casa, no prédio do Tribunal de Justiça do Estado, teve a presença cancelada pelo Palácio do Planalto, por temer manifestações e apupos à presidente. Mês de fevereiro, em Cuiabá, no estado do Mato Grosso do Sul, onde foi inaugurar uma Delegacia da Mulher, a excelência, ao subir no palanque destinado a autoridades, foi xingada, com palavras obscenas, na presença do governador, prefeito da cidade, ministros e convidados. Qualquer dia, a presidente, para se deslocar, além da segurança exagerada, vai ter que usar Papa Móvel, pelo menos fica blindada, sorriso fechado, acenando, e não ouve as vaias.

ATOS E FATOS:

PREMIADA- Mesmo citada como envolvida, em depoimento de delação premiada aos responsáveis da Operação Lava Jato, que apura o assalto aos cofres da Petrobras, a companheira Dilma, por decisão da Procuradoria Geral da República, não será citada nem investigada. Dois pesos e duas medidas. A Lei é para todos. DESTAQUE- A lista dos políticos investigados, apontados pela Operação Lava Jato como envolvidos no escândalo do Petrolão, continua sendo destaque na imprensa internacional. No Brasil, todos dizem não ter nada com esta história, alegam serem puros e inocentes. PAJÉ- O companheiro ministro da Justiça continua agindo no cargo como político e advogado do PT. Semana passada declarou, do Palácio do Planalto, não ter tido interferência na lista dos nomes de políticos ou não a serem investigados como suspeitos de envolvimento com o sumiço do dinheiro dos cofres da Petrobrás. Pajé. Todo mundo sabe que a presidente não apita nada nas decisões da Justiça Federal do Paraná, quanto aos culpados ou não. Se apitasse, o caso da Petrobrás já tinha sido arquivado. BASTA QUERER- Do Juiz Federal Sérgio Moro, responsável pelas ações decorrentes da Operação Lava Jato, em 1ª Instancia, advertindo para evitar que uma pessoa desonesta leve vantagem sobre os demais implicados: é preciso seguir o dinheiro para chegar ao chefe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *