MAIS UMA TURMA DE ALUNOS DA CASA FAMILIAR RURAL CONCLUIU ENSINO MÉDIO

Turma de formando da CFR e autoridade do Estado e Município
Turma de formando da CFR e autoridade do Estado e Município

A cerimônia de formatura da Turma de Alunos da Casa Familiar Rural de Placas aconteceu na noite de sábado (21) no templo central da Igreja Assembleia de Deus em Placas. Pelo menos 14 pessoas concluíram o curso e receberam o certificado de conclusão. Para cada formando, foi mais uma grande vitória na vida, pois foram muitos dias e noites longe das famílias, uma vez que o modo de ensino é de alternância, ou seja, quinze dias estudando e quinze dias em suas propriedades.

O Pastor Jacob Costa cedeu o templo para a cerimônia e foi o mestre de cerimônia onde formou a mesa com autoridades presentes sendo; o prefeito Leonir Hermes, o deputado estadual Airton Faleiro; o presidente da Câmara Municipal de Placas, vereador João Martins; a presidente da CFR de Placas, senhora Jaci Sousa; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Placas, senhor Reginaldo Soares e os professores Sandoval e Zezinho os quais também foram os homenageados pela turma. No usa da palavra, cada participante da mesa parabenizou os formandos por mais uma conquista e incentivaram todos a não pararem por aí, pois este é apenas o primeiro degrau de uma longa escada da vida.

A presidente da CFR de Placas, senhora Jaci Sousa, agradeceu todos os parceiros da Casa, destacando a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, ARCAFAR, Fundação Viver produzir e Preservar, CEPLAC, EMATER, BASA, ADEPARÁ e em especial as famílias dos alunos que também são grandes parceiros nos trabalhos da CFR. Após a colação de grau, os formandos também fizeram seus agradecimentos e ofereceram um jantar para mais de 300 convidados, congratulando por terem vencido mais uma etapa na vida.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE OFICINA DO PROGRAMA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL

Profissionais da saúde participam de oficina de capacitação
Profissionais da saúde participam de oficina de capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma oficina com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, onde o tema era: “Amamenta e Alimenta Brasil”. Esta é uma ação do Ministério da Saúde com a finalidade de implementar na rotina das UBS a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a introdução dos alimentos complementares saudáveis no tempo oportuno.

Foi criada a partir da junção da Rede Amamenta Brasil e da Estratégia Nacional pela Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). Nesse sentido, este relato tem o objetivo de apresentar o processo de implantação da Estratégia e a promoção e reflexão da prática da atenção à saúde da crianças de 0 a 2 anos de idade e aprimora as competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do Alimento Materno (AME) e da Alimentação Complementar como atividade de rotina das Unidades Básica de Saúde (UBS).

Para que as oficinas de trabalho nas UBS ocorram de forma adequada é necessário que toda a equipe de saúde esteja envolvida nesse processo. Mas, percebeu-se que, na maioria das vezes, somente o gestor e/ou coordenador de equipe que ficava responsável em conduzir o processo de organização da oficina de trabalho.

Nesse sentido, torna-se necessário o envolvimento da equipe de saúde (médico, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo, técnico em saúde bucal, entre outros), pois a partir disso todos os profissionais conhecerão a realidade do seu território quanto aos indicadores de aleitamento materno e alimentação complementar saudável para que possam definir estratégias que possam melhorar a situação encontrada. Assim sendo a oficina oferecida em Placas pela Secretaria Municipal de Saúde, foi ministrada pela enfermeira Daniela Araújo (Tutora do Programa Amamenta e Alimenta Brasil – Município de Placas) e contou com a participação da equipe da estratégia de Saúde da Família – Boa Esperança e equipe da Unidade Básica de Saúde – Alto Pará.

Cada participante absolveu o melhor do conteúdo oferecido no encontro e se comprometeram em serem multiplicadores das informações dadas através da oficina. A enfermeira Daniela afirmou que através dos profissionais da saúde, espera-se um resultado favorável, pois a partir de então, as mães que alimentam seus filhos através da mama, serão mais bem orientadas e terão outra visão e consciência a respeito da amamentação.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE ENCONTRO COM IDOSOS

Advogada Vânia Wentz proferindo palestra no encontro dos idosos
Advogada Vânia Wentz proferindo palestra no encontro dos idosos

A Secretaria de Assistência Social realizou reunião com Idosos do Município. Esta é uma reunião que acontece duas vezes ao mês e trás benefício imenso aos participantes. Cada reunião que acontece, sempre aborda assuntos que favoreçam o dia a dia das pessoas da melhor idade. Este último encontro aconteceu dia 19/03 nas dependências dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e teve a participação de mais de quarenta idosos.

O encontro contou com a participação e apoio das equipes do CRAS, CREA, Serviços de Convivência e Secretaria de Assistência. Neste encontro foram ofertados serviços de emissão e entrega de carteirinha do idoso (Passe Livre), aferição de pressão arterial e a doutora advogada Vânia Wentz deu uma palestra sobre Direitos dos Idosos. A palestra foi bem ampla, de fácil compreensão e esclareceu várias dúvidas por parte dos ouvintes. Dentro do contexto foram abertas perguntas onde os idosos puderam expor suas curiosidades e a Dra. Vânia esclareceu as dúvidas. Após a palestra foi servido o lanche a todos e o objetivo do encontro foi alcançado, ou seja, tirou muitas dúvidas sobre os direitos dos idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *