Coluna Impacto

c1HILTON AGUIAR E CHAPADINHA

O deputado estadual Hilton Aguiar e o deputado federal Francisco Chapadinha reuniram nesta semana com o Reitor da UEPA, Juarez Antônio Simões Quaresma e com o vice-reitor Rubens Cardoso da Silva (foto), onde foi discutido a implantação de um campus da Universidade no município de Itaituba. Hilton Aguiar já esteve no município de Itaituba buscando parcerias para conseguir uma área para a implantação desta universidade, e recebeu o apoio da empresa Campo Belo que está disposta em doar um terreno para construção do campus da UEPA. O Reitor da UEPA, Juarez Antônio Simões Quaresma, falou que há um interesse da universidade em instalar um campus em Itaituba, e garantiu que será realizado todo um levantamento, para que o sonho desta região possa se tornar realidade.

AQUÍFERO DE ALTER DO CHÃO

Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada. Até dois anos atrás, o aquífero era conhecido como Alter do Chão. Em 2013, novos estudos feitos por pesquisadores da UFPA apontaram para uma área maior e deram uma nova definição. “A gente avançou bastante e passamos a chamar de SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. Fizemos um estudo e vimos que aquilo que era o Alter do Chão é muito maior do que sempre se considerou, e criamos um novo nome para que não ficasse essa confusão”, explicou o professor do Instituto de Geociência da UFPA Francisco Matos. Segundo a pesquisa, o aquífero possui reservas hídricas estimadas preliminarmente em 162.520 km³ –sendo a maior que se tem conhecimento no planeta. Hoje, o aquífero serve apenas para fornecer água para cidades do vale amazônico, como Manaus e Santarém.

PARQUE DA CIDADE

Fazendo parte da programação do Dia Mundial da Água e Festa Anual das Árvores, aconteceu na manhã de quarta-feira, 25, na Escola do Parque da Cidade, uma mesa redonda intitulada ‘A importância do Parque da Cidade para Santarém’, visando uma melhor gestão do recinto. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos, como a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do Plano de Uso do Parque da Cidade e legalização do espaço, que será um ponto fundamental para que se tenha um melhor ordenamento das ações que são realizadas dentro do Parque.

“JESUS, O FILHO DO HOMEM”

Com destaque ao tema da Campanha da Fraternidade 2015, “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, nos dias 03 e 05 de abril será apresentada a 8ª edição do espetáculo sacro, “Jesus, o Filho do Homem”, organizado pelo Grupo de Teatro Aparecida (Grutap), da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Segundo o coordenador do Grutap, Abel Solano, a maratona de ensaios é contínua e a exemplo de 2014, com a característica missionária da divulgação do evangelho, será realizado o ensaio geral na comunidade de Perema, km 17 da Rodovia Santarém Curuá-Una., neste sábado, dia 28, com apoio do Núcleo da Saúde do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC).

EM ROTA DE COLISÃO

A vereadora Ivete Bastos contestou as palavras do titular da Semma, Podalyro Neto, que afirmou durante sessão do dia 24/03, que discutiu recursos hídricos, “que a votação da Área de Proteção Ambiental” – APA Juá, “foi uma brincadeirinha”. Ivete disse que os vereadores se sentiram desrespeitados; “Eu não considero isso uma brincadeirinha, porque o Poder Legislativo é legitimo para votar qualquer projeto, como esse do Juá, que é de grande envergadura, relevância e importância para o Município e o Secretário que não cumpriu com o que foi votado no final do projeto, que seria a criação do Comitê Gestor e trabalhar diretrizes através de um plano. Então, não sei quem brincou com a legislação, eu acredito que não fomos nós”, declarou a Vereadora.

c2NÉLIO AGUIAR

O secretário de Planejamento Nélio Aguiar esteve em Brasília juntamente com o prefeito Alexandre Von. Os dois reuniram no Senado Federal com os senadores Flexa Ribeiro e Paulo Rocha (foto), solicitando união da bancada paraense por uma pauta comum de desenvolvimento do Pará e da nossa região, como novo aeroporto, conclusão da BR 163, Internet rápida, novo linhão Tramaoeste e rebaixamento de energia para a Calha Norte. Os dois também reuniram com o deputado federal Chapadinha, solicitando emenda parlamentar na ordem de dois milhões de reais para construção de três unidades básicas de saúde e um centro de abastecimento de Hortifrutigranjeiro. Nélio e Von estiveram ontem no Dnit tratando da duplicação da rodovia Santarém-Cuiabá, do porto até ao trevo do Mojuí.

RETOQUES

c3O inesquecível goleiro Pedrinho Moreira (foto), que muitas glórias deu ao esporte santareno, na próxima segunda-feira, dia 30, estará fazendo um ano de falecido. Nesse dia, seus familiares e amigos realizarão uma Missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Liberdade, às 19:30 horas, em homenagem à sua alma. * Vereador Silvio Amorim estará à frente de Sessão Especial na Câmara Municipal de Santarém que será realizada na terça-feira, 31/03, quando será discutido o aumento abusivo da tarifa de energia elétrica em Santarém. * O PMDB completou no último dia 24 (terça-feira) 49 anos de fundação e recebeu aplausos na Câmara Municipal de Santarém. * Uma denúncia que estamos investigando é com relação ao estoque de medicamentos na vila de Curuai, no Lago Grande, que estaria vencido. * Segundo dados do TRE, 2.750 pessoas podem ter o título de eleitor cancelado em Santarém. O número corresponde aos eleitores que completaram três faltas consecutivas em eleições. De acordo com o TRE, cada turno é considerado uma eleição. Os eleitores ainda podem regularizar a situação na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio. Após essa data, o eleitor que não regularizou sua situação terá seu título eleitoral cancelado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *