Informe RC

BOM EXEMPLO

O ex-ministro da Educação, Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, que já foi governador do Ceará, deputado federal, ministro, e duas vezes candidato a presidente, são conhecidos no meio político como portadores de pavio curto e línguas afiadas e, quando oposição a governos, incomodam. Um ano antes, eram filiados ao PSB, com passagens por outras legendas, ligados ao então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no qual achavam não ter possibilidade de chegar à presidência. Migraram para o desconhecido PROS, recém-formado, para apoiar a reeleição da companheira Dilma (PT), embora nunca tenham sido simpáticos ao partido, e sim uma maneira de fazerem oposição ao PSDB, onde também militaram. O ex-ministro, que pediu demissão da função depois de dois meses no cargo, não teve o aval da presidente Dilma, acostumada a digerir sapos e cobras atirados por adversários e partidários, quando, em defesa do governo, numa reunião com estudantes na Universidade Federal do Pará, em Belém, deu uma de suas tiradas repentinas e impensadas, da Câmara Federal, onde os problemas nacionais gravitam, ser composta por centenas de parlamentares achacadores. Convocado pela Mesa Diretora da Casa a se explicar quanto à colocação do verbo, teve uma virtude: não mentiu e nem pediu desculpas, como desejava a presidente, à qual ajudou a eleger, e reiterou mais uma vez as palavras ditas aos estudantes. Se emendas parlamentares não servissem como objetos de troca, conhecidas nacionalmente como “toma lá, da cá”, usadas por presidentes com ajuda de ministros, o episódio não tinha existido.

MISTURA DE OPORTUNISMO POLÍTICO COM PSIQUIATRIA

Comentário do jornalista Arnaldo Jabor acerca do acontecido com o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, na Câmara Federal. Leia abaixo:

Isso que aconteceu na Câmara tem uma explicação dificílima porque tudo está tão louco que talvez isso seja um caso de oportunismo político misturado com psiquiatria. Horas antes da fala de Cid Gomes, o seu irmão Ciro Gomes deu uma entrevista a um blog aconselhando o Cid a descumprir o que Dilma mandou fazer: pedir desculpa ao Congresso. E Cid obedeceu Ciro, seu irmão mais velho. Quem ganha com isso? Ciro talvez tivesse o desejo inconsciente ou consciente de fazer que Cid ficasse como ele está: isolado, fora do baralho. E assim Cid proporciona a Ciro a recuperação de um prestígio perdido. A beleza da solidão digna. É a tática da pureza como opção diante de dois poderes que se xingam quando os dois tem razão. Ao mesmo tempo, Cid escapa de Dilma cercada e esculacha os acusados de corrupção na Câmara. Assim, os dois agradam a opinião pública que considera a Câmara um antro, e se purificam com isso. Os dois irmãos lavam mais branco como sabão em pó. Cid serviu Ciro. Ciro se fortalece cooptando o Cid e a consequente solidão dos dois ganha uma dignidade nova que pode servir mais tarde. O partido dos dois irmãos será uma sigla valorizada, pois ninguém sabe o que vem por aí nessa política delirante de hoje…ou então é só loucura mesmo. Ou não.

SITUAÇÃO COMPLICADA

A cidade de Santarém é das poucas no Brasil que, com mais de 200 mil habitantes, não dispõe de uma Guarda Municipal em atividade, recomendada às que atingem acima de 100 mil, e um trânsito onde as linhas urbanas de transporte coletivo (ônibus), sejam licitadas, como manda Lei Federal, e nem dispõe de uma área destinada a Distrito Industrial. A prefeitura toma iniciativa quando as omissões são acionadas pela Justiça. Municípios do Xingu, às proximidades da futura usina de Belo Monte, da Vale do Rio Doce e Carajás, no Sul do Pará, todos têm. O nosso, com 300 mil, só agora, com 20 anos de atraso, começa a estudar o local. Na 1ª quinzena do mês, o Ministério Público do Estado recomendou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente não conceder mais licenças ambientais para o setor ceramista (olarias), todas situadas na parte urbana da cidade, mas distante quando iniciaram suas atividades. Como o funcionamento das olarias sempre foi problemático em função da matéria prima vir de diversos locais e precisar de autorização da SEMMA, a exigência do Ministério Público Estadual (MPE) se torna preocupante. Parar as construções na cidade, deixando milhares de operários da construção civil no desemprego, é situação complicada para a prefeitura resolver, mas nada que uma boa conversa entre as partes não se resolva, pelo menos concedendo um prazo aos fabricantes de telhas e tijolos, a se adaptarem as novas regras, já que o Distrito Industrial não se faz em pouco tempo.

DESGASTE

Maioria dos queixumes da população, que causam desgastes políticos ao prefeito Alexandre Von (PSDB), é coisa miúda, que somada pode ser fatal, e poderia ser facilmente sanada por auxiliares do 2º e 3º escalão da administração, se os de 1º (secretários) não se queixassem do gestor ser centralizador. Moradores, ao redor e adjacências da Praça Tiradentes, cujos trabalhos da demorada revitalização não dão sinal de reiniciar, estão ameaçando de baterem em outras portas para conseguirem sua conclusão. Falam em procurar o governador para ajudar financeiramente a prefeitura. A mesma coisa acontece com a ponte em madeira do final da Avenida Borges Leal ao Bairro do Maracanã, com 2 metros de largura e mais de 300 de extensão, para uso exclusivo de pedestres, beneficiando milhares de moradores de vários bairros que se deslocam a trabalho para o centro da cidade, há bastante tempo vem sendo destruída por motociclistas e no período noturno serve para encontros casuais.

COISA FEIA NÃO TEM NOME

Ainda se pode culpar a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito pelo péssimo trânsito na cidade, falta de semáforos e sinalização em locais movimentados. Carros baús e carretas desembarcando e embarcando mercadorias em horário comercial. Mas, da zorra total e da bagunça geral, existentes nas calçadas nas áreas urbanas, não. A culpa é dividida entre milhares de moradores que não zelam pela frente de suas casas, e prefeitura (SEMINFRA) que não dispõe de fiscais para fiscalizar e multar esse desrespeito ao Código de Postura, em que calçada não é para serventia de pedestres, e sim para garagens, exposições de veículos e mercadorias, oficinas de consertos e serviços vapt-vupt, oferecendo um péssimo aspecto aos turistas e visitantes, como se não tivesse uma Secretaria de Turismo e não bastasse a existência de ônibus na 4ª idade circulando no trânsito. Para uma cidade que sonha ser capital de estado, caso ocorra uma divisão territorial do país, que um dia sai, esse descompasso não conta ponto.

ASSALTO A CAIXA ECONOMICA

Na quarta, 17, equipe de policiais da Polícia Federal, numa operação conjunta com autorização judicial, cumpriu 65 mandatos (31 de condução coercitiva e 34 de busca e apreensão, afastamento e prisão de funcionários envolvidos) desarticulando uma quadrilha que fraudava contratos de financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal em 3 agências que atuavam nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e a maioria dos imóveis “financiados” ficava na Região dos Lagos Fluminense, interior do Rio. A organização criminosa tinha participação de funcionários e gerentes das três agências e até de dirigentes regionais. Liberavam recursos até 1 milhão de reais em três dias, usando documentos falsos e sem a devida garantia. A Polícia Federal estima os prejuízos acima de 100 milhões. O que aconteceu com a Caixa Econômica no Rio, Minas e São Paulo, pode estar ocorrendo em todos os estados.

NEGAM TUDO. ATÉ IDENTIDADE

Negar, mentir, falsear fatos, contrapor-se à verdade que envolva filiados, por mais cristalina que seja, deve ser um dogma do PT para enganar os menos esclarecidos, para tentar sobreviver politicamente no mar de lama que transformou a política brasileira, desde 2003 com o surgimento do Mensalão, quando a cúpula nacional do partido, à época, e de legendas aliadas, 25 foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal e levados para cumprirem penas de prisão em presídios de vários estados e até hoje negam que o fato tenha existido. Assim está acontecendo com o Petrolão, que desde 2003 foram surrupiadas dezenas de bilhões de reais da Petrobrás destinadas a partidos, empresários de grandes empresas e políticos aliados à sua base no Congresso. Os que mais negam participação no assalto são os que mais se locupletaram com o produto do roubo. Na última segunda, 23, a Justiça Federal do Paraná abriu Ação Penal contra o tesoureiro nacional do PT João Vaccari Neto, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O presidente nacional do PT nega do partido e do tesoureiro estarem ligados à corrupção, e se algum filiado, comprovadamente estiver envolvido em ilícitos, não vai continuar no partido. Cantiga conhecida. Os mensaleiros foram condenados, moraram em penitenciárias e nenhum foi expulso ou suspenso. Vamos ver se os petroleiros terão a mesma sorte.

RISCO DE APAGÃO

O descaso do governo federal com o setor elétrico tem proporcionado centenas de apagões no território nacional, como nunca ocorreu em gestões anteriores. Uns falam da falta de eletricidade ser em consequência do baixo nível dos reservatórios em função da falta de chuva. Outros, dos linhões que distribuem energia estarem com a capacidade esgotada, sem possibilidade de receberem novos investimentos. A região oeste paraense, apesar do alto preço pago pelos consumidores, está tendo seu desenvolvimento travado. A esperança futura é a conclusão da hidroelétrica de Belo Monte e das usinas na região do Tapajós. Recente, o senador Flecha Ribeiro, com atuação destacada em defesa da região, fez um alerta do risco do oeste paraense passar por um colapso ou apagão de energia, pelo linhão da Tramoeste, que traz a energia de Tucuruí, estar com sua capacidade esgotada, sem condições de atender a demanda. Resta torcer para não acontecer.

ABACAXI GIGANTE

Políticos de oposição e situação, entre dezenas de justificativas que encontram para o Brasil estar numa situação econômica e politica complicada, não se prende somente à gatunagem aos cofres da Petrobras e a má gestão, e sim também à existência de 39 ministérios e mais de 23 mil cargos de livre nomeação da presidente, com altos salários, maioria ocupado por companheiros do PT e de legendas aliadas que formam a base de sustentação do governo no Congresso, que no momento não estão sustentando nada, ninguém quer ser apresentado ao povo como causador de desenlace. Breve estará sendo apreciado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, onde se encontrava engavetado desde 2013, Projeto de Emenda à Constituição “PEC” de autoria do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha “PMDB”, que reduz para 20 o numero de ministérios e em 50% o de cargos comissionados, o que ajuda o governo a fazer seu próprio ajuste fiscal, cortando a própria carne. Como a presidente só administra problemas, e mal, mais um abacaxi para a companheira descascar.

SUSPEIÇÃO

Para muitos cultores do Direito que acompanham as decisões do Tribunal Superior Federal, contam do ex-ministro Dias Toffoli (nomeado pelo ex-presidente Lula no inicio de seu 2º governo) ser ex-petista, advogado do partido e de muitos companheiros, sendo voto favorável em matérias de interesse da legenda. Sua atuação no julgamento da Ação Penal 470, a do Mensalão, somada a do atual presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, ambos se contrapondo ao então ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, hoje aposentado, serem responsáveis pelas condenações suaves da maioria dos petistas que não chegaram a cumprir 1 ano de prisão em regime fechado e estão todos em liberdade. Não foi bem recebida no meio jurídico a migração do ministro Dias Toffoli para a 5ª cadeira da 2ª Turma do Supremo para participar do julgamento dos processos dos envolvidos na futura ação do Petrolão, apontados pela Operação Lava Jato como beneficiários do maior assalto a dinheiro público da história do país. Diante de sua história bastante comprometida, devia pelo menos pedir suspeição pelo bem do Brasil.

NA BEIRA DO ABISMO

Na terça, 24, por unanimidade, o pleno do TRE-PA se posicionou favorável ao processo que pede a cassação da prefeita de Belterra, Dilma Serrão “PT”, por cooptação ilícita de sufrágios (compra de votos). Esta é a 2ª vez que a prefeita é cassada pela mesma Juíza, relatora do processo. Ontem deve ter saído a publicação do acórdão no Diário Oficial, o que implica da Câmara Municipal decretar o afastamento da atual gestora e realizar a posse do substituto, Dr. Jociclécio Macedo “DEM”. Caso não consiga uma liminar concedendo o efeito suspensivo da sentença, desta vez a Inês é morta. Até que enfim.

ATOS E FATOS

INOCENTE? SABIDÃO- O ex-presidente petista da Petrobrás (2003/2014), por 12 anos, Sérgio Gabrielli, em cujo período o órgão começou a ser assaltado por funcionários, políticos, partidos e prestadores de serviços à Petrobras, afirmou na CPI aberta na Câmara Federal, que nunca detectou corrupção na estatal e que não sabia de nada do que estava ocorrendo. Recebeu do deputado Onix Lorenzoni a seguinte reprimenda: o senhor é cúmplice de um assalto de proporções gigantescas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *